quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Último Podcast de 2009

Vic Chesnutt


Tinariwen


The Very Best



Real Estate



Local Natives




Fever Ray





Espers



Chegamos ao podcast de número 41 e nele destaco bandas bem recentes com propostas bem diferentes.Começo com Real Estate, uma banda de quatro garotos de New Jersey, que surpreenderam neste final de ano com o lançamento de seu disco de estréia. Uma série de influencias e referencias cercam o grupo como Paul McCartney, The Beach Boys, Fleetwood Mac e Doobie Brothers.



O terceiro disco do Espers saiu em outubro de 2009 e chama-se "Espers III". O que vem a seguir pode assustar os ouvintes mais habituados com o indie rock mais convencional. O Tinariwen é um grupo de Mali que canta sobre os Tuareg (povo nômade que vive ao sul do deserto do Sahara). Formado em 2001, o grupo já lançou cinco discos, o mais recente "Imidiwan: Companions" é uma mistura de new age, blues e rock.



Ainda nesse clima afro pop aparece o The Very Best, um grupo londrino, que tem na sua formação um africano de Malawi, e os integrantes do duo ingles Radioclit. O trio lançou em outubro desse ano o álbum "Warm Heart Of Africa" e imediatamente caíram nas graças dos críticos de rock independente tanto americanos quanto ingleses. Para a faixa título desse álbum de estréia convidaram Ezra Koenig do Vampire Weekend.




Outra grande novidade de 2009 vem a seguir, o quinteto californiano Local Natives, que foram uma das revelações do festival South By Southwest deste ano e muitos críticos os compararam ao Arcade Fire, Grizzly Bear e Fleet Foxes. Em novembro lançaram "Gorilla Manor" o primeiro disco e já entraram na lista dos melhores de 2009 da Rough Trade.




Outra que foi contemplada em quase todas as listas de melhores discos deste ano foi a sueca Karin Dreijer, que faz parte do duo The Knife com seu irmão Olof. Seu projeto solo chamado Fever Ray pode até ser considerado uma extensão de seu trabalho com o The Knife, mas de uma maneira muito mais ousada e inovadora.



O último fundo musical usado neste podcast homenageia o músico americano Vic Chesnutt, que faleceu neste Natal ao 44 anos de idade. Vic Chesnut tem uma história muito triste porém vitoriosa; aos 18 anos ficou paraplégico e vivia numa cadeira de rodas. Um de seus maiores fãs era Michael Stipe do REM, que produziu seus dois primeiros discos no início dos anos noventa. Um dos meus discos favoritos de Vic Chesnut é o álbum "The Salesman and Bernardette" de 1998, onde ele é acompanhado pelo grupo Lambchop. Em setembro desse ano ele lançou o álbum "At the Cut" com a Silver Mt. Zion Orchestra e em seguida o álbum "Skitter On Take Off", gravado ao vivo num estúdio com a produção do veterano Jonathan Richman e seu baterista Tommy Larkin. Vic Chesnutt gravou mais de 13 discos espetaculares e infelizmente não teve a projeção e o reconhecimento merecido.




Track list:

1.Real Estate - Beach Comber

2.Espers - I Can't See Clear

3.Tinariwen - Lulla

4.The Very Best - Warm Heart Of Africa

5.Local Natives - Airplanes

6.Fever Ray - If I Had A Heart



e o que rolou nos BGs:

1.Omar Rodriguez Lopez - Locomoción Capilar

2.Giant Sand - Shadow To You

3.Caledonia - We Are America

4.Vic Chesnutt - When The Bottom Fell Out



Nenhum comentário:

Postar um comentário