segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dead Can Dance



















Dead Can Dance



A Alma feita Música



Desde a sua criação em 1981 até ao final da década passada, os australianos de origem anglo-irlandesa "Dead Can Dance" mudaram o panorâma da música alternativa feita no velho continente. Colheram e reiventaram influências da folk, da pop, da música antiga e tradicional dos quatro cantos do mundo. Ao todo, oito discos intemporais.

Por João Maia



O grupo Dead Can Dance consiste essencialmente num duo composto por Lisa Gerrard e Brendan Perry, dois australianos, ambos de origem anglo-irlandesa, que no início dos anos 80 se juntaram para dar origem a um dos agrupamentos musicais mais emblemáticos da música alternativa do final do século XX. E realmente é impossível catalogar a música produzida pelos Dead Can Dance, a não ser como alternativa, o que é sempre um pouco vago, tal não é a quantidade de influências que desfilaram ao longo de 17 anos de carreira, 8 discos de originais e inúmeras colaborações com outros artistas.

Elementos típicos da música pop, folk, música medieval, música de origem árabe, misturam-se constantemente com ritmos tribais, ou com música de câmara, de modo a criar ambientes únicos, plenos de espritualidade, plenos de alma. E é precisamente na busca da alma escondida em cada instrumento musical que se inspira o nome do grupo. Como diz Brendan Perry, "o significado por detrás do nome tem a ver com a procura da vida inerente aos instrumentos musicais, que por si só são objectos inanimados, mortos".




DCD 1981 - 1998

De forma a comemorar e homenagear a carreira daquele que foi um dos seus grupos mais emblemáticos, a 4AD lançou uma caixa com uma compilação dos melhores temas dos Dead Can Dance ao longo da sua carreira. Esta caixa é composta por três CD's nos quais se podem encontrar alguns temas inéditos (que incluem o magnífico 'Bylar', bem como o tema 'The Lotus Eaters' que faria parte do sucessor de 'Spiritchaser' caso o grupo não se tivesse separado), e um DVD com o concerto gravado em 'Toward the Within', e com excertos de entrevistas com os músicos. Esta caixa contém ainda um livro com uma série de testemunhos dos próprios músicos acerca da sua carreira, ilustrado com uma série de belas fotografias. Pode dizer-se que não é apenas uma caixa, é um objecto de arte.

http://www.attambur.com/OutrosSons

Nenhum comentário:

Postar um comentário