sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Hair India


Bons documentários são aqueles que conseguem transformar argumentos bizarros em algo tão interessante, que determinadas cenas, aparentemente simples, ganham força descomunal. Em Hair India, documentário em cartaz na mostra Midnight Movies, os diretores usam uma câmera-testemunha para denunciar uma lógica mercantilista cruel que sustenta o lucrativo negócio de apliques capilares feitos com cabelo humano.


O filme mostra como a estética ditada pela mídia ocidental, principalmente a estadunidense, tem influência no mercado de consumo oriental - no caso, o indiano. Enquanto pobres peregrinos enfrentam a miséria e ofertam seus cabelos para os deuses, o diretor do templo onde se dá o ritual leiloa as madeixas abandonadas. Um negociante compra lotes de um quilo pela bagatela de US$ 500 e os envia para uma fábrica italiana, que revende o produto para mulheres ao redor do mundo, por preços que podem chegar a US$ 4 mil.


O clímax do documentário acontece quando a editora de uma revista de moda indiana resolve importar um desses apliques, ainda que a matéria-prima seja coletada a alguns metros de distância do seu suntuoso apartamento, do outro lado da linha vergonhosa que divide a Bombaim moderna da miserável.


Hair India é um filme muito bem montado, com planos bem estudados e roteiro que flui sem a necessidade de narradores ou inserções explicativas
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário