quinta-feira, 18 de junho de 2009

'Tinha que ser você' é romance com personagens maduros













  • Tinha que ser você é romance com personagens maduros.


  • Filme é protagonizado por Dustin Hoffman e Emma Thompson. Ambos foram indicados ao Globo de Ouro por suas atuações.


  • Em meio à temporada de filmes voltados para o público infanto-juvenil repletos de mutantes, exterminadores indestrutíveis e carros que viram robôs, o drama romântico "Tinha que ser você" é um oásis para os adultos que buscam mais do que explosões, tiroteios e correrias quando vão ao cinema.


  • Protagonizado por Dustin Hoffman e Emma Thompson - ambos indicados ao Globo de Ouro pelo filme - "Tinha que ser você" estreia nesta sexta-feira (19) em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.


  • Hoffman é Harvey, um compositor de jingles nova-iorquino que está prestes a perder o emprego, mas precisa ir a Londres para o casamento de sua filha, Susan (Liane Balaban). Emma é Kate, uma mulher solitária, que aspira ser escritora mas trabalha como pesquisadora no aeroporto. Além disso, cuida da mãe (Eileen Atkins), com quem deixou de dividir a casa há muito tempo.

  • O destino parece conspirar a favor de Harvey e Kate. Ela tenta aplicar um questionário nele, assim que o norte-americano chega na Inglaterra - mas, estressado como está, é grosseiro com ela. Num outro momento, ela entra num táxi do qual ele acabou de sair, mas eles nem se notam. Mais tarde, quando se encontram novamente e travam um diálogo, Harvey já passou por diversas frustrações.


  • No casamento de sua filha, ele descobre que a moça prefere o padrasto (James Brolin) para conduzi-la ao altar. Como Harvey deve voltar aos Estados Unidos logo, ele não pode ficar para a festa. Ao chegar no aeroporto, recebe um telefonema e descobre que foi demitido. Desnorteado, Harry se senta num café quando se depara com Kate, lendo um livro ao seu lado.

  • Se num primeiro momento ela é resistente a ele que, aliás, tenta desculpar-se pela grosseria passada, com o tempo Kate cede ao charme e carisma de Harvey. Os dois iniciam uma amizade que tem tudo para caminhar para algo mais sério.


  • As andanças dos dois personagens por Londres, passando longe dos pontos turísticos mais famosos, fazem lembrar "Antes do amanhecer" (1995) e "Antes do pôr-do-sol" (2004), numa versão com personagens mais maduros. A forma como o diretor e roteirista Jon Hopkins trabalha essa interferência de um na vida do outro, e as consequentes mudanças, é o que traz charme e verdade a "Tinha que ser você".

  • Uma subtrama envolvendo a mãe de Kate e um vizinho que ela desconfia ser um assassino adiciona um pouco de leveza ao filme. Por mais forçadas que sejam algumas situações, é fácil perdoar qualquer pieguice, dada a honestidade que Emma e Hoffman imprimem a seus personagens.

  • Harvey e Kate são duas pessoas deslocadas em suas próprias vidas que, um com a presença do outro, tornam-se capazes de encontrar a si mesmas. No fundo, a mensagem do filme pode ser simplista, mas não deixa de ser verdadeira - às vezes, só os outros podem nos mostrar o que há de melhor em nós mesmos.

    Por Alysson Oliveira, do Cineweb
    (As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário