quarta-feira, 24 de março de 2010

Mose Allison - The Way Of The World (2010)


Mose Allison tem o título de " William Faulkner do Jazz", talvez por sua obra ser como a do famosos escritor: com múltiplos e simultâneos pontos de vista e impor bruscas mudanças do tempo narrativo, porem se a obra de Faulkner é tida como hermética as canções Mose fluem com facilidade no mundo pop. A prova é que sua musica influenciou artistas do blues e do rock, que inclui nomes como The Rolling Stones, The Yardbirds, John Mayall, J. J. Cale e The Who que costumava arrasar ao vivo com "Young Man Blues"de autoria de Mose.


O grupo Blue Cheer gravou, também, de sua autoria a genial: "Parchman Farm", e os The Yardbirds gravaram "I'm Not Talking".A lista de grandes nomes que gravaram este mestre não para por aí: The Clash no seu disco Sandinista!, gravou "Look Here" e até o mestre Leon Russell fez uma aversão para "Smashed!"


Já Van Morriosn, que dispensa elogios pela sua genialidade, já gravou um disco inteiro dedicado a este mestre com o nome de: Tell Me Something: The Songs of Mose Allison, e antes de perder o fôlego vale lembrar, ainda, de Elvis Costello que gravou "Everybody's Cryin' Mercy" e para não ser mais redundante só vou constatar que Frank Black fez a musica "Allison" para homenagear este gênio.

Apesar de um pianista genial e inovador foram suas composições que rodaram o mundo a musica cravando suas melodias na mente de muita gente que nem sequer sabe que ele existe, mas isto é outra coisa.


Na verdade ele mesmo diz que sua paixão pelo jazz e pelo blues ,na mesma medida, fez com que no final se tornasse um compositor até mais pop e não alguém que pertencesse a elite de um gênero especifico, sorte nossa que podemos aproveitar de suas canções.


Ele começou a gravar em 1957 e não parou mais, ou melhor, na verdade desde 1997 não lançava um disco de estúdio, por isso mesmo esse novíssimo “The Way Of The World” chega como uma benção para nossos ouvidos hoje atacados por milhares de arquivos mp3, pois afinal não é todo dia que um senhor de 83 anos pode vir com lições de modernidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário