terça-feira, 10 de julho de 2012

Primeiras Impressões:

 The Newsroom

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O que eu pensei primeiro quando o episódio de The Newsroom terminou foi: esse capítulo deveria ser exibido em toda faculdade de Jornalismo, talvez logo no primeiro dia de aula para apenas dar uma ideia sobre o que esta profissão significa aos estudantes. Ainda que The Newsroom seja extremamente idealista, é impossível não se empolgar com o que acontece no episódio e, principalmente, em como as coisas evoluem nele.

Escrita e criada por Aaron Sorkin, o mesmo roteirista de The West Wing e que venceu o Oscar pelo roteiro de A Rede Social, The Newsroom chega com o intuito de criticar o telejornalismo que é praticado hoje, não somente nos Estados Unidos, mas também em outros países. Isso significa criticar programas sensacionalistas como, na Bahia, o “Se Liga Bocão”, “Balanço Geral”, entre outros.

Para Aaron Sorkin, é possível criar um programa sobre notícias diárias de qualidade sem apelar para xingamentos ou cenas violentas com o intuito de apenas chocar o telespectador. Para transmitir esse pensamento ele conta com McKenzie McHale (Emily Mortimer), que tem uma visão idealista sobre um jornalismo que ainda pode ser praticado com inteligência e fazendo o que sabe fazer: dando a notícia corretamente.

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Mas, para implantar esta sua ideia, ela terá que convencer o âncora Will McAvoy (Jeff Daniels), com quem ela teve um antigo relacionamento há anos. A história dos dois se cruza desde o início, quando Will dá um discurso inflamado em uma universidade nos EUA criticando a visão dos estudantes e explicando o porque da América não ser mais o melhor país do mundo, ou o melhor país para se viver.

Enquanto isso, Aaron Sorkin destila as suas características em um texto ágil, onde as pessoas falam tão rápido quanto a própria ação da história. Já esta, quando realmente engrena, empolga quem está assistindo ao ver a discussão de uma pauta importante no meio da redação.

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E é exatamente neste ponto que The Newsroom fica ainda mais eficiente, trazendo para a fora da tela a emoção que aqueles jornalistas estavam sentindo ao elaborarem a pauta e darem a notícia primeiro que os concorrentes. Ainda que a fórmula de Sorkin pareça muito repetitiva, no primeiro momento, ela não atrapalha o desenvolvimento do episódio.

Já renovada para a segunda temporada (leia aqui), The Newsroom é mais uma daquelas séries instigantes criadas por Aaron Sorkin. Sempre prezando pela agilidade dos diálogos e pelas referências, ele conquista o público com personagens carismáticos e histórias empolgantes. Quem sabe até onde The Newsroom poderá ir?

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