Tim Burton (“A Fantástica Fábrica de Chocolates“) foi um dos principais responsáveis pela popularização do 3D com Alice No País das Maravilhas e um dos seus projetos em andamento é Frankweenie, animação em 3D que adapta um dos primeiros curtas do diretor. Ainda assim, o diretor não pretende usar a tecnologia no seu próximo filme, “Dark Shadows“. Durante uma exposição sobre si mesmo no Museu de Arte de Los Angeles, o diretor comentou que a tecnlogia 3D não cabe para qualquer filme, e “Dark Shadows” certamente não é um desses filmes:

“Eu não tenho planos quanto a isso. Eu adorei fazer Alice em 3D. Eu vou fazer Frankenweenie em 3D. Algumas pessoas dizem ‘Tudo vai ser 3D’ ou ‘Eu odeio 3D’. Eu acho que as pessoas devem ter uma escolha, não acho que isso deva ser forçado. Ao mesmo tempo, é ótimo, pelo menos em parte. É mais ou menos ‘Sim ou Não?! 3D! Sim ou não?!’ Na verdade é, tanto faz, às vezes sim, às vezes não”

Na mesma entrevista, o diretor comentou as dificuldade de dirigir “Dark Shadows“, adaptação da série de TV norte-americana “Sombras da Noite“, exibida nos Estados Unidos nas décadas de 60 e 70:

“Você geralmente gosta de trabalhar aos poucos e ir se acostumando com o projeto, mas nesse eu meio que cai de cara. Eu fiz isso porque o projeto tem um tom engraçado, e isso era uma parte do programa de TV, e nós queremos capturar um pouco disso. Mas, quando você olha atentamente, as coisas são bem pesadas. Espero que seja isso – não esqueçam que eu estou no começo do trabalho. Estou muito intrigado com o tom do filme. Estamos tentando fazer um tom bem etéreo, e eu ainda não sei direito”.

Dark Shadows” conta a história de Barnabas (Johnny Depp, de “O Turista“), um playboy inveterado que em 1772 comete o erro de seduzir e partir o coração de uma bruxa poderosa. Dessa forma a bruxa decide vingar-se de Barnabas e condena-o a um destino pior que a própria morte: transforma o rapaz em um vampiro e o enterra vivo. Duas décadas depois, Barnabas se levanta do seu túmulo e retorna a sua cidade para retomar suas propriedades, mas só encontra ruínas. Neste cenário, ele também encontra os remanescentes de sua família, cada um guardando seus próprios segredos obscuros.

O elenco conta também com Helena Bonham Carter (“O Discurdo do Rei“), Eva Green (“A Bússola de Ouro“), Michelle Pfeiffer (“Cheri“), Chloe Moretz (“Deixe-me Entrar“), Gulliver McGrath (“The Loved Ones“), Bella Heathcote (“Caçada Sinistra“), Jackie Earle Haley (“Ilha do Medo“) e Jonny Lee Miller (“Trainspotting”). O roteiro é de Seth Grahame-Smith (do inédito “Abraham Lincoln – Vampire Hunter“).

Dark Shadows” está em filmagem, e tem previsão de estréia para 11 de maio de 2012 nos Estados Unidos.