sábado, 27 de fevereiro de 2010

B a r n a b y J o n e s











Barnaby Jones era uma série de detetive que foi apresentado na rede CBS de 28 de janeiro de 1973 até 3 de abril de 1980, num total de 178 capítulos de 60 minutos. No Brasil foi apresentado pela Rede Record na década de 70 e 80. A série não tem nenhum filme piloto, mas como o ator Buddy Ebsen fazia um papel como convidado na série Canon, primeiro se pensou em fazer um spin-off desta série, mas depois a CBS decidiu ao invés disso, criar um novo seriado chamado Barnaby Jones onde Frank Canon (William Conrad) apareceria somente no primeiro episódio como convidado especial.


Nos Estados Unidos em também em vários países a série alcançou uma boa audiência, tanto que durou 8 temporadas. Canon por exemplo só teve cinco temporadas. Em Canon, Barnaby era um investigador particular que começou a trabalhar com a sua nora chamada Betty para resolver o assassinato de seu próprio filho e o marido dela.


Barnaby Jones era um perito forense em química, psicologia clínica, medicina, toxicologia e criminologia. Ele fez diversos cursos em diversas faculdades e trabalhou prosperamente como um investigador particular. Depois se aposentou e foi criar cavalos em sua fazenda, deixando a agência de detetives com seu filho Hal. Porém, seu filho Hal acabou sendo assassinado e assim ele teve que sair da aposentadoria e tentar resolver o caso, juntamente com sua nora Betty, que acabou se tornando uma assistente e secretária.



Sendo um químico ele tinha um laboratório numa sala especial em seu escritório, onde as pistas podiam ser analisadas e possíveis pedaços de evidência podiam ser avaliadas precisamente. Freqüentemente ele achava as soluções até mesmo em impressões digitais encontradas no local do crime. Barnaby não usava uma capa como a maioria dos detetives, a menos que chovesse, não tinha dificuldades financeiras, abria as fechaduras com grande facilidade, não fazia trabalho sujo e nem batia nos criminosos. Ele era um profissional de fundo científico e com muitos anos de experiência.


Em 1976, o personagem J.R., filho de um primo de Barnaby uniu-se ao elenco. Ele tinha vindo tentar resolver o assassinato de seu pai, mas acabou ficando para ajudar Barnaby e Betty e também freqüentava a faculdade direito. Com o passar do tempo, Ebsen que já tinha uma idade bastante avançada expressava a vontade de trabalhar menos e assim os personagens de Betty e Shera ficaram mais proeminentes, permitindo assim que Ebsen trabalhasse menos e assim foi durante as últimas duas temporadas.

HOGAN'S HEROES - Guerra, Sombra e Água Fresca























A série que debochou dos nazistas entre 1965 e 1971 acaba de sair em pacote completo com o título de Hogan’s Heroes: The Complete Series, Kommandant’s Kollection. Além das seis temporadas, a CBS Home Entertainment e a Paramount Home Entertainment incluíram extras no pacote, entre eles uma entrevista recente com Richard Dawson, um segmento da série Hollywood Palace, do qual participa o elenco de Guerra, Sombra e Água Fresca, e uma versão estendida do piloto.


Bob Crane liderava um grupo de prisioneiros de guerra no mais bagunçado campo de concentração da Segunda Guerra. No papel do Coronel Hogan, ele conseguia realizar missões para os aliados bem debaixo do nariz do pomposo Comandante Klink, interpretado por Werner Klemperer. Seu time de soldados era composto por Newkirk (Richard Dawson), LeBeau (Robert Clary), Carter (Larry Hovis) e Kinch (Ivan Dixon). No lado alemão, também havia o sargento Schultz (John Banner), General Burkhalter (Leon Askin) e o Major Hochstetter (Howard Caine). Completavam o elenco as secretárias do comandante, Helga e Hilda, interpretadas por Cynthia Lynn e Sigrid Valdis, respectivamente. Infelizmente, apenas três atores desse elenco continuam vivos: Richard Dawson, Robert Clary e Cynthia Lynn.


Para o ator inglês, Richard Dawson, o lançamento é como um presente de aniversário, pois dia 20 de novembro, completou 77 anos. Depois do sucesso da série, ele tornou-se presença constante em Rowan and Martin’s Laugh-In (1971-1973), I’ve Got a Secret (1972-1973) e The New Dick Van Dyke Show (1973-1974). Nessa época, já estava divorciado e tinha a guarda de seus dois filhos, Gary e Mark. Quando Laugh-In saiu do ar, Dawson foi contratado para comandar o programa Match Game, do qual participou até 1978. Ao mesmo tempo, ele começou seu próprio programa, Family Feud (1976-1985), que ele voltou a apresentar em 1994. Em 1981, Dawson conheceu Gretchen Johnson quando ela e a família participaram de Family Feud. Eles tiveram uma filha em 1990, Shannon Nicole, e se casaram no ano seguinte. Seu último trabalho foi o filme The Running Man (1987). Ele está semi-aposentado e vive com sua esposa na Califórnia.


Robert Clary nasceu dia 1º de março de 1926 na França. Com 12 anos começou sua carreira artística como cantor. Como era judeu, foi mandado para um campo de concentração com outros membros da família. Depois da guerra, voltou à música e mudou-se para os Estados Unidos, onde conheceu Natalie Cantor Metzger, com quem se casou em 1965. Depois de Guerra, Sombra e Água Fresca, Clary fez diversas participações em novelas, como Days of Our Lives, The Young and the Restless e The Bold and the Beautiful. Em 1980, ele sentiu a necessidade de falar sobre sua experiência durante a guerra. Por isso, começou a fazer palestras promovidas pela Simon Wiesenthal Center, uma organização que luta pelos direitos dos judeus. Em 1982, o assunto foi apresentado no filme Remembrance of Love, no qual trabalhou ao lado de Kirk Douglas. Em 2001 lançou sua autobiografia, From the Holocaust to Hogan’s Heroes. O tema então foi transformado em um documentário, intitulado Robert Clary A-5714, A Memoir of Liberation. Clary também é pintor (vejam abaixo, uma de suas pinturas) e já lançou vários CDs (os mostrados aqui são de 2002 e 2003).


Cynthia Lynn nasceu dia 2 de abril de 1936, na Letônia, de onde fugiu com a mãe e a avó, aos 3 anos, durante a guerra. Ela tinha 17, quando chegou a Nova Iorque, e sua beleza logo abriu caminho para as carreiras de modelo, dançarina e atriz. Em 2000, ela lançou o livro Escape to Freedom, autobiografia na qual conta sobre sua fuga. Sua carreira como atriz não é muito longa e seu último papel foi na série Harry O, em 1975.

Posted by Marta Machado

THE FULL GUY - Duro na Queda



















Anos 80, década em que as séries de ação eram em geral leves, tinham muita pancadaria sem dor, os tiroteios não matavam ninguém e os bonitões usavam jeans justíssimos. Um bom exemplo desses tempos é Duro na Queda/The Fall Guy, criada por Glen A. Larson e produzida de 1981 a 1986. Seu elenco principal era composto por Lee Majors (Colt Seavers), Douglas Barr (Howie Munson) e Heather Thomas (Jody Banks).

O enredo era bem simples. Colt Seavers arrisca a pele nos estúdios como dublê e nas ruas como caça-prêmio. Para se esfolar no cinema, ele aguarda trabalho ao telefone. Quando este não chega, ele sabe que pode contar com algum acusado que fugiu depois da fiança ser paga, e por cuja captura ele sempre recebe uma bela recompensa. Esta é oferecida por Samantha Jack (Jo Ann Pflug), na primeira temporada, depois por Terri Michaels (Markie Post), e finalmente por Pearl Sperling (Nedra Voltz).

Em ambas as atividades ele é assistido por seu primo, Howie, um jovem aprendiz de dublê que começou dezenas de faculdades e não terminou nenhuma, e a dublê Jody. Juntos, eles percorrem todo o país no mais precioso bem de Seavers: sua pick-up personalizada.

O tema de abertura foi escrito por Glen A. Larson, Gail Jensen e David Sommerville, e interpretada por Lee Majors. A letra faz referência a sua ex-mulher, Farrah Fawcett, e mostra a queixa do dublê, que faz todas as cenas duras, mas são os astros que ficam com as garotas no final.

Harry-O















Harry-O foi uma das séries policiais memoráveis da televisão dos anos 70, produzido pela Warner Bros Television Production e criado pelo roteirista/produtor Howard Rodman, que certa vez declarou ter se inspirado no livro “Day of the Locusts” de Nathanael West. Nesse livro um homem caminhava num dia quente com a sua jaqueta atirado sobre seus ombros e segundo Howard isso lhe deu uma boa idéia de imagem para o seu investigador privado, Harry Orwell.

O seriado Harry´O era centrado num ex-policial, que após ter uma bala alojada perto da espinha viu-se obrigado a aposentar e viver de uma modesta pensão. Apesar de não precisar necessariamente de trabalhar, Harry continuou a trabalhar como detetive particular e por diversas vezes não cobrava quase nada de seus clientes, apenas as despesas.

O primeiro piloto foi um telefilme de uma hora, denominado como “Such Dust As Dreams Are Made On”, título esse que fazia uma referência a uma citação de Shakespeare em “A Tempestade” e foi apresentado pela rede ABC no dia 11 de março de 1973.

Essa citação de Shakespeare é provavelmente melhor conhecida pelo drama de detetive clássico chamado “The Maltese Falcon” de 1941. A conexão com esse filme era bem intencional, pois identificava bem o tipo de detetive particular que Harry era, um pouco solitário e com um humor ao estilo dos filmes noir-ish.

Mas, infelizmente o piloto “Such Dust As Dreams Are Made On” não obteve uma resposta esperada. A maior reclamação da audiência daquele teste era o fato de Harry Orwell ser distante e muito mal humorado, embora reconhecessem que Harry devesse ter um lado duro. A audiência declarou que eles também queriam que Harry tivesse compaixão e alguma vulnerabilidade.

Mas, apesar do fato do personagem não ser muito agradável, os próprios espectadores achavam que David Janssen era a pessoa adequada para aquele papel e isto foi o bastante para que os produtores solicitassem a ABC comissionar um novo segundo piloto, baseado num esboço escrito por Howard Rodman e assim foi filmado com o nome de “Smile Jenny, You´re Dead”.

Era um telefilme de duas horas de duração e foi exibido no dia 3 de fevereiro de 1974. Embora Harry ainda parecesse muito auto-suficiente e indiferente aos que estavam ao seu redor, a audiência agora passou a gostar do seu jeito e a forma inteligente como a adição de novos elementos haviam sido colocadas em Harry.

O novo piloto foi uma sucesso e Harry´O passou a ser um seriado semanal diferente dos outros gêneros policial da época. Era suavemente humorado e cenas de tiros e perseguições de carro a altas velocidades estavam ausentes, agradando dessa forma a audiência.

Apesar da ABC e a Warner Bros estarem contentes com a série, pouco tempo depois novas mudanças foram introduzidas como por exemplo, foi decidido que não valia a pena filmar em locais como San Diego e assim Harry foi re-situado em Los Angeles ainda na primeira temporada.

Também os produtores resolveram que Harry deveria ter um novo parceiro, um personagem que seria tão amigo quanto Quinlan, mas bastante diferente de Harry para provocar um pouco de intriga entre eles, já que os extremos seriam interessantes a parceria.

Dessa forma foi introduzido o personagem do Tenente Trench dentro do episódio ”For the Love of Money” que foi apresentado no dia 16 de janeiro de 1975, interpretado por Anthony Zerbe. Mas para que a série permanecesse no ar, algumas outras concessões tiveram de ser realizada, como a introdução de alguns tiros e perseguições de carro em altas velocidades.

Harry também ficou mais ativo e inclusive a bala hospedado em suas costas, que tinha lhe causado tanta aflição na primeira temporada, foi também mencionada na segunda temporada. As narrações de Harry ficaram menos caprichosas e o enredo mais descritivo. O espetáculo também contou com participações de diversas celebridades convidadas como Keye Luke, Jim Backus, Cab Calloway, Broderick Crawford, Margod Kidder, Sal Mineo, Robert Reed e Kurt Russell, entre outros.

seriado semanal começou a ser apresentada nos Estados Unidos pela rede ABC, com o episódio “Gertrude” no dia 12 de setembro de 1974 e a série foi encerrada no dia 29 de abril de 1976, num total de 45 episódios, a maioria com duração de 60 minutos e dois tiveram cerca de 120 minutos.

Ao término da segunda temporada o seriado foi encerrado, mas passou a ser exibido em syndication em 1982 e continuou a ser apresentada no âmbito internacional. O seriado deu origem a dois livros: Harry-O, de 1975 e Harry-O #2: The High Cost of Living, de 1976, ambos por Lee Hays.



Elenco

David Jenssem como Harry Orwell

Henry Darrow como Manny Quinlan

Anthony Zerbe como Tenente Trench

Les Lannon como Lester Hodges

Farrah Fawcett-Majors como Sue Ingram

Paul Tulley como Sargento Don Roberts

Tom Atkins como Sargento Frank Cole

Hall Williams como Clarence

Rockford Files - Arquivo Confidencial























Rockford Files foi uma série de televisão norte-americana criada por Stephen J. Cannell e Roy Huggins, protagonizado por James Garner como Jim Rockford e apresentado nos Estados Unidos, inicialmente pela rede NBC, entre 13 de setembro de 1974 a 10 de janeiro de 1980 e depois em syndicated, totalizando 122 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada, em seis temporadas e no Brasil através da Rede Globo e também pela televisão a cabo Universal Channel.



O espetáculo foi introduzido por um episódio piloto, de mesmo nome da série, com duração de 90 minutos, apresentado nos Estados Unidos, no dia 27 de março de 1974. Quando a série começou a ser exibido em Syndicated, a série teve início com um episódio denominado "Blacklash of the Hunter", divididos em duas partes.



O espetáculo tem início quando Jim Rockford sai da prisão depois de cinco anos, acusado por um roubo que ele não cometeu. Ao sair ele passa a trabalhar como investigador particular, que lhe permite manter um modesto trailer, que também é o seu escritório, num lote de estacionamento de uma praia em Malibu, ao lado da rodovia e um Pontiac Firebird, que ele costuma dirigir a toda velocidade.

Ele vive de seu trabalho cobrando duzentos dólares por dia, mais as despesas. Ao contrário de outros detetives de sua época, ele não era nada impecável e costumava resolver tudo numa boa briga e raramente usava uma arma.

Rockford trabalhava tipicamente em casos frios, pessoas desaparecidas e fraudes de modo geral, mas com os passar dos episódios ele começou a se envolver em casos mais dramáticos como assassinatos e seqüestros. Geralmente ele lidava com casos onde a polícia já dava como seguramente resolvida.



Com sua destreza e perseverança em conseguir informações, ele conseguia reverter veredictos já estabelecidos, fazendo ao mesmo tempo, com ele entrasse em confronto, particularmente com o detetive da polícia Dennis Becker, que o admirava, mas ao mesmo tempo ficava com ódio das intromissões de Rockford.

Ele também contava sempre com a ajuda de seu pai, um velho caminhoneiro aposentado e também de sua namora, a advogada Beth Davenport, que sempre o amparava legalmente. Em diversos episódios ele também contava a ajuda de alguns ex-detentos, como Angel Martin, com quem ele compartilhava a cela, quando ele estava na prisão.



Rockford Files é visto por muitos críticos e também em diversas pesquisas de opinião como uma das melhores séries de televisão sobre investigação, ao lado de Harry O, da década de 70, pelo seu roteiro soberbamente recheada de mistérios, com a quantidade exata de ação, repleto de humor e relacionamentos pessoais bastante realistas.



O espetáculo foi esboçado inicialmente pelo produtor Roy Huggins como um detetive particular que assumia casos de processos já encerrados, mas com a intervenção de Cannell, que decidiu se divertir principalmente com os clichês estagnados do gênero e desta forma decidiu quebrar as regras e o transformando num grande show de televisão.

Stephen Cannell pode ser considerado o grande responsável para que o personagem assumisse um novo conceito dentro da televisão. Jim Rockford realmente quebrava aquele molde fixo da televisão baseados nos punhos e na cavalaria.

Jim morava num trailer, ao invés de um escritório bacana na Sunset Boulevard, com uma linda secretária anotando suas mensagens, mas preferia viver a sua maneira, num lugar apertado e sempre dentro das condições que lhe permitiam..

Ele era também descrito como um detetive pobre, um homem comum, que falava de um modo grosseiro e com um humor típico de sua idade. Tinha também um relacionamento turbulento com a polícia e mantinha a sua própria rede de conexões com a marginalidade.



Rockford era avesso a socos, mas não era um homem covarde, mas pragmático, possuía um inabalável senso de moralidade e quase que obsessiva procura pela verdade. Cannell transformou o personagem muito mais humano e instaurou histórias bem mais realistas.

A série funcionou por cinco temporadas completas, chegando a um fim prematuro no meio da sexta, quando Garner resolveu deixar o espetáculo devido a uma variedade de doenças físicas provocadas por exaustivas sessões árduas da produção.

Depois do seu encerramento, a série se manteve quase que constantemente em syndicated, nos Estados Unidos e também pela televisão a cabo, o que acabou dando origem a oito telefilmes que foram exibidos pela CBS entre 1994 a 1999.

O primeiro telefilme "The Rockford Files: I Still Love L.A." foi dedicado a memória do ator Noah Beery Jr, que interpretou o personagem Joseph "Rocky" Rockford, o pai de Jim na série. O ator Noah Beery Jr morreu em Tehachapi, na Califórnia, no dia 1 de novembro de 1994, aos 81 anos de idade. Também o outro telefilme denominado "The Rockford Files: Murder and Misdemeanors", apresentado em 1997, foi em memória ao ator Luis Delgado, que morreu em Los Angeles, Califórnia, no dia 24 de março de 1997.

The Rockford Files marcou um passo importantíssimo na evolução do detetive da televisão, uma homenagem ao tradicional agente privado que trabalhava com os olhos bem abertos nos mistérios, criando um culto de seguidores leais, bem como a canonização bastante rápida marcando o gênero do detetive particular, que pouco tempo depois foram seguidas por Magnum P.I., Detective in the House e Charlie Grace, entre outros.





Elenco


James Garner como Jim Rockford

Noah Beery Jr. como Joseph "Rocky" Rockford

Joe Santos como Detetive Dennis Becker

Gretchen Corbett como Beth Davenport

Stuart Margolin como Evelyn "Angel" Martin

Bo Hopkins como John Cooper

Tom Atkins como Tenente Alex Diehl

James Luisi como Tenente Doug Chapman

Tom Selleck como Lanche White

Pat Finley como Peggy Becker

Luis Delgado como Oficial Billings

Jack Garner como Capitão McEnroe

Rita Moreno como Taita Capkovic