quarta-feira, 24 de junho de 2009

THE GOSSIP




A antimusa contra-ataca
A cantora americana Beth Ditto ironiza o ideal de beleza do mundo pop e retorna ao noticiário com "Music for Men", novo disco de seu grupo, o trio Gossip




  • Beth Ditto é uma antimusa do rock. Vocalista e líder do trio The Gossip, a norte-americana de 28 anos ironiza o ideal de beleza do universo pop ao brincar com o fato de estar dezenas de quilos acima do peso.Dona de uma voz aguda e potente, Ditto retorna ao noticiário pop com "Music for Men", disco lançado anteontem no exterior e que chega em julho no Brasil, segundo a Sony.

  • O álbum segue na mesma linha do álbum anterior, "Standing in the Way of Control" (2006), que arremessou o Gossip para o mundo: guitarras afiadas, groove, que aproximam o punk da dance music."Music for Men" é uma das apostas da Sony, que escalou para produzi-lo Rick Rubin (U2, Red Hot Chilli Peppers).


  • Gossip ressurge mais pop e dançante a vocalista já não grita tanto e guitarras estão menos agudas em disco produzido por Rick Rubin, que une melhor os gêneros DA REPORTAGEM LOCAL
  • Beth Ditto e o Gossip apareceram para o mundo em 2006. Ao unir a força de guitarras punk com linhas de baixo grooveadas, a música "Standing in the Way of Control" tornou-se hit mundial, sendo tocada em clubes indies e em rádios de dance music.

  • Beth Ditto tornava-se, então, uma rock star. Por não esconder o fato de ser gorda e ativista feminista, Ditto ganhava atenção muito maior do que os outros dois integrantes do grupo -ironicamente, maior até do que as próprias músicas da banda. Já de cara "Music for Men" mostra as intenções de Ditto e da banda: a capa traz uma imagem retrabalhada de Hannah Blilie, baterista do trio. Nada de Beth Ditto.

  • Se no disco anterior víamos o rock e a dance music disputando espaços, em "Music for Men" os gêneros dividem território, sem qualquer conflito -guitarras não brigam com linhas dançantes. Parte do mérito deve ser dado a Rick Rubin, um dos mais conhecidos produtores do rock americano, que já trabalhou com gente como U2, Green Day e Red Hot Chili Peppers. Rubin parece ter aparada as arestas que faziam da música do Gossip tropeçar.

  • O som está mais limpo, econômico -Beth Ditto não precisa mais gritar tanto; as guitarras não precisam mais estar tão agudas. O primeiro single do álbum, "Heavy Cross", já ganhou um vídeo e está em alta rotação nas rádios independentes e em blogs de MP3. Espertamente, a banda segue o caminho trilhado no hit "Standing in the Way of Control", em que a dinâmica melódica intensifica o carétr roqueiro do Gossip, mas com uma melodia pegajosa que vai bem nas pistas de dança.

  • Não é apenas no punk que o Gossip vai buscar referências -em faixas como "8th Wonder" e "Four-Letter Word", o trio evidencia as influências pós-punk de bandas como Killing Joke e Gang of Four. Já "Dimestore Diamond", que abre o álbum, é das mais fracas de "Music for Men": nem lenta nem rápida, procura não transmite a energia que encontraremos no restante do disco. Ser livre Além de vocalista e antimusa, Ditto é, também uma compositora instável. Ele acerta em várias letras, como em "For Keeps", espécie de manifesto em que deseja apenas "ser livre".

  • Mas erra em versos tolos ou em clichês bobocas (como "o que você faz volta para você" e coisas do tipo) Em "Love Long Distance", a vocalista mostra a potência de sua voz, numa faixa que é mais roqueira do que dançante. Centro das atenções Embora tente dar espaço aos outros músicos e esconder-se atrás de suas canções, Beth Ditto continua sendo o ponto de referência do Gossip. Por mais que as melodias de canções como "Pop Goes the World", "2012" e "Spare Me from the Mold" sejam contagiantes, é presença de Ditto que faz das faixas algo mais do que reciclagens disco-punks.

  • Há pouco tempo a antimusa posou pelada para capas de revistas. Hoje é reverenciada por blogueiros como Perez Hilton. (E iriam tocar no Tim Festival do ano passado, mas cancelaram na última hota, alegando problemas de agenda.) Além de "Music for Men", a voz de Ditto poderá ser ouvida em outro aguardado lançamento: o segundo álbum da dupla inglesa Simian Mobile Disco -Beth Ditto aceitou cantar em uma das faixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário