segunda-feira, 31 de maio de 2010

Gary Coleman (1968-2010)











Ator conhecido pela série "Minha Família é um Bagunça/Diff'rent Strokes", faleceu esta tarde em um hospital de Utah, aos 42 anos de idade, de hemorragia intercranial, em consequencia de uma queda.

Gary Coleman nasceu no dia 8 de fevereiro de 1968, em Zion, Illinois. Órfão, foi adotado por uma enfermeira e um operário. Gary nasceu com uma doença congênita e auto-imune dos rins, que levaram a uma degeneração dos órgãos e prejudicaram seu crescimento; o ator, em idade adulta, media 1.42cm. Em consequencia desse problema de saúde, Gary foi submetido a dois transplantes de rins, um em 1973 e outro em 1984, além de necessitar passar por diálise diárias.

Gary foi descoberto por um caça-talentos que trabalhava para o produtor Norman Lear, que no início dos anos 70 planejava produzir um remake de "Os Garotinhos/The Little Rascals". Pelo que se sabe, a produção ficou restrita ao piloto, mas Gary passou a fazer participações especiais em algumas séries do produtor, como "The Jeffersons" e "The Good Times"; a primeira, uma spinoff de "Tudo em Família" e a segunda, de "Maude" (que por sua vez é uma spinoff de "Tudo em Família"). Também esteve em episódios de "Buck Rogers", "Vivendo e Aprendendo/Facts of Life", "Silver Spoons", "Histórias Maravilhosas/Amazing Stories", "Um Maluco no Pedaço/The Fresh Prince of Bel Air", "Carga Dupla/Simon & Simon", "The Drew Carey Show", "Son of the Beach" e "Os Simpsons", entre outros.


O sucesso veio com a série "Minha Família é uma Bagunça/Diff'rent Strokes", produzida entre 1978 e 1986, na qual interpretou Arnold, um órfão que, junto com seu irmão, é adotado por um pai branco. A sitcom da NBC se tornou um grande sucesso na época, transformando Gary em um dos astros mais bem pagos da TV. Mas, o dinheiro ganho com a série foi desviado por seus pais e agente, levando o ator a abrir um processo contra eles em 1989. Segundo o Variety, o ator acusou os pais de desviarem cerca de 3.8 milhões de dólares de seu fundo. A justiça teria lhe dado ganho de causa quatro anos mais tarde, levando o ator a reaver cerca de 1.28 milhões de dólares. Em 1999, o ator declarou falência.

Durante a produção da série, o sucesso em torno do ator o levou a estrelar sua própria produção animada, "The Gary Coleman Show", em 1982, pelos estúdios da Hanna-Barbera. Mas, após o cancelamento de "Minha Família é uma Bagunça", Gary caiu rapidamente no ostracismo. Seus problemas com a justiça contribuíram para que ele tivesse problemas em retomar a carreira artística. Tendo sido acusado várias vezes por agressão física e verbal, Gary foi preso e processado em diferentes ocasiões.


Em 2003, Gary anunciou sua candidatura à Governador da Califórnia, retirando-se quando Arnold Schwarzenegger iniciou sua campanha para o mesmo cargo. Em 2007, o ator casou-se com Shannon Price, de 22 anos. Em 2008, o casal participou do reality show "Divorce Court" em uma tentativa de salvar o casamento. Tudo indica que foram bem sucedidos, já que Gary ainda estava casado com Shannon quando faleceu.

Gary foi hospitalizado na última quinta-feira após sofrer uma queda. De acordo com o noticiário americano, entrou em coma esta manhã, dependendo de aparelhos. Sua morte foi declarada ao meio-dia, hora local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário