Durante um bom tempo eu considerei as séries procedurais, chamadas “casos da semana”,  meio que um guilty pleasure. Não achava que elas tinham muita qualidade,  já que não tinham uma boa estrutura de roteiro ou direção, com arcos dramáticos rasos e personagens caricatos, além de cansar depois de tantas repetições. Tanto que em sua maioria elas passam batido em qualquer premiação de maior relevância. Mas conforme fui me apegando a determinadas produções, acabei passando a admirar mais o formato. Também é inegável que a formula faz muito sucesso nos EUA, que já aponta durante alguns anos seguidos séries que seguem essa fórmula aparecem como as mais assistidas (“C.S.I.”, “House” e mais recentemente “NCIS”). Vou listar alguns procedurais que sempre gostei e alguns que acompanho agora.

C.S.I.
Foi uma das primeiras séries que comecei a assistir, há muitos anos lá na primeira temporada. Gostava muito do personagem Grissom (interpretado por William Petersen), e depois que ele saiu perdi um pouco o interesse pela produção. O personagem de Lawrence Fishburn não me interessou, apesar da boa construção do ator, e o novo personagem principal, agora interpretado por Ted Danson, parece um clichê ambulante. Também assisti durante vários anos aos spin-offs de “C.S.I,”, e ao contrário de muita gente que assiste, sempre preferi o Miami. Talvez fosse aquele jeito canastrão do David Caruso de tirar os óculos que sempre me matou de rir.

Arquivo X
Essa é uma das minhas séries favoritas. Apesar de contar com toda a mitologia por trás da história, os episódios sempre foram sustentados por casos de semana. Acho que a série funcionou durante muito tempo (depois da 7ª temporada a coisa descamba) por causa da química de David Duchovny e Gillian Anderson, que souberam construir na relação de Mulder e Scully um caso à parte. Já os casos eram sempre interessantes e, mesmo que beirassem algumas vezes o bizarro, não eram jogados aleatoriamente na trama.

House
Essa é uma incógnita para mim, pois consigo apontar todos os defeitos da série (e são muitos). Mas mesmo assim nunca deixei de acompanhar. Acho que aqui mais uma vez o personagem consegue ser superior a toda a trama, que depois de algumas temporadas ficou cansativa. Sempre seguindo a premissa Doente – House escreve no quadro – Acha que é Lúpus – Tem uma epifania e resolve a charada, o que me interessa é a construção do personagem-título e a forma brilhante como ela é conduzida por Hugh Laurie. Esse provavelmente será o último ano de “House”.

Blue Bloods
Essa série estreou no ano passado sendo um sucesso de audiência, mesmo passando por lá nas sextas-feiras, o que é muito difícil. Mas diferente de outras produções, em “Blue Bloods” não são os personagens que se destacam, mas o próprios casos da semana. Extremamente bem construídos, mesmo que tenham um arco rápido (afinal se encerram em um episódio) eles geralmente entregam algo interessante. A série também se beneficia do ótimo ator Donnie Wahlberg.


Person of Interest
Uma das novidades do fall season, “Person of Interest” ainda está construindo seu caminho. Na minha opinião, a série ainda oscila um pouco, apesar das boas atuações de Jim Caviezel e especialmente Michael Emerson. Confesso que quando vi os promos e os nomes envolvidos na produção (J.J Abrams e Jonathan Nolan), achei que a série teria um “algo” a mais. Infelizmente, pelo menos até agora, ela se revelou “apenas” um bom procedural. Não digo que a série é ruim, longe disso! Apenas esperava mais e acho que o hype atrapalhou. Mesmo assim é uma produção competente e acho que tem futuro.

Fringe
“Fringe” se enquadra na mesma categoria de “Arquivo X” (e são muito parecidas mesmo). A série começou com uma trama principal sendo ancorada por casos semanais. Apesar de se utilizar menos dessa fórmula ultimamente, confesso que tenho saudades daqueles casos de semana sendo resolvidos por Walter, Peter e a gatíssima Olivia. Mas mesmo assim “Fringe” seguiu um rumo respeitável na construção de sua mitologia, se estabelecendo atualmente como a melhor série sci-fi  dos EUA.

The Good Wife
Essa é daquelas séries que sempre digo: se você não está assistindo, está perdendo tempo.  Apesar de ser procedural, onde o caso criminal começa e se encerra no mesmo episódio, “The Good Wife” conta com um elenco fortíssimo encabeçado por Julianna Margulies e tramas muito bem construídas e resolvidas, não deixando aquela sensação de pegadinha no telespectador. Por isso afirmo que, na minha opinião (“in my opinion”!), “The Good Wife” é a melhor série de TV aberta nos EUA.

Essas são as séries procedurais que me marcaram. Ainda tem algumas outras que tenho curiosidade de assistir. Alguma indicação? Quais as séries desse formato que vocês assistem?