sábado, 28 de abril de 2012

Battlestar Galactica – Um dos melhores seriados já exibidos

BSGLogo  O título deste artigo é um tanto provocativo. Afinal, trata-se de minha opinião pessoal. Mas, endosso o coro da enorme massa de fãs que “Battlestar Galactica” tem ao redor do mundo: este foi um dos melhores seriados que já assisti em minha vida – e não foram poucos! O objetivo deste artigo é traçar um panorama geral sobre o que aconteceu no seriado durante os quase 6 anos em que esteve em exibição na TV, sem revelar detalhes que estraguem a surpresa para quem ainda não o assistiu.
Antes da versão atual de “BSG” (como o seriado é abreviado pelos fãs), já foi exibida outra versão, em 1978. A história era bastante similar à atual e o seriado fez enorme sucesso pelo mundo todo. Para a época, os efeitos especiais utilizados foram um marco na TV. Mas, o seriado tinha um clima mais leve e menos polêmico que a nova versão. Um único ator desta primeira versão participou do novo seriado. Trata-se de Richard Hatch, que interpretou Lee Adama na versão original e Tom Zarek na nova versão. Hatch lutou, durante anos, para que uma nova versão de “Battlestar Galactica” fosse produzida – embora não tenha concordado com muitas das ideias novo seriado.

A história

BSGNave  A nova versão de BSG estreou em 08/12/03, no formato de uma minissérie. Os elementos são similares aos da versão original: estamos num período de paz entre humanos e cylons, seres cibernéticos e inteligentes, cuja guerra terminou há décadas. Durante o encontro anual para confirmar o tratado de paz, os cylons, sem nenhum aviso, decidem atacar as doze colônias humanas existentes, exterminando grande parte da população. A pequena parcela restante dos humanos está a bordo de naves espaciais, a chamada Frota Colonial. A partir dessa data, a Frota passa a ser protegida pela Battlestar Galactica, uma gigantesca nave de combate liberada pelo veterano comandante William Adama.


cylon A fim de evitar o desespero na frota, Adama e a recém-empossada presidente Laura Roslin, prometem levá-los até a Terra, o mítico planeta para onde a 13º tribo teria ido há muito tempo. Essa passa a ser a única esperança de sobrevivência para a espécie. A missão não será nada fácil: em seu encalço, estão os cylons, que se dividem em dois tipos: os centuriões, mais parecidos com robôs e sem vontade própria, e os orgânicos, quase impossíveis de serem diferenciados dos seres humanos.
Mais do que um seriado de ficção científica, “Battlestar Galactica” é um drama que conta a luta da humanidade por sua sobrevivência. Temas polêmicos, como religião, preconceito, tortura, estupro e suicídio são tratados de forma séria e sem meios termos. Mas, também são mostrados com sensibilidade temas como lealdade, amizade e romance.

As temporadas

A saga de “Battlestar Galactica” se estendeu por quatro temporadas. Além disso, houve a exibição de um episódio especial, “Razor”, e webisodes, episódios curtos criados para exibição na internet. Abaixo estão todos os episódios exibidos, com links para seus artigos aqui no TD Séries e sua data de exibição original:

A Minissérie (08 a 10/12/03) – A minissérie mostra o ataque dos cylons às doze colônias e a fuga da Frota Colonial, protegida pela Battlestar Galactica.

1ª Temporada (14/01 a 01/04/05) – Nesta temporada, os humanos estão fugindo dos cylons, em busca da mítica Terra, e encontram um planeta que pode ser a resposta para muitas de suas perguntas. Conhecemos os primeiros cylons orgânicos infiltrados na Frota. 

2ª Temporada (15/07/05 a 10/03/06) – A grande surpresa desta temporada é a descoberta de que a Galactica não foi a única “battlestar” a escapar dos ataques dos cylons. No auge de uma grande disputa política, a presidência toma uma decisão polêmica e demagógica, expondo a humanidade a novos perigos.

The Resistance (Webisodes) (05/09 a a 05/10/06) – Estes webisodes mostram o movimento de resistência dos humanos contra seus opressores cibernéticos.

3ª Temporada (06/10/06 a 25/03/07) – A terceira temporada de BSG é sensacional, com efeitos especiais magistrais. O ponto alto é a revelação de novos cylons na Frota colonial, de uma forma surpreendente.

Razor Flashbacks (Webisodes) (05/10 a 16/11/07) – Esta segunda série de webisodes mostra o jovem William Adama durante a primeira guerra com os cylons.

Razor (24/11/07) – Este episódio especial conta a história da Battlestar Pegasus, onde eventos impactantes aconteceram. Temos também a profecias perturbadoras sobre o futuro, feitas por um híbrido cylon.

4ª Temporada – 1ª parte (04/04 a 13/06/08) – Uma improvável guerra civil entre ocorre entre os cylons, e alianças ainda mais improváveis são feitas. Os cylons recém ativados continuam lutando contra sua verdadeira humanidade, enquanto a Frota descobre outro importante planeta.

The Face of the Enemy (Webisodes) (12/12/08 a 12/01/09) – A terceira série de webisodes mostra os conflitos entre humanos e cylons a bordo de um raptor à deriva no espaço.

4ª Temporada – 2ª parte (16/01 a 20/03/09) – Esta segunda e última parte da quarta temporada encerra o seriado com chave de ouro, revelando grandes mistérios e fechando a história de forma surpreendente.

O sucesso de “Battlestar Galactica” foi tanto que já foi anunciado um novo seriado, “Caprica”, que será exibido a partir de 2010 e conta os eventos nessa colônia 58 anos antes dos acontecimentos iniciais de “BSG”. O episódio piloto foi exibido em 21/04/09.

Outro filme já planejado é “The Plan”, que será exibido em novembro de 2009, e finalmente revela qual era o plano dos cylons, sob a visão de nossos inimigos.

Os personagens

Há vários personagens profundos e marcantes. Os principais estão descritos abaixo:

Adama Comandante William Adama  – Interpretado pelo veterano e competente Edward James Olmos, Adama é a figura central de “Battlestar Galactica”. Com sua mão forte, ele é o responsável pelo poder militar da Frota Colonial. Dentro da Galactica, é visto com carinho por muitos, embora esse sentimento não seja o mesmo nas naves civis. Adama tomou decisões controversas e passou por momentos difíceis durante o seriado, mas conseguiu manter-se íntegro e fiel aos seus princípios.






Laura Presidente Laura Roslin – Laura, interpretada por Mary McDonnell, foi nomeada presidente das colônias após o ataque dos cylons e a morte do presidente e todos os seus sucessores. Antes disso, ela era apenas a Ministra da Educação. Seu aprendizado foi difícil e sua atuação como presidente era constantemente questionada por muitos. Ela precisou tomar decisões difíceis – e nem sempre honestas. Ela própria via-se como uma figura mitológica, com o propósito de levar a humanidade ao seu novo planeta.





Gaius Dr. Gaius Baltar – James Callis interpreta com maestria o genial e delirante cientista Gaius Baltar. Desde o início do seriado, percebemos que ele é um dos grandes responsáveis pela destruição da humanidade, e essa culpa o persegue o tempo todo. Ele é um personagem inconstante, que muda de lado frequentemente. Além de cientista, assumirá papéis políticos e até espirituais durante o seriado. Ele é responsável por boa parte dos discretos momentos cômicos de BSG.







Six Six – A mais sensual das cylons orgânicas é interpretada pela estonteante modelo Tricia Helfer. Apesar de ser o seu primeiro trabalho de destaque como atriz, Tricia dá conta do recado e faz uma das cylons mais marcantes do seriado. Six assume diversos papéis diferentes ao longo das temporadas, sempre com participação decisiva para a história. Uma de suas personalidades mais marcantes foi Gina, que é torturada e estuprada seguidamente pela tripulação da Pegasus. Six sempre enaltece seu lado romântico e Baltar é seu par frequente.






Starbuck Starbuck – Kara “Starbuck” Thrace é um piloto de Vipers, interpretada pela atriz Katee Sackhoff. Starbuck tem várias faces ao longo das temporadas. Inicialmente, ela é dura, subversiva e insubordinada. Com o tempo, percebemos que ela tem papel determinante para o futuro da espécie humana. Na última temporada, ela passa por uma profunda crise de identidade, e isso é passado nitidamente pela atuação emocionada de Katee.






Tigh Coronel Saul Tigh – Tigh é um velho turrão, com problemas de alcoolismo, decisões nem sempre acertadas, mas sempre um fiel amigo de Adama. É um de meus personagens favoritos, em grande parte devido à excelente atuação de Michael Hogan. Ele tem momentos marcantes ao longo do seriado, incluindo cenas extremamente emocionantes, muitas ao lado de sua esposa Ellen. Apesar de seus erros, a liderança de Tigh é decisiva em diversos pontos.


As músicas

A música é um capítulo à parte em BSG. Os temas instrumentais estão presentes por todos os episódios e foram compostos em sua maioria por Bear McCreary. As músicas são marcantes e conseguem trazer ainda mais emoção para as cenas mostradas.
Os grandes destaques vão para o “Colonial Anthem”, que era o tema de abertura do antigo seriado, e para a nova versão de “All Along The Watchtower”, de Jimi Hendrix, que tem papel fundamental no seriado.
Uma curiosidade: durante a música de abertura do seriado é entoado um mantra hindu chamado “Gayatri”.

Cronologia

Os fatos narrados em “Battlestar Galactica” se arrastam por décadas. Há episódios marcantes em que é realizada uma explicação de tudo o que ocorreu até o momento, tamanha a complexidade dos acontecimentos. Esse é mais um dos encantos do seriado.
Para auxiliar a entender essa cronologia, minha amiga Pat elaborou uma “linha do tempo”, onde todos os acontecimentos são mostrados, tanto do ponto de vista humano, quanto dos cylons. O resultado ficou ótimo! Para quem quiser conhecê-lo, basta clicar na figura abaixo (distorcida intencionalmente) para ampliá-la. Antes disso, um alerta: se você não assistiu o seriado e não quer estragar a surpresa, segure a curiosidade e não abra o arquivo. Ele contém informações reveladoras!
Linha do Tempo BSG

 

Conclusão

Se você ainda não assistiu “Battlestar Galactica”, espero que já tenha curiosidade bastante para começar agora mesmo. Acredite: vale a pena assistir a cada minuto do seriado. Quando você termina o último episódio, a vontade é assistir todos eles novamente, desde o início.
Se você não precisa de legendas em inglês e tem “alguns” dólares sobrando, uma opção de babar pode ser vista no site da Amazon: trata-se do box completo, com todas as temporadas. Só a caixa (veja a figura ao lado) já é de deixar qualquer um arrepiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário