Avaliação: nota 6
 


O terceiro filme da franquia revive a infância das irmãs que protagonizaram os dois primeiros longas. Como o trailer sugere, a regressão procura explicar a origem dos acontecimentos que, futuramente, marcariam suas vidas. E as apostas foram muitas em um filme cujos protagonistas eram crianças pálidas e de longos cabelos negros caídos sobre o rosto. O horror é sempre mais inquietante quando envolve os pequenos, e quando esses pequenos exibem feições fantasmagóricas – ao melhor estilo do horror oriental – as esperanças por um por resultado satisfatório aumentam.

No novo “Atividade Paranormal”, o que poderia ter sido bem trabalhado acabou se convertendo naquela que talvez seja a mais monótona e menos assustadora trama desde o primeiro capítulo da série.

A primeira metade do filme acompanha a saudável rotina daquela que poderia ser a família perfeita: uma ampla casa, filhas saudáveis, mãe dedicada e um padrasto apaixonado por tudo aquilo convivem do modo mais tradicional que se possa imaginar. 

Muito criticado pela monotonia dos primeiros longas e pelos momentos esporádicos – quase raros – de horror explícito, é fácil perceber que estúdio e distribuidora planejaram um trailer que sugere um filme mais denso, ágil e cheio de momentos de tensão.

E aquela prévia de um minuto e meio aliada ao sucesso do primeiro longa realmente deve ter feito a diferença na hora de escolher qual filme ver na noite de sexta-feira.

Então, quando já em sua primeira metade “Atividade Paranormal 3” dá claras mostras de que o terror não seria tão bem trabalhado, é difícil não se decepcionar.

O roteiro de Christopher B. Landon e Oren Peli brinca com os espectadores o tempo inteiro, até chegar ao nível do irritante. Em seus primeiros 30 ou 40 minutos de projeção, além de não conseguir criar um clima de tensão que se sustente até a sequência seguinte, quase todos os sustos são explicados no segundo posterior por algo que de paranormal não tem nada: aquele grito não passou de uma tentativa de uma pegadinha da esposa e aquele barulho repentino é apenas a filha batendo a porta do quarto. A reação posterior ao susto é de riso. E raiva.

A partir da metade final, algumas situações começam a colocar o terror em pauta, embora de modo completamente irrisório e em um contexto tão falso que é difícil sentir medo. Então, percebemos que a grande falha de “Atividade Paranormal 3” é não conseguir alimentar um clima de tensão que perdure por toda a narrativa. Além dos sustos esporádicos, não há nada que transmita ao leitor a sensação permanente de grudar na poltrona e esperar aflito pelo perigo iminente.

E mesmo que a situação ganhe algum incremento de horror em sua segunda metade, a reação que os personagens dão aos fatos sobrenaturais é suficiente para comprometer qualquer boa intenção. Em uma casa totalmente monitorada por câmeras de vídeo, ninguém pensa em verificar as fitas quando a filha mais velha acorda toda a família se queixando de ter sido erguida pelos cabelos e arremessada para longe por um fantasma. Poucas horas depois, a mãe está serelepe tomando conta dos afazeres domésticos. E que se dane a filha atormentada.

Finalmente, em seus últimos 15 minutos, “Atividade Paranormal 3” consegue construir o clima que tanto fez falta durante toda a projeção. Depois de abandonar a antiga residência, a família segue para um novo lar, e é naquele lugar que a explicação para todos os fatos dos filmes anteriores ganha espaço.

Em uma longa sequência noturna, sem interrupções, o diretor Henry Joost trabalha de modo satisfatório com aqueles fatores máximos que sempre funcionam: a solidão extrema do personagem, câmera na mão, imagem tremida, jogo de luz e sombras, símbolos inexplicáveis e aparições repentinas. Quando, finalmente, conhecemos a origem de tudo aquilo, a trama volta a esfriar, e mais nada pode ser dito.

De qualquer modo, o que salva o longa do completo fracasso enquanto filme de horror são os seus minutos finais. Caso uma nova sequência esteja sendo pensada, e caso ela tenha seu foco nos eventos anteriores ao anterior, seria bom levar em conta o bom trabalho realizado nesses últimos minutos de “Atividade Paranormal 3”.

E aquele trailer tão divertido parece, sinceramente, saído de outro filme.
___
Jáder Santana é crítico do CCR desde 2009 e estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Experimentou duas outras graduações antes da atual até perceber que 2 + 2 pode ser igual a 5. Agora, prefere perder seu tempo com teorias inúteis sobre a chatice do cinema 3D.