Uma raridade do ator e diretor Charles Chaplin foi comprada por pouco mais de R$ 8 no Ebay, em 2009, pelo colecionador Morace Park. “Charlie Chaplin in Zepped” despertou a curiosidade do comprador por causa da embalagem. É a única cópia restante e conhecida por ter as primeiras cenas de animação do cinema. Acredita-se que o curta tenha sido produzido para ser uma propaganda de incentivo moral às tropas britânicas na Primeira Guerra Mundial.

A sequência começa com a animação principal em que Chaplin, nos Estados Unidos, deseja voltar para a Inglaterra e lutar ao lado dos soldados britânicos. Com duração de sete minutos, o filme mostra Chaplin derrubando um dirigível alemão Zeppelin que sobrevoa Londres, além de cenas de bastidores.

Neste mês, Park irá disponibilizar a raridade para leilão. Ele disse que consultou especialistas para saber mais sobre a película. Alguns o informaram que “Charlie Chaplin in Zepped” foi um projeto experimental e outros disseram acreditar que ele foi produzido sem o conhecimento de Chaplin. O colecionador diz que se trata de um enigma que o deixou com muitas perguntas e sem respostas. Uma nota de rodapé nos registros mostra que o filme foi agraciado com um certificado de exportação. No início há quadros censurados, sugerindo que podem ter sido enviadas para as tropas baseadas no Egito.

O leilão acontece em Londres, no dia 29. Especialistas acreditam que a arrecadação será de no mínimo R$ 260 mil.