segunda-feira, 8 de março de 2010

O S C A R - 2010


Ignorado à época de seu lançamento, o filme “Guerra ao Terror” foi o grande vencedor da 82ª cerimônia do Oscar. A festa foi realizada na noite deste domingo, no Kodak Theatre, em Los Angeles.

Além de conquistar a estatueta de melhor filme, o drama ainda levou outros cinco dos nove troféus a que concorria: melhor edição e mixagem de som, roteiro original, mixagem e melhor direção para Kathryn Bigelow.

A vitória de Bigelow também representou um momento histórico na premiação: foi a primeira vez que uma mulher ganhou o Oscar na categoria de direção. Ela bateu seu ex-marido, o cineasta James Cameron, que concorria na mesma categoria com “Avatar”.

Grande favorito da noite, o filme em 3D levou apenas três das nove estatuetas ao qual era indicado: melhor direção de arte, fotografia e efeitos especiais.

As categorias que premiaram as melhores atuações de 2009 confirmaram todos os favoristismos, com premiações para Sandra Bullock, Jeff Bridges Christoph Waltz e Mo´Nique.

Cerimônia enxuta

Comandada pelos atores Steve Martin e Alec Baldwin, a cerimônia do Oscar 2010 foi marcada pela agilidade na apresentação dos prêmios e economia de piadas.

As melhores tiradas foram feitas na abertura da festa, quando a dupla de apresentadores brincou com as inúmeras indicações de Meryl Streep e tentaram ignorar George Clooney. Em meio à festa, também fizeram uma engraçada paródia do filme “Atividade Paranormal”.

Quem também se destacou pelo riso, foi o ator Ben Stiller. Para apresentar o prêmio de melhor maquiagem, surgiu com a pele pintada de azul como os personagens de “Avatar”. “A ironia é que ´Avatar´ nem foi indicado a esse prêmio”, disse Stiler antes de entregar o troféu a “Star Trek”.

Homenagens

Além da menção aos artistas que morreram no último ano, a cerimônia também fez homenagens ao diretor John Hughes e os filmes de horror.

O diretor de filmes juvenis, que morreu no ano passado, foi lembrado por vários atores que atuaram em seus filmes, como Matthew Broderick, Macaulay Culkin e Molly Ringwald.

Já o tributo ao terror foi apresentado pelos astros de “Crepúsculo” Kristen Stewart e Taylor Lautner. A homenagem foi composta de cenas de filmes significativos do gênero, como “O Iluminado”, “Carrie, a Estranha”, “Poltergeist” e “O Bebê de Rosemary”.

Mudanças

Além do aumento de cinco para dez concorrentes na categoria de melhor filme, a 82ª edição do Oscar trouxe outras inovações. Uma delas foi o retorno nos anúncios do “and the winner is...” (“e o vencedor é...”) no lugar do politicamente correto “and the Oscar goes to...” (e o Oscar vai para...”).

Neste ano, também houve uma novidade para apresentar os indicados para melhor ator e atriz. Cinco "colegas" foram escolhidos para falar um pouco sobre os indicados antes da revelação do vencedor.

Outra modificação foi o corte dos números musicais que exibiam as canções concorrentes da noite. Com isso, a festa, que iniciou-se por volta das 22h (no Brasil) teve quatro horas de duração previstas, terminando às 2h.

Veja a lista dos vencedores

Melhor Filme
Guerra ao Terror

Melhor Diretor
Kathryn Bigelow (“Guerra ao Terror”)

Melhor Ator
Jeff Bridges (“Coração Louco”)

Ator Coadjuvante
Christoph Waltz (“Bastardos Inglórios”)

Melhor Atriz
Sandra Bullock (“Um Sonho Possível”)

Melhor Atriz Coadjuvante
Mo´Nique (“Preciosa - Uma História de Esperança”)

Melhor Roteiro Adaptado
“Preciosa - Uma História de Esperança”

Melhor Roteiro Original
“Guerra ao Terror”

Melhor Animação Longa-Metragem
“Up - Altas Aventuras”

Melhor Animação Curta-Metragem
“Logorama”

Melhor Filme Estrangeiro
“O Segredo dos Seus Olhos” (Argentina)

Melhor Documentário Longa-Metragem
“The Cove”

Melhor Documentário Curta-Metragem
“Music by Prudence”

Melhor Curta-Metragem
“The New Tenants”

Melhor Direção de Arte
“Avatar”

Melhor Fotografia
“Avatar”

Melhor Figurino
“The Young Victoria”

Melhor Montagem
“Guerra ao Terror”


Melhor Trilha Sonora Original
“Up - Altas Aventuras”

Melhor Canção Original
"The Weary Kind" (“Coração Louco”)

Melhor Edição de Som
“Guerra ao Terror”

Melhor Mixagem de Som
“Guerra ao Terror”

Melhores Efeitos Especiais
“Avatar “

Melhor Maquiagem
“Star Trek”
Da Redação
entretenimento@eband.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário