sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Baú das Séries:

Alias



A verdadeira obra-prima de J.J. Abrams não foi Lost

Lost foi uma delas, entretanto a série que deu início a J.J. Abrams ser venerado pela indústria do entretenimento como um dos maiores produtores de ação da atualidade foi, sem dúvida, a melhor série de espionagem da década 2001-2010, Alias.

Jennifer Garner imortalizou a personagem Sydney Bristow por cinco temporadas, recebendo quatro indicações ao Emmy Awards como melhor atriz principal e levando o Globo de Ouro em 2002 na mesma categoria com apenas a primeira temporada. Outros atores também contribuíram para Alias se tornar a referência que é hoje: Victor Garber foi um deles, Lena Olin deu vida a maior vilã da televisão americana (A Nazaré dos Estados Unidos), Irina Derevko. Sua atuação lhe rendeu uma indicação ao Emmy Award em 2003 como melhor atriz coadjuvante e uma proposta de salário de cem mil dólares por episódio na temporada seguinte, que infelizmente Lena recusou. Em muitas cenas, vi Garner sendo ofuscada pelo imenso talento de Olin, que cai entre nós, Alias não teria sido o mesmo sem Irina Derevko. Notáveis também as participações de Melissa George, Angela Bassett, Mía Maestro, Kevin Weisman, Carl Lumbly e o vilão que sempre batia ponto na série, Julian Sark, vivido por David Anders. Além de a série ter sido o trampolim para a carreira cinematográfica de Bradley Cooper. Até Sônia Braga entrou no meio e interpretou a irmã de Irina, Elena Derevko.

Ao longo das temporadas, podemos ver diferentes storylines bem criadas e amarradas com os personagens deixando o telespectador boquiaberto sempre querendo mais ao final dos episódios. Alias soube administrar muito bem essa fusão e acredito que isso que a fez conquistar uma boa audiência no começo. A série sempre mostrou criatividade, entretanto reciclava alguns aspectos, mas muito bem contados e produzidos, dando uma nova versão. Acredito que o elo fraco (ou forte para os fãs assíduos) da série foi a sua complexidade. Perder um episódio significa poder perder uma informação importante que fará diferença lá na season finale, e o telespectador “aleatório” deixa de assistir por não entender. As cenas de ação também fizeram a série ser aclamada pela notoriedade da bela produção, sem mencionar o impacto na cultura americana que as perucas e os disfarces de Garner fez!

Alias deixa muitos filmes hollywoodianos com enormes orçamentos comendo poeira. Sua qualidade foi vista em todos os episódios, e posso falar com a certeza de um telespectador que assistiu todos os 105 episódios: NÃO EXISTE EPISÓDIO RUIM. É a única série que já assisti que conseguiu mostrar o brilhantismo e destreza nas suas storylines, nos personagens, atores e direção durante todas as temporadas. Poderia fazer a analogia de que o que Friends representa para as séries de comédia, Alias representa para as séries de ação. PERFEIÇÃO!

Muito tem se falado sobre a versão cinematográfica da série. Infelizmente acredito que ela nunca saíra dos rumores já que Alias viu a sua audiência despencar no series finale com o último episódio registrando apenas 6.68 milhões de telespectadores, induzindo a pensar que a bilheteria não iria corresponder ao enorme orçamento que um filme de Alias requisitaria. Garner também em entrevistas apontou que se recusa a voltar a interpretar Sydney Bristow, aconselhando os fãs para rever a série caso eles estejam com saudades. Apesar da carreira no cinema de Jennifer Garner ser estável, a atriz ainda não consegue carregar um filme sozinha com apenas o seu nome. Talvez em alguns anos caso Garner não se torne um nome comercial de peso ou uma atriz “papa-premiações”, ela poderá reavaliar a sua carreira e dar uma chance para Alias provar que consegue conquistar as bilheterias também.

Em um comentário ainda mais pessoal, vejo o filme estrelado por Angelina Jolie, Salt, como o roteiro perfeito para um filme de Alias. Sombrio, misturado com suspense e cenas de ação. Todos os aspectos da série.


Nem Jason Bourne, James Bond, Ethan Hunt, Evelyn Salt . Caso me perguntem qual é a melhor agente secreta/espiã de ação, sem dúvida, o primeiro nome que vem é Sydney Bristow, e confirmo: Alias é a melhor série que eu já assisti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário