segunda-feira, 6 de junho de 2011

Séries que deixaram saudade 

e não saem da nossa TV

Mesmo encerradas, muitas produções ainda fazem sucesso em reprises de TV aberta e fechada e no mercado de home video


Engraçado como às vezes me pego zapeando com o controle remoto pelos canais à cabo e “estaciono” em uma série que está sendo reexibida. Algumas produções televisivas marcam as nossas vidas de uma forma que, ao ficarmos carentes de seus cancelamentos, sempre acabamos buscando conforto em suas reprises ou no consumo de home video.  Tenho algumas séries que, não importa o que esteja fazendo, sempre que “acho” em algum canal, eu para para assistir.
A primeira que me vem na cabeça é “Friends”. Não tem como deixar de assistir. É daquelas séries que fez rir e emocionar, e durante 10 anos a vida daqueles seis amigos esteve presente nas nossas. Lembro também que foi o primeiro box de DVD que comprei (comprei todas as temporadas e já me preparo para seu lançamento em blu-ray). É engraçado que quando vejo uma reprise, acabo catando meus DVDs e emendando uma temporada inteira.

Outra que sempre fico preso nas reprises é “Seinfeld”. Assim como “Friends”, não tem como não se divertir com as desventuras daqueles quatro amigos em Nova York.  É considerada por muitos a melhor comédia já feita. Eu adoro a capacidade que os roteiristas tinham de tirar comédia das atividades mais simples do cotidiano. Por isso a alcunha de “a melhor série sobre o nada”.




Entre os dramas, uma que estou sempre repetindo é “A Família Soprano”. É o meu drama favorito de todos os tempos. Não me canso dos diálogos maravilhosos da série de David Chase e da atuação forte e cativante de seu elenco. Está ao lado de grandes produções cinematográficas sobre mafiosos, e Martin Scorsese certamente ficou orgulhoso de seus pupilos (o diretor inclusive faz uma participação especial em um dos episódios). É óbvio que o fascínio dos personagens da série por “O Poderoso Chefão” também ajuda na empatia, afinal também é o meu filme favorito. Adoro quando Tony Soprano e companhia ficam citando as frases do longa de Francis Ford Coppola.

Por fim quero citar dois fenômenos entre as reprises. O primeiro é uma série que na verdade ainda está no ar. “Os Simpsons”, talvez por sua atemporalidade, não cansa nunca seus telespectadores, e depois de 22 temporadas continua com a mesma genialidade do início. A outra série que sempre conquista o público com suas reprises é o nosso tão querido “Chaves”. Eu nunca canso dos episódios, por mais que tenha assistido a mesma história dez ou vinte vezes. É sempre divertido. Ainda sinto falta de muitas outras séries, como “Lost”, “24 Horas” e “Arquivo X”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário