quarta-feira, 21 de abril de 2010

BIFFY CLYRO


HISTÓRIA (1995-Atualmente)

O primeiro sinal do que viria a tornar-se o Biffy Clyro foi a banda formada em 1995, na cidade de Ayrshire na Escócia, pelo guitarrista de quinze anos de idade, Simon Neil, por Ben Johnston e por alguém conhecido apenas como Tatts na bateria e baixo, respectivamente. Eles se autodenominam Screwfish. Tatts foi logo substituído por James Johnston, irmão gêmeo de Ben, e os três passaram os próximos dois anos ensaiando e escrevendo. Simon Neil comentou sobre este período de tempo, dizendo: "Naquele momento, nós provavelmente soávamos como qualquer outra banda que nunca tinha ouvido falar do Nirvana. Estávamos apenas descobrindo pedais de distorção, realmente. Depois fomos um pouco mais “punk” por um tempo. Acho que leva um tempo para conseguir exatamente o que você quer fazer. No início você só quer soar como suas bandas favoritas, mas depois de algum tempo você percebe, talvez você possa se tornar a sua banda favorita.

Em 31 de janeiro de 1995, eles fizeram seu primeiro show sob o nome Skrewfish como o apoio a uma banda chamada Pink Kross, no Centro da Juventude em East Kilbride, agora conhecido como Universal Connections East Kilbride.

Em 1997, o trio se mudou para Glasgow, onde Neil foi para a Universidade de Glasgow e os gêmeos Johnston foram para a Stow College, estudando Música Eletrônica e Engenharia de Áudio, respectivamente.

Após tocar em vários locais de Glasgow e receber reações positivas do público, a banda foi descoberta por Dee Bahl, que logo se tornou seu empresário. Bahl ofereceu-lhes uma oportunidade de lançar um single independente na etiqueta Aereogramme Records Babi Yaga. "iname" foi lançado em 28 de junho de 1999, dando à banda sua primeira chance de rádio. Esta primeira versão levou a banda a ser escolhida pela gravadora Stow College's Electric Honey Records para gravar um álbum. “Thekidswhopoptodaywillrocktomorrow” foi lançado em Nerosa no dia 13 de junho de 2000. Poucos dias antes do lançamento do “Thekids”, através de um representante da Beggars Banquet Records, a banda tocou no palco de bandas independentes do grande festival escocês “T In The Park”. Logo após, eles assinaram com esta gravadora.

Em 9 de abril de 2001, canção inédita "27" foi lançada como single. Em 1 de Outubro de 2001, uma canção do “Thekids” foi re-gravada e lançada como single, "Justboy". Isso foi repetido novamente em 4 de fevereiro de 2002, quando a canção "57" foi lançada. Em 11 de Março, o álbum de estréia da banda, “Blackened Sky”, foi lançado com críticas geralmente positivas. Foi nessa época que a banda começou a excursionar, abrindo inclusive para o Weezer em 20 de março, no Barrowlands em Glasgow. Em 15 de julho, o quarto single do álbum, "Joy.Discovery.Invention" foi lançado com uma música recém-gravada, intitulada "Toys, Toys, Toys, Choke, Toys, Toys, Toys", que mais tarde apareceu no álbum “The Vertigo of Bliss”.

Em 2003, a banda retornou ao estúdio para gravar a sequência de “Blackened Sky”. Em 24 de Março, um novo single foi lançado, intitulado "The Ideal Height", seguido por outro novo single, intitulado "Questions And Answers", em 28 de maio. O segundo álbum da banda, “The Vertigo Of Bliss” foi lançado em 16 de junho, às opiniões positivas, que incidiu sobre o estilo mais experimental do álbum, em comparação com “Blackened Sky”.

Após excursionar incansavelmente, o Biffy foi para o País de Gales gravar um novo álbum. Tal como aconteceu com o álbum anterior, dois singles foram lançados antes do novo álbum, "Glitter And Trauma" e "My Recovery Injection", em 9 de agosto e 20 de setembro, respectivamente. Um download digital também foi lançado, "There's No Such Thing As A Jaggy Snake", em 31 de Maio. Em 4 de Outubro, o terceiro álbum da banda, “Infinity Land” foi lançado, e em 14 de fevereiro de 2005, o último single do álbum, "Only One Comes To Mind" foi lançado. Em 16 de fevereiro, a banda fez um cover do Franz Ferdinand "Take Me Out". A banda paralela de Simon Neil, Marmaduke Duke, também lançou um álbum em 2005, o “The Magnificent Duke”.

Em 2006, o Biffy Clyro deixou a Beggars Banquet e assinou um contrato com a 14th Floor Records, um ramo da Warner Bros. Em setembro, a banda foi para o Canadá para gravar o seu quarto álbum de estúdio. A partir das gravações o single "Semi-Mental" foi lançado como um download digital em 25 de dezembro.

Em 2007, a canção "Saturday Superhouse" foi lançada em 5 de Março, onde atingiu o 13º lugar no UK Singles Chart. “Puzzle” foi lançado em junho para a aclamação da crítica, e ajudou a banda a alcançar a sua mais elevada posição no UK Albums Chart, atingindo a segunda na primeira semana de lançamento. Em turnê, abrir para bandas como Muse, The Who, Red Hot Chili Peppers, e The Rolling Stones, foi fundamental para formar a base de fãs do Biffy. A banda também tocou no Download 2007, 2007 Glastonbury, Reading e Leeds Festival e T In The Park. Em 25 de agosto, foi anunciado que "Machines" seria o próximo single de “Puzzle”, e foi lançado em 8 de Outubro. A banda também abriu para o Linkin Park durante janeiro em sua turnê européia.

Em 2008 aconteceram shows antológicos do Biffy nos festivais Reading & Leeds, Glastonbury, T In The Park entre outros. Aconteceu também uma turnê com o Queens Of The Stone Age, em suas turnês européias e norte-americana do álbum “Era Vulgaris”. Também abriram para os roqueiros do Bon Jovi, durante a “Lost Highway Tour”. Em julho, a banda lançou um novo single, intitulado "Mountains", que atingiu o quinto lugar na UK Singles Chart. Ele foi originalmente definido para ser um single independente, mas foi então definido para ser incluído no próximo álbum da banda. Em dezembro de 2008, a banda fez um de seus maiores shows, no Glasgow SECC na Escócia.

Ainda em 2008, foi lançada, contra a vontade da banda, a coletânea “Singles 2001-2005”, pela Beggars Banquet Records. Isso ocorreu porque a banda ainda devia um álbum para a gravadora, que resolveu juntar singles editados para as rádios nesse álbum.

Em abril de 2009, de Neil Simon declarou: “Começamos a gravar o novo álbum no dia primeiro de maio em Los Angeles com Garth Richardson, que fez nosso último álbum. Nós estamos indo ao Ocean Way Studios, estúdio em que Frank Sinatra fez 'My Way'. Devemos ter tudo pronto até agosto e deve sair cerca de setembro. Bem, isso é o que está na agenda, mas se não for seguida, ele será certamente antes do final do ano.

Em 28 de agosto de 2009 foi lançado o single "That Golden Rule", que atingiu o 10º lugar no UK top 40.

"Only Revolutions", sexto álbum do Biffy, foi lançado em 02 de novembro de 2009. E o disco já saiu com pelo menos dois mega-hits: “Mountais” e “That Golden Rule”, lançadas anterirmente.

“Only Revolutions” é o álbum mais pop do Biffy Clyro. Mas a banda mostra em canções como “God & Satan”, “Many Of Horror”, “Cloud Of Stink” e “Know Your Quarry”, além dos sucessos "Mountains" e "That Golden Rule", que é bastante fiel ao seu estilo original.

No momento o Biffy Clyro segue quebrando tudo na “Only Revolutions Tour”! Confira as datas no site oficial da banda, biffyclyro.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário