terça-feira, 17 de julho de 2012

Primeiras Impressões

Sinbad

Post escrito por: , em Reviews

Mil e uma noites. Será?

Spoilers Abaixo:
Sinbad é a nova série do canal britânico/irlandês Sky 1, descrita como “aventura”. Eu sou fã incondicional de produções britânicas, mas Sinbad apela demais, e nem uma “freak” por produções britânicas como eu, consegue entender o porquê fizeram essa série.

Alguns podem achar, que somente com o piloto, é impossível formar uma opinião tão forte sobre a série, mas pelo que eu sei, pilotos devem, pelo menos, nos deixar com aquele gosto de quero mais. E o gosto que eu fiquei é “quero mais é esquecer que eu perdi 43 minutos da minha vida assistindo isso”. Sem exageros, eu demorei três dias para terminar de assistir ao episódio de tão entediada que eu fiquei. Simplesmente não conseguia prestar a devida atenção e desistia no meio do caminho. O que é muito estranho, porque meu tipo de série favorita é bem essa, aventura que mistura com personagens literários ou históricos.

Eu tenho uma noção básica da história de Sinbad, sei que o personagem é fictício e sua origem é conhecida através de um ciclo de histórias sobre o antigo Oriente Médio, conhecidas como contos árabes. Sinbad, o marinheiro é o “herói” dessas histórias, sendo “Mil e uma Noites”, provavelmente, a mais conhecida. Reza a lenda que Sinbad fez sete importantes viagens pelos mares a leste da África e ao sul da Ásia, e nessas viagens passou por inúmeras aventuras fantásticas que incluem encontros com povos estranhos, monstros e vários fenômenos sobrenaturais.

Na teoria, a história é boa, e me atrai, por isso fui assistir ao piloto, mas o desenvolvimento simplesmente não funcionou.

Na série, conhecemos o jovem Sinbad (Elliot Knight), que tem que se virar para conseguir dinheiro para sustentar o irmão, a mãe desnorteada e a Amah (que eu não faço a menor idéia de qual é sua relação com ele), então, ele luta por dinheiro e bate carteiras pelas ruas de Bagdá, com ajuda do próprio irmão Jamil e do amigo guarda/policial. Tudo começa a dar errado para Sinbad, quando em uma de suas lutas, ele acidentalmente mata o filho do poderoso lorde Akbari (Naveen Andrews, o Sayid Lost). O tal lorde, claro, quer vingança e mata Jamil na frente de Sinbad, como pagamento, do que ele chama de dívida de sangue. Mas matar o irmão de Sinbad não é o suficiente para o lorde, já que fazê-lo sofrer é bem mais divertido. Esperto que só ele, Sinbad, consegue escapar das mãos do lorde e volta para casa só para ser banido pela Amah que, o amaldiçoou com um colar e tascou em seu pescoço (esse colar é o que deverá impedi-lo de voltar para a cidade por um ano). Sinbad não tem outra alternativa a não ser se esconder dentro de um barco e assim, começar suas aventuras pelos mares da vida.

Resumido, fica até legal, mas depois que eu finalmente consegui terminar de assistir, eu tive que parar, pensar, respirar fundo para chegar a uma conclusão, e mais importante colocar em ordem os pensamentos para essa review.

Tudo é muito confuso e poluído. De todos os personagens eu só lembro do Sinbad, do irmão dele Jamil e do médico do barco, Anwar, que, provavelmente se tornará o fiel escudeiro.

Eu não entendi quem é aquela senhorita que anda pra lá e pra cá com o lorde Akbari, que inclusive, estava presente na luta entre Sinbad e o filho do Sayid, opa do Akbari. Será ela uma feiticeira? Qual foi o papel dela na morte do filho do lorde, já que me nego a acreditar que ele morreu com aquele chutinho meia boca que o Sinbad deu nele.

Outra dúvida que fica no piloto é referente a identidade do pai e filha de quem o Sinbad rouba a caixa. Ficou um pouco em aberto o que tinha dentro da caixa, mas com certeza mais para frente ele se arrependerá de ter jogado o conteúdo fora.

Muitas perguntas e confusões marcaram esse piloto, mas mesmo assim, vontade zero de continuar assistindo a série. Simplesmente não me convenceu, não foi o suficiente para me fazer fiel, espero morder minha lingua, espero mesmo que a série se torne algo bom no decorrer de sua temporada. Só o tempo (e paciência para quem for assistir) dirá!

Os efeitos especiais são totalmente trashs, mas não chega a incomodar, inclusive, foi bem divertido dar risadas compulsivas com aqueles demônios de tempestade feitos de água! Fotografia, locações, paisagens, todas boas e estudadas com cuidado, ficando de acordo com série que se passa no antigo Oriente Médio, não podemos negar, nesse quesito eles nunca relaxam.

Mas, o que incomoda e bastante é a confusão causada pela falta de continuidade de raciocínio do episódio. A quantidade de situações e personagens que não se encaixaram no contexto do piloto, e que ao primeiro olhar, não fazem sentindo algum. E claro a atuação fraca de TODOS do elenco. O que aconteceu com o Sayid minha gente???

Mas na real, a pergunta que não quer calar é: Quem é Amah? Peço para quem continuar assistindo Sinbad, que me conte a resposta. Combinado?

Se alguém se interessar: um passarinho árabe me contou que a Evanna Lynch (Luna Lovegood de Harry Potter) fará diversas participações nessa gostosura.

E nesse clima de confusão, peço que reflitam sobre uma coisa: já foram feitas tantas adaptações das aventuras de Sinbad (filme, animação, série/mini-série), precisava de mais uma?
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário