segunda-feira, 1 de abril de 2013





The Walking Dead 3x16: 

"Welcome to the Tombs" [Season Finale]


Ué, acabou?! Muitos podem discordar de mim, não tem problema, mas esse definitivamente não foi o final de temporada que eu esperava de The Walking Dead. E não no sentido de “wow, que bom que me surpreenderam”, e sim “sério que o desfecho foi esse?”. Vamos ao comentários...

Bom, pra começar, eu não estava esperava que o Governador fosse morrer no último episódio, que a Andrea fosse ser resgatava com vida e nem que o grupo do Rick fosse fazer uma “festa da vitória”. Mas eu esperava mais tensão do que realmente teve e que o final abrisse as portas para que a série pudesse seguir um novo caminho. Talvez isso tenha até acontecido, mas não de um modo que despertasse minha ansiedade pela chegada da 4ª temporada.


A invasão do Governador e seus seguidores à prisão demorou muito pra ficar interessante. Sim, entendo que tentaram nos enganar com a ideia de que Rick e cia. abandonaram o local e que a guerra estava cancelada. Mas depois de tanto tempo enrolado pro embate entre Prisão e Woodbury acontecer, precisava de mais “perda de tempo”? E eu achei foi engraçado que o povo da “cidadezinha perfeita” simplesmente saiu correndo após uns tiros e bombas de gás. Tá, o medo de morrer faz qualquer um repensar suas escolhas, mas o que eles achavam que iam encontrar? Todo mundo sentado, esperando apenas serem fuzilados?


É do meu jeito ou nada!
E se não rolou carnificina na prisão, o surtado Governador fez questão de não deixar aquele momento passar em branco, nem que isso significasse atirar contra seu próprio time -- essas eram as não sei quantas mortes que o episódio teria ¬¬. Acho que ele não suportou a ideia de Governador um bando de covardes! Voltar pra casa com uma derrota em mãos não era opção pra ele, tanto que nem pra Woodbury ele retornou. Só descobriremos seu paradeiro, e dos únicos dois capangas que restaram, na próxima temporada... O problema é que por mais que tenha gostado da presença e do trabalho de David Morrisey na série, tô cansado dessa rivalidade entre ele e Rick, que até agora não tem levado a lugar algum.

O time da prisão saiu 100% ileso da “guerra”. E mais: ganharam novos integrantes! Para quem demorou pra confiar na Michonne, aceitar as sobras de Woodbury no grupo foi um passo rápido demais pro Rick, não acham? Tudo bem que eram só mulheres, idosos e crianças, mas mesmo assim... Talvez seja o sinal de que o velho e bonzinho Rick esteja voltando. Tanto que, aparentemente, ele se livrou do fantasma da Lori, que teimava em assombrá-lo. 

Pai, se tu fosse macho como eu, muita coisa teria sido diferente. Man up!
Porém, agora é o Carl que promete deixá-lo de cabelo em pé e queixo caído. O fato dele ter matado um garoto que estava se rendendo deixou Hershel preocupado, e, consequentemente, o Rick teve que conversar com o filho sobre sua atitude fria. Ora, esquecem que Carl deu um tiro na cabeça da própria mãe? Gente, esse menino tá traumatizado pro resto da vida, e por mais que ele aparente estar bem e centrado o tempo todo, isso não impede que sua mente esteja sendo afetada por tudo que vem acontecendo ao seu redor. Posso está me precipitando ao dizer isso, mas... Carl tá se tornando o novo Shane!

E se a Andrea fosse um pouco mais parecida com o Carl e tivesse feito o que era preciso para prevenir algo pior no futuro, ela provavelmente teria evitar seu fatídico fim. Durante toda a temporada a personagem foi criticada por ter se unido ao Governador e por tê-lo matado quando teve a chance. O problema nunca foi a personagem em si, mas o caminho que os roteiristas desenvolveram pra ela na série -- pelo que sei, nas HQs ela é bem diferente. Andrea sempre foi um personagem forte, mas que, ao meu ver, nunca foi bem aproveitado. No episódio em que ela fugiu desesperadamente do Governador eu torci muito por ela, por que tinha esperanças de que se ela voltasse pra “casa”, teria a chance de se redimir. Infelizmente, esse não foi o caso. Não chegou a ser uma surpresa sua morte, mas sim a triste constatação de que um personagem que poderia render mais do que rendeu foi descartado.

"Você mata ou morre. Ou morre e mata." -- frase poética do Governador.
E tudo bem que os roteiristas queiram (tentar) surpreender, mas, sinceramente, pra mim a morte da Andrea foi mais movida pelas críticas dos fãs do que por uma decisão criativa. Tanto que se preocuparam em dar oportunidade da personagem se explicar, durante a conversa que teve com o Milton (esse eu tinha absoluta certeza que não ia sobreviver). “Eu só quis ajudar, não queria que ninguém morresse”... Tá, Santa Andrea dos Direitos Humanos... Mas o desabafo não foi o suficiente pra justificar seus “deslizes”. O mundo mudou, e inevitavelmente não dá pra continuar pensando como antes. Alguns valores precisam ser mantidos, claro. É a velha história do que nos diferencia dos zumbis. Mas ingenuidade tem limite, e eu acho que todos nós esperávamos que a Andrea fosse mais esperta.

Pelo menos Andrea partiu com certa dignidade, realizando o que um dia foi o seu maior desejo: dar um tiro na própria cabeça! Michonne estava ao lado dela, como forma de encerrar a parceria das duas. Alguém mais achou que elas estavam prestes a dar um beijo?! É... R.I.P. Andrea... Por mais irritante que você tenha sido, havia pessoa pior pra ir no seu lugar -- Sim, Carol, estou falando de você!

Tchau, miga... Tô partindo...
Talvez eu tenha deixado minha decepção com este “finale” falar mais alto, mas tenho que reconhecer que The Walking Dead teve uma boa temporada, mas não perfeira. Acertou em vários pontos e vacilou em outros, e começou melhor do que terminou. Não sei se as “confusões” nos bastidores, que resultou em troca de showrunner para a próxima temporada, influenciaram em alguma coisa. Só nos resta esperar pelo 4º ano e torcer para que a série volte mais empolgante do que nunca. Até lá, serão meses de pouca ansiedade... -- pelo menos até as novidades e as primeiras imagens começarem a surgir!

E vocês, ficaram satisfeitos com este final de temporada? Acharam justa a morte da Andrea? Ficaram felizes pelo Governador ainda estar vivo? Acham que o Carl devia logo colocar aquela estrela de xerife no peio e botar moral em todo mundo?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário