terça-feira, 29 de janeiro de 2013

[Primeiras Impressões] 

The Following

 


Desde que The Following foi apresentada na Comic-Con de 2012 muitos falaram sobre ela, e com grandes expectativas. Depois de ver alguns vídeos promocionais, entrevistas e várias matérias internacionais falando bem da série, fiquei com medo do tanto de expectativa que já estávamos pondo sobre ela, porque como vi no twitter, não era só eu.

Mas felizmente depois de assistir ao episódio piloto, The Following foi capaz de surpreender e de nos deixar ansiosos esperando o próximo episódio. Isso é um mérito, poucas séries conseguem esse feito. A maioria dos pilotos são afobados em tentar mostrar toda  a história, todos os personagens nos 40 minutos numa tentativa desastrada de prender o espectador, ou fazê-lo entender a história toda para poder acompanhar o resto da temporada.

The Following mostra muito bem sua premissa, sem entregar todo o ouro. Já começa com um bandido – Joe Carroll – fugindo da prisão e com o FBI chamando um ex-agente para caçá-lo novamente. Já de início vemos que esse agente, Ryan Hardy tem vários problemas, começa o episódio já bebendo e, quando se encontra com outros agentes do FBI e da polícia todos têm ressalvas para trabalhar com ele. Aos poucos durante o episódio mostram o porquê desse desgosto por ele. E acredito que não mostraram tudo, tem muito mais do Hardy para vermos. Em poucos minutos também vemos a influência que o psicopata Joe Carroll exerce nas pessoas.

Para quem ainda não viu a série, tem alguns bons motivos para fazê-lo:

Primeiro a história. The Following não entregou toda a história no episódio piloto e temos só algumas pistas de como ela se desenrolará. Carrol tem uma fixação pelo Hardy, e vão mostrar isso na série. Parece que The Following terá dois pontos centrais, o bem e o mal. Sabemos que isso não existe, e o próprio Joe deixa claro que não existe preto no branco, mas que em algumas situações é necessário que se assumam esse papel. Foram certeiros também ao não mostrar muito dos personagens, privilegiando a história. Tirando Ryan e Joe, sabemos muito pouco dos outros, e sabemos que eles serão importantes.

O segundo motivo é a dupla protagonista, o mocinho e o bandido. Ficamos interessados em saber do que são capazes, de como lidarão com a história, o que os motiva. Não é o caso do mocinho super-herói, honrado e altruísta. Também não é focado no Joe como um super psicopata. É em como eles desenvolverão essa relação, o que eles querem para si, como vão seguir em frente. E até onde os seguidores de Joe Carrol estão infiltrados? Do que eles são capazes?


Suspense. Esse é um bom motivo para qualquer um assistir uma série. Em The Following o suspense é constante, ficamos todo o tempo apreensivos sem saber o que pode acontecer, sem saber quem está ajudando quem. Em alguns momentos do episódio perguntei “quem vai morrer agora” só para ser surpreendida pela reviravolta da história e nada do que imaginei acontecer. É muito bom quando não podemos imaginar o que acontecerá em seguida, e a série mostra a capacidade de ir além de óbvio. Para completar o tema, temos algumas cenas fortes em que somos obrigados a fechar os olhos ou olhar pro lado.



Outro bom motivo é o desempenho dos atores. Kevin Bacon e James Purefoy estão muito bem em seus papéis, conseguem passar as nuances da personalidade dos seus personagens, aquelas que são importantes no momento. E nenhum dos outros atores desapontou, mesmo que eles não tenham tido muitas chances de mostrar o trabalho. Sabemos que atores como Shawn Ashmore, Natalie Zea e Annie Parisse terão chances de brilhar em cena.

The Following foi muito feliz na sua edição, mostrando flashs do passado, da primeira investigação de Hardy para contextualizar os acontecimentos presentes. Para quem gosta de séries de investigação e não de procedurais a série é uma boa pedida, não teremos um caso por semana, e se tivermos, serão todos conectados com Joe Carroll e seus seguidores.

Se esses motivos ainda não foram suficientes para ir assistir The Following, teremos muitas referencias à Edgar Allan Poe na série e muita inspiração na sua obra.



Trecho do poema “O Corvo” de Edgar Allan Poe, tradução de Machado de Assis.


FONTE:   http://www.apaixonadosporseries.com.br/series/the-following/

Nenhum comentário:

Postar um comentário