Na manhã desta quinta-feira (14), os atores Joshua Jackson (“Fringe”) e Melissa McCarthy (“Mike & Molly”) anunciaram os indicados à 63ª edição do Primetime Emmy Awards. A cerimônia será realizada no dia 18 de setembro, às 21h (horário de Brasília). Segue abaixo a lista das principais categorias com meus comentários e impressões. Já adianto que fiquei mais frustrado do que feliz, especialmente nas categorias de comédia. E o destaque maior é o canal HBO, com nada menos que 104 indicações (!), entre categorias principais e técnicas. Vamos à lista:


Melhor Série Dramática
Boardwalk Empire
The Good Wife
Mad Men
Friday Night Lights
Dexter
Game of Thrones




Aqui já era barbada as indicações de “Game of Thrones”,” Boardwalk Empire”, “Mad Men” e “The Good Wife”. Essas produções são o que há de melhor em drama hoje na TV americana. A principal falta é “Breaking Bad”, mas tem uma justificativa. A série não era elegível para a premiação por causa do período de exibição de sua temporada (assim como “Damages”). Fiquei feliz pela indicação de “Friday Night Lights”, pois a temporada final teve muitos elogios por lá.


Apesar de amar “Dexter”, considero a última temporada muito fraca, e não merecia a indicação. A vaga poderia ter sido ocupada tranquilamente (e merecidamente) por “Treme” ou “Fringe”. Esta última, aliás, é sempre a maior injustiçada nas categorias dramáticas, e esse ano não foi diferente. O curioso nessa categoria será a disputa entre “Boardwalk Empire” e “Game of Thrones” para melhor série do ano. Na minha opinião, a série de Martin Scorsese é melhor, mas “Game of Thrones” está no hype. Quem ganhar será merecido!




 Melhor Ator em Série Dramática
Steve Buscemi – Boardwalk Empire
Michael C. Hall – Dexter
Kyle Chandler – Friday Night Lights
Jon Hamm – Mad Men
Hugh Laurie – House
Timothy Olyphant – Justified






Mais uma categoria em que as indicações são merecidíssimas. Adorei as gratas surpresas de Kyle Chandler e especialmente Timothy Olyphant. “Justified” é uma série subestimada. Aqui acho que dá Steve Buscemi, que está soberbo na produção da HBO. Mas também gosto muito de Jon Hamm. Michael C. Hall já mereceu ganhar o Emmy, mas não pela última temporada.


Melhor Atriz em Série Dramática
Elizabeth Moss – Mad Men
Connie Britton – Friday Night Lights
Mariska Hargitay – Law & Order: SVU
Mireille Enos – The Killing
Julianna Margulies – The Good Wife
Kathy Bates – Harry’s Law



Outra categoria muito bem representada. Mireille Enos é a representante de “The Killing”, mas a série não emplacou em melhor produção do ano. Acho que o pessoal não gostou mesmo daquele final .. Senti falta de Anna Torv (“Fringe”), que poderia ocupar o lugar de Kathy Bates.


Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática
John Slattery – Mad Men
Andre Braugher – Men of a Certain Age
Walton Goggins – Justified
Peter Dinklage – Game of Thrones
Josh Charles – The Good Wife
Alan Cumming – The Good Wife



Entre os coadjuvantes fiquei muito feliz com as indicações para os atores de “The Good Wife”, especialmente Alan Cumming, que dá show. Mas não tenham dúvidas que vou torcer por Peter Dinklage. Já admiro o ator desde o longa “O Agente da Estação” e, se ele ganhar, será merecidíssimo. O lado negativo é mais uma vez a não indicação de John Noble. O Walter de “Fringe” merece reconhecimento há tempos, mas os velhinhos votantes não deixam. É uma das grandes injustiças da lista. Aí complica …


Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática
Christina Hendricks – Mad Men
Michelle Forbes – The Killing
Archie Panjabi – The Good Wife
Margo Martindale – Justified
Christine Baranski – The Good Wife



Outra categoria com forte presença dos coadjuvantes de “The Good Wife”, sempre competentes. Mas acho que Michelle Forbes papa essa com méritos. Sua atuação em “The Killing” como uma mãe que vai se desmanchando aos poucos depois da morte da filha é comovente. A melhor coadjuvante do ano!


Melhor Série de Comédia
Glee
Parks and Recreation
The Office
Modern Family
30 Rock
The Big Bang Theory


Aqui já começa meu grande problema. Gente, cadê “Community”? Não é possível! Já falei que entendo a importância de “Glee” enquanto produto comercial, mas não tem como ser indicada para melhor comédia do ano, sendo ela a ocupar o lugar de “Community”. Independente disso, esse ano foi de “30 Rock”. A série está imbatível. Outra que poderia ser trocada facilmente é “The Big Bang Theory”. A série vem inconstante há algum tempo, e aqui caberia facilmente “Louie”. Mas aí já seria pedir demais. Porque…


Melhor Ator em Série de Comédia
Matt LeBlanc – Episodes
Jim Parsons – The Big Bang Theory
Steve Carell – The Office
Johnny Galecki – The Big Bang Theory
Louis C.K. – Louie
Alec Baldwin – 30 Rock




… quase não acreditei quando vi o nome de Louis C.K para melhor ator em comédia. O cara é um comediante genial. Já o conhecia de suas apresentações stand up, mas fiquei surpreso quando o vi atuando. Ele é muito bom, especialmente em equilibrar o lado cômico com o drama. Já estou torcendo por ele. Se bem que é difícil não torcer também por Steve Carrell, em sua despedida de “The Office”. O cara merece e sua atuação me emocionou muito. Escolha difícil. Quem eu não entendi aqui de jeito nenhum foi Johnny Galecki. De novo, aqui era para ser Joel Mchale (“Community”).


Outro que não gostei foi Matt LeBlanc. Adoro o ator dos tempos de “Friends”, mas ele não tinha condições de ser indicado por “Episodes”. A série é muito fraca e o ator vive um estereótipo, tipo Joey mais velho. Não dá pra se conformar. Gostaria de ver na vaga dele William H. Macy, da versão americana de “Shameless”, série bastante competente.


Melhor Atriz em Série de Comédia
Laura Linney – The Big C
Edie Falco – Nurse Jackie
Amy Poehler – Parks and Recreation
Melissa McCarthy – Mike & Molly
Martha Plimpton – Raising Hope
Tina Fey – 30 Rock



Gosto de todas as atrizes, mas a que fiquei mais contente foi Martha Plimpton pela indicação solitária de “Raising Hope”. E outra, cadê a Toni Collette por “United States of Tara”? Enfim, acho que Laura Linney leva. Atriz linda e competentíssima.


Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia
Jon Cryer – Two and a Half Men
Chris Colfer – Glee
Jesse Tyler Ferguson – Modern Family
Ed O’Neil – Modern Family
Ty Burrell – Modern Family
Eric Stonestreet – Modern Family



Outra vez “Modern Family” domina essa categoria, já que os atores da série se submetem somente às categorias de coadjuvantes. E qualquer um dos quatro que ganhar vai ser merecido. A vaga de Chris Colfer poderia ter sido ocupada por  Danny Pudi (“Community”).


Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia
Jane Lynch – Glee
Betty White – Hot in Cleveland
Julie Bowen – Modern Family
Kristen Wiig – Saturday Night Live
Jane Krakowski – 30 Rock
Sofia Vergara – Modern Family



Será que Jane Lynch ganha? Essa é a única indicação merecida para “Glee”, então vamos ver. Gosto muito de Sofia Vergara e Julie Bowen.


É isso. “Game of Thrones”, “Boardwalk Empire” e “The Good Wife” saem como os favoritos. E as injustiças ficam novamente com “Comunnity” e “Fringe”. “The Walking Dead” e “Grey’s Anatomy” passaram batido, mas já esperava por isso. Vocês concordam com a lista ou sentiram falta de alguém?