quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Roman Polanski




Woody Allen e outros diretores assinam petição contra prisão de Polanski


A Sociedade de Autores e Compositores Dramáticos (SADC) da França publicou nesta terça-feira (29/09/2009) uma petição contra a prisão do cineasta franco-polonês Roman Polanski, detido na Suíça no sábado e ameaçado de deportação para os EUA.

A petição é assinada por diretores como o brasileiro Walter Salles, os americanos Woody Allen, Darren Aronofsky, David Lynch e Martin Scorsese, o espanhol Pedro Almodóvar e o alemão Wim Wenders, entre outros.

A petição pede a “liberação imediata de Roman Polanski” e ainda diz que a ação da polícia suíça “abre um precedente para ações cujos efeitos ninguém pode prever”.

Os advogados de Roman Polanski pedirão nesta terça-feira às autoridades da Suíça que o cineasta franco-polonês, detido no país desde sábado, seja libertado, anunciou à AFP o advogado francês do diretor, Hervé Temime.



"Apresentaremos um recurso contra a notificação da ordem de prisão internacional ao tribunal de Bellinzona e ao gabinete federal de Berna", afirmou o advogado.

"Pedimos a libertação, eventualmente condicional. Não há um prazo legal para a decisão, mas esperamos que aconteça o mais rápido possível", completou.

Polanski, 76 anos, foi preso no sábado ao desembarcar na Suíça, a pedido das autoridades americanas, que desejam sua extradição pelo fato do diretor ter mantido "relações sexuais ilegais" com uma menor de 13 anos em Los Angeles em 1977.

O cineasta tinha 43 anos na época.

Os Estados Unidos têm 40 dias para apresentar a Suíça um pedido de extradição.






Roman Polanski detido, este sábado em Zurique, está preso numa cela pequena , segundo a imprensa suiça.



«Podemos visitá-lo na cela sem qualquer controle. Disse-nos que é bem tratado e não lhe falta nada, embora não esteja nada feliz com a situação», afirmou Marek Wieruszewski, cônsul da embaixada da Polónia em Berna, ao jornal Le Matin.



O jornal de Lausanne escreve que o realizador, de 76 anos, dispõe de uma cela «rudimentar» composta por uma mesa, uma cama, um armário de parede, uma sanita, um lavatório e uma televisão».



Segundo a agência AFP ainda não foi divulgado o nome da prisão mas fontes ligadas ao processo adiantam que o realizador está detido em Zurique.



Sobre a vida na prisão a agência adianta ainda que o realizador toma o pequeno-almoço (à base de café, pão, manteiga e um doce) na cela. O almoço é servido no refeitório e à noite recebe pão e queijo na cela.



Polanski recebeu roupas e tem direito a 3,5 euros diários. Pode sair da cela diariamente durante uma hora e passear pelo pátio. Esporadicamente tem direito a um telefone fixo e só pode receber a visita da mulher, a atriz Emmanuelle Seigner, uma vez por semana, durante uma hora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário