terça-feira, 29 de janeiro de 2013

[Primeiras Impressões] 

Hunted




Hunted é a nova co-produção da BBC One e do Cinemax que estreou no Reino Unido essa semana e chegará nos EUA a partir do dia 19 de outubro. Apesar de não ainda não ter data de estréia por aqui, a série já foi apresentada ao Brasil. O piloto da série de Frank Spotnitz (criador de Arquivo X) foi exibido em uma sala de cinema no RioMarket 2012, no dia 2 de outubro. Há spoilers leves no texto. Se você ainda não assistiu o episódio e não se importa em saber algumas informações sobre a história, pode ler tranquilo. Não há nada extremamente revelador e você ainda terá surpresas quando assistir. Se você gosta de assistir sem saber de nada, é melhor assistir o episódio antes de ler o resto.


A protagonista é Sam Hunter, representada por Melissa George (de Grey’s Anatomy e Alias), uma agente de uma empresa privada que sobreviveu à uma tentativa de homicídio. Após ficar um tempo afastada, ela retorna a empresa, com a missão de descobrir quem foi o mandante, já que ela desconfia que tenha sido alguém da própria equipe. É uma série de espionagem que segue a linha de Alias, com o jogo de espiões onde ninguém confia em ninguém. A produção e formato, no entanto, lembra bastante as séries de tv a cabo, como Homeland, por exemplo. A primeira temporada será curta, com apenas 8 episódios de quase um hora de duração. O piloto foi impecável, com excelentes atuações, roteiro caprichado e uma direção belíssima, com os magníficos cenários típicos das produções britânicas. O episódio é envolvente a ponto de manter a atenção do expectador durante os 20 primeiros minutos com praticamente nenhum diálogo. O silêncio é compensado com algumas cenas de ação e outras que contam com a atuação expressiva de Melissa George. Confesso que não conhecia a atriz, mas fiquei impressionada com a eficiência dela. Vamos combinar que essa técnica é um tanto arriscada. Usar pouquíssimas palavras durante um terço de um episódio que tem como função apresentar a série pode ser estranho e até entediante para quem está acostumado com a maioria das séries, que são mais “didáticas”, passando metade do tempo usando diálogos para nos explicar o que está acontecendo.


 

Achei essa primeira parte uma experiência interessante. Diferente do comum. A trilha sonora e os barulhos de fundo me levaram para dentro da série. Não era só sentar no sofá e esperar a história ser despejada e explicada para mim. Era como se eu tivesse que prestar mais atenção, ou poderia não perceber algo importante. Foi interessante, como expectadora, ser tratada como alguém inteligente, que tem a capacidade de entender a história sem precisar de uma explicação falada. Essa parte me forçou a usar os outros sentidos. Ouvir os barulhos ao redor e realmente observar as cenas. Claro que nada disso funcionaria sem uma boa direção e boas atuações. Mesmo sem saber absolutamente nada sobre a história neste ponto, em nenhum momento eu me senti perdida.

A trilha sonora, que é uma coisa que normalmente eu não presto muita atenção, foi muito bem colocada. Ela estava lá apenas em momentos apropriados. Na cena do bar, quando acontecia uma perseguição, a falta de música fez o meu coração parar. Ouvimos galinhas, passos, respirações e até o barulho que as roupas fazem ao se movimentar. Até quem assiste começa a controlar a respiração. E bruscamente, no momento certo, a trilha volta.

 

Tudo indica que há uma grande conspiração envolvendo a vida de Sam. Não apenas o atentado à sua vida, mas também relacionado à algum acontecimento de sua infância. Ainda não sabemos em quem confiar. Mau podemos ter certeza se podemos confiar em Sam. A partir da segunda parte do episódio, conhecemos a empresa de inteligência. Apesar de ainda não terem sido muito trabalhados, os outros personagens parecem ser interessantes e com potencial. Tem os mais simpáticos e os mais desagradáveis, mas não podemos botar a mão no fogo por nenhum deles. Eu li que a série se focará nesse mesmo caso durante toda a temporada, o que é uma excelente notícia para quem prefere grandes histórias em vez de procedurais. Se a série for renovada, cada temporada se passará em uma cidade européia diferente.

Esse foi o melhor piloto que assisti até agora nessa Fall Season e acho que a série tem bastante potencial. Quem gosta de um drama de espionagem bem feito e de séries britânicas, deve conferir. Não se deve julgar uma série pelo piloto, mas quando ele chega nesse nível, é muito difícil o resto da temporada não valer a pena. Hunted com certeza entrou na minha lista. As cenas do próximo episódio me deixaram bem curiosa. 
FONTE: http://www.apaixonadosporseries.com.br/series/primeiras-impressoes-hunted/

Nenhum comentário:

Postar um comentário