quarta-feira, 7 de abril de 2010

Lost – 06×11 – Happily Ever After







Bem que Carton Cuse nos avisou no Twitter: com esse episódio, um novo capítulo começa na temporada. Estamos a seis episódios do final iminente, e finalmente está com cara de encerramento. Se os próximos episódios surtirem em mim o mesmo efeito que esse, vou precisar de acompanhamento psicológico depois da series finale. Porque acho que não é exagero dizer que Happily Ever After entra FÁCIL no meu TOP5 de melhores episódios de Lost.

Sempre tive suspeitas a respeito da importância de Desmond. Quando Daniel Faraday disse que ele não se aplicava às regras no primeiro episódio da 5ª temporada, sabia que seu destino não era somente encontrar Penny e viver “happily ever after”. A volta do personagem não teve apenas um flash sideway; Desmond realmente vivenciou a realidade alternativa, do jeito que fazia nos incríveis episódios focados em seu “dom”, como o The Constant da 4ª temporada. Por que todo episódio focado em Desmond tem que ser tão bom? É maldade com os episódios da Kate.

George Minkowski, oficial de comunicação do cargueiro enviado à ilha por Widmore na 4ª temporada e que morreu sobrecarregado com todos os “flashes” de flash forwards e flashbacks, também trabalha para Charles na realidade alternativa. É apenas “Geroge”, motorista de Desmond, que também trabalha para Widmore e é praticamente seu BFF, com direito a wisky de 60 anos e todas as regalias.

Já repararam como, em cada episódio que retrata os acontecimentos do dia do acidente, o cabelo da Claire ta diferente?

Widmore tem um filho, Daniel Faraday Widmore! E é casado com Eloise! E Penny é meia-irmã de Daniel!

A participação de Charlie e Dan no “flash sideway” de Desmond não foi apenas para nos fazer soltar exclamações ao ver um rosto conhecido. Charlie disse ter visto seu grande amor quando quase morreu sufocado no avião e, ao jogar o carro em que estava com Desmond no mar, fez Desmond ver Penny pela primeira vez e “lembrar-se” de como a ama. Quando Dan mostrou seu diário a Desmond, estava realmente esperando ler “se algo der errado, Desmond Hume será minha constante”. Ia ser bem mais legal do que uma fórmula, por mais complexa que ela fosse.

Foi um episódio incrível, mas tive um fator mínimo de incômodo com o modo como a história está enveredando pro lado do amor de novo, do jeito que aconteceu no final da temporada passada. Desmond viu Penny, Dan viu Charlotte, Charlie provavelmente viu Claire. Em The Incident, Jack diz que quer estourar a bomba de hidrogênio por causa da Kate, porque é tarde demais para os dois; e Juliet diz que preferia nunca ter conhecido Sawyer a ter que perdê-lo para Kate, então também vota à favor da bomba. Então, sério que vão voltar a insistir nessa história? Desmond pede o nome de todos os passageiros do vôo 815 para mostrar uma coisa a eles. Mostrar o quê? Seus amores verdadeiros? Não me leve a mal, todo episódio envolvendo o amor de Desmond e Penny é lindo, mas será realmente necessário envolver a vida amorosa de todo mundo no processo?

What the heck aconteceu com Desmond quando voltou “ao normal” e ficou todo Mr. Cooperative, aceitando sem hesitar tudo o que Widmore e o Sayid Assassino diziam?

Todo o clima de felicidade alcançada da cena final do flash sideway + a cara de psicopata de George Minkowski me fizeram pensar em tragédia, do tipo pegar uma arma e atirar no Desmond. Mas os roteiristas foram bonzinhos, thanks to Jacob.

Happily Ever After só veio para confirmar minhas teorias de que não é Jack, não é Locke, não é Jacob; o personagem principal e que vai ser de extrema importância para o encerramento da série é Desmond. E isso é sensacional.

07/04/10 por dudustorm

Nenhum comentário:

Postar um comentário