quinta-feira, 25 de junho de 2009

Festival de Glastonbury reúne mais de 130 mil pessoas na Grã-Bretanha














































































Festival de Glastonbury reúne mais de 130 mil pessoas na Grã-Bretanha



Festival acontece em Somerset, neste fim de semana.




Mais de 130 mil pessoas estão se preparando para mais um fim de semana de lama e muita música no Festival de Glastonbury, em Somerset, na Grã-Bretanha.




Neil Young, Bruce Springsteen e Blur estão entre as atrações do Glastonbury




  • A organização do festival inglês Glastonbury, um dos maiores do mundo, divulgou nesta segunda-feira (25) a lista completa de atrações de 2009.

  • O evento deste ano acontece entre os dias 24 e 28 de junho em Worthy Farm, na Inglaterra. Neil Young, Bruce Springsteen e Blur estão entre os principais nomes desta edição, que ainda terá shows das bandas Fleet Foxes, Bat for Lashes e Passion Pit. Os ingressos estão esgotados.

  • Em uma fazenda no sudoeste da Inglaterra, uma cidade de tendas, 21 palcos e milhares de barracas de camping já está montada para abrigar o festival Glastonbury, o mais importante evento musical do verão europeu.

  • Desta quinta-feira (25) até domingo (21), 177 mil pessoas vão assistir a atrações que vão dos veteranos Bruce Springsteen, Neil Young e Blur a promessas como We Have Band, Stornoway e Mojo Fins, passando pelos sucessos recentes de Franz Ferdinand, Lady Gaga e Lily Allen, entre centenas de outros artistas.

  • "Há espaço para todos os tipos de música. É interessante ver o respeito com que as novas gerações veem os consagrados, mas há palcos para os mais novos e audaciosos", conta ao Jornal do Brasil Crispin Audrey, organizador do festival e autor do livro "Glastonbury Festival Tales", coletânea de relatos sobre o evento, que teve sua primeira edição em 1971, com o então jovem David Bowie entre as atrações.
  • Os quase 40 anos do festival são quase o mesmo tempo de carreira do roqueiro canadense Neil Young, que fecha o palco principal na sexta-feira (26). Após a polêmica edição do ano passado, com o rapper Jay Z e os jovens do Kings of Leon no topo da escalação, a organização voltou a colocar medalhões como headliners. O americano Bruce Springsteen é o último no palco de sábado (27). "Não é uma coisa tão planejada quanto parece", garante Crispin.

  • Os heróis do britpop Blur encerram no domingo, com seu primeiro grande show em nove anos. A banda não toca desde 2000, quando começaram os desentendimentos entre o vocalista Damon Albarn e o guitarrista Graham Coxon. No início deste ano, anunciaram a reunião com uma série de shows na Inglaterra. Os ingressos se esgotaram em minutos. Alguns pequenos shows foram feitos na semana passada, mas o público de Glastonbury vai ver o primeiro grande ato do retorno.

  • Mas a nostalgia e a celebração de antigos sucessos não tira do festival o seu papel mais esperado pelos fãs de música pop: Glastonbury é uma grande vitrine. No ano passado, os americanos MGMT e Vampire Weekend tiveram apresentações que ajudaram a consolidar a passagem do status de promessas para sucesso no cenário pop.

  • Neste ano o festival começa mais cedo, apenas com novidades. Algumas delas são vencedoras do concurso Emerging Talents, promovido desde o início deste ano para ajudar a encontrar o hype do verão inglês. Doze bandas foram selecionadas para tocar no festival.

  • O primeiro lugar ficou com o We Have Band, trio de Londres de electro-rock que não tem nem um ano de formação.
    "É muito bom que tão cedo na nossa carreira conseguimos tocar num festival tão importante", comemora o vocalista Thomas WP em entrevista ao Jornal do Brasil. O We Have Band toca hoje e outras três vezes no fim de semana. "Vamos dar conta", afiança Thomas. "Em março tocamos dez vezes no festival South By Southwest, no Texas. Vai ser como uma caminhada na fazenda. Encaixamos nas tendas dance e palcos abertos". O meio termo entre dance e rock (a banda tem guitarras mas usa bateria eletrônica) está chamando a atenção. O grupo é o novo queridinho de publicações musicais.

  • A história de outro finalista do Emerging Talents é um pouco mais longa e trágica. O Mojo Fins lançou um single de estreia em 2007, pouco antes de o vocalista e guitarrista Jon Chandler morrer num acidente de carro. Mesmo com a perda, seus integrantes decidiram seguir com seu folk rock. "O motivo mais simples e curto é que a música é parte inseparável das nossas vidas, assim como era da de Jon. A chance de tocar em Glastonbury é um ponto alto depois desse período difícil", explica o guitarrista Stephen Brett.

  • Outra banda que entrou no festival pelo concurso e está com moral na imprensa é o Stornoway, que lançou Zorbing, o “single favorito do ano” para o jornal The Guardian. "É excitante ver tamanha resposta à nossa música até agora. Estamos esperando uma reação negativa a qualquer momento", brinca o vocalista Brian Biggs, ironizando a velocidade com que artistas são incensados e deixados de lado para o hit seguinte.
    Glastonbury é o lugar ideal para ver esta cruel e divertida máquina de sucessos funcionando na capacidade máxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário