quarta-feira, 24 de março de 2010

Johnny Kidd and the Pirates - The Best


Johnny Kidd and the Pirates, surgiu em Londres, iniciando sua carreira musical em 1959. Jonhnny Kidd, na verdade, Frederick Heath, foi um promissor cantor e compositor que se apresentava caracterizado de pirata e vinha despontando nas paradas da época prometendo ser tão carismático quantos os grandes nomes da chamada British Invasion. Seu primeiro single: "Please Don't Touch" alcançou destaque nas paradas britânicas. Mais tarde, essa música acabou ganhando versões de inúmeros grupos, sendo a mais famosa a do Motörhead que aparece no disco No Remorse (1984).


Em 1960 eles emplacam outro hit com "Shakin' All Over", outra que acabou virando cover para muitos grupos como: Guess Who, The Who, Humble Pie, Suzi Quatro, Dee Dee Ramone, MC5, e até Iggy Pop! Depois de uma série de singles bem sucedidos já estava mais que na hora de gravar o primeiro LP e alcançar o estrelato, mas o destino não quis assim e, em 7 de outubro de 1966, os Piratas perderam seu e capitão em um acidente de carro nas proximidades Bury, Lancashire.


Apesar da carreira curta, sem ao menos um álbum completo lançado, o grupo marcou época e virou um super “cult” influenciando muita gente boa, a ponto de um dos "bootlegs" mais famosos do Led Zeppelin se chamar "A Tribute To Johnny Kidd & The Pirates", gravação de um ensaio de 1973, onde tocaram clássicos do rock’n’roll, entre os quais "Shakin' All Over”.


The Who também foi influenciado por eles e até chegaram a dividir o palco na época em que Townshend & Cia ainda se chamavam The Detours, no início da década de 60. Um das características marcantes do Pirates era a guitarra sensacional de Mick Green, que influenciou muitos dentro da música britânica e foi justamente Mick Green quem assumiu o papel de Fênix no The Pirates, fazendo o grupo renascer das cinzas em 1976, com ele na guitarra, Johnny Spence no baixo e vocal, e Frank Farley na bateria.


Todos da formação original. De volta à estrada eles surpreendem com seu poderoso de R & B no "Front Row Festival", realizado na Inglaterra, no final de novembro e início de dezembro de 1977. Esta volta triunfal valeu para o grupo uma gravação ao lado de nomes famosos da época como: Wilko Johnson, The Only Ones, The Saints, The Stranglers, X-Ray Spex, e XTC, um álbum duplo do festival chamado The Hope & Anchor Front Row Festival lançado em março de 1978.

O retorno dos Pirates não foi aquela coisa de super banda, ou de grandes turnês internacionais, na verdade foi um tanto quanto discreto e se limitou a aparições em festivais e apresentações em casas noturnas, caracterizando-os dentro d eum estilo muito cultuado na Inglaterra que é o “ pub rock”, no entanto, foi festejado pelos amantes do rock’n’roll no mundo afora, valendo shows pela Europa e Japão ..


A banda sofreu algumas alterações no decorrer dos anos sendo Mick Green e Johnny Spence os mais constantes. Nessa nova trajetória eles lançaram mais de 20 discos, a grande maioria deles por pequenas e gravadoras idependentes, muitos são de gravações ao vivo e mesmo naqueles gravados em estúdio são comuns a presença de antigos hits da era Johnny Kid com nova roupagem. Seus últimos lançamentos são de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário