quarta-feira, 24 de março de 2010

Jeff Beck - Emotion e Commotion


Jeff Beck ,sem dúvida, deve estar entre os maiores guitarrista de todos os tempos, mas um conjunto de fatores levam a não ser um dos mais badalados na sua área.Mas, nunca é tarde para descobrir sua técnica genial. Nascido em 1944 na Inglaterra, contemporâneo de mestres como Jimmy Page, Eric Clapton e Jimmy Hendrix. Depois de uma breve passagem pela Wimbledon Art College, situada em Londres, Beck passou a ser músico profissional.


Começou a ganhar destaque depois de entrar para os Yardbirds, onde substituiu Eric Clapton . Em 1966, abandonou o grupo com a intenção de se retirar definitivamente da música, seu gênio difícil começava se manifestar. No entanto, alguns meses depois estava de regresso com o single "Love Is Blue". No ano seguinte, o guitarrista formou o Jeff Beck Group, em conjunto com o vocalista Rod Stewart, o baixista Ron Wood e o baterista Aynsley Dunbar que, pouco tempo depois, foi substituído por Mickey Waller.


Em 1968, os músicos recrutaram o teclista Nicky Hopkins, ficando assim completa a formação da banda. Inseridos no universo do hard rock blues "Truth" (1968) e "Beck-Ola" (1969), os primeiros discos da banda de Jeff Beck, não tiveram muita repercussão, na época, hoje são clássicos absolutos que mostram fusões incríveis. Em 1970, Rod Stewart e Ron Wood, desertaram a banda para se juntar aos Faces, e Beck decidiu colocar um ponto final na carreira do grupo.


Surgiu então a intenção de formar um trio juntamente com o baterista Carmine Appice e o baixista Tim Bogert, ambos dos Vanilla Fudge, trio nos moldes do famoso Cream, de Eric Clapton. No entanto, a idéia esfriou quando Beck sofreu um grave acidente , do qual só recuperou no ano seguinte, em 1971. Nessa época, o duo estava já em outro grupo o Cactus, e Beck decidiu formar uma nova versão do Jeff Beck Group, que contou com Max Middleton (teclas), Cozy Powell (bateria), Clive Chaman (baixo) e Bobby Tench (voz). Em 1971, a nova banda de Beck editou "Rough And Ready" e, no ano seguinte, foi a vez de "Jeff Beck Group", dois álbuns que passaram despercebidos mas davam continuidade a um trabalho de fusão de rock, blues, musica negra e jazz .


Em 1972, o Cactus acaba e Beck finalmente concretizou o projeto junto a Bogert e Appice, do qual resultou um único álbum de estúdio e depois um ao vivo. Mas era outro projeto sem grandes repercussões comerciais. Nesta época ,apesar de nãos ser muito popular, Beck tinha um culto ao seu estilo e uma legião,fiel, de seguidores. Durante quase dois anos, Beck permaneceu afastado de tudo, regressando em 1975 com um disco que finalmente parecia recuperar sua popularidade em termos de critica e de público: "Blow By Blow", cuja produção ficou a cargo de George Martin. Em "Wired" (1976), Beck contou com a colaboração de Jan Hammer, tecladista fundador do projeto Mahavishnu Orchestra.


Em 1977 lança o disco ao vivo : "Jeff Beck With The Jan Hammer Group - Live". Beck sai de cena mais uma vez, durante um período de três anos. Volta em 1980, com "There and Back", que contou novamente com a ajuda de Hammer, depois deste disco mais um período de sumiço, sempre associavam estes afastamentos o seu comportamento esquisito Cinco anos depois, Beck regressou com "Flash", produzido por Nile Rodgers, e que teve hits como: "People Get Ready"( na voz de Rod Stewart) e "Escape” que ganhou um Grammy na categoria de Melhor Rock Instrumental. "Jeff Beck's Guitar Shop" chegou às lojas em 1989, e, já nos anos 90, o guitarrista editou "Frankie's House" (1992) e "Crazy Legs" (1993), um disco-homenagem a Gene Vincent e Cliff Gallup que contou com a participação da banda The Big Town Playboys. Já na fase final da década, Beck fez chegar ao mercado, em 1995, o álbum "Up", e quatro anos depois, "Who Else!", que foi sucedido por "You Had It Coming", já em 2001 .

Em 2003 havia lançado seu último disco de estúdio, agora depois de 7 anos retornou aos estúdios e sai "EMOTION & COMMOTION". Neste disco Beck é acompanhado por um time poderoso e uma orquestra de 64 membros.Entre os músicos estão: Vinnie Colaiuta (bateria), Jason Rebello teclados), e Tal Wilkenfeld (baixo )e nas vozes:. Imelda May ,Olivia Safe e Joss Stone. A guitarra de Beck continua única e emocionante o passeio por décadas e diferentes estilos de música impressiona, basta ouvir sua versão para a imortal ária de Puccini: 'Nessun Dorma' ou 'Somewhere Over The Rainbow' do filme mágico de Oz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário