domingo, 30 de janeiro de 2011

CRISTINA GRANATO - UM OLHAR NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA


Livro reúne bastidores da música brasileira


Cristina Granato lança coletânea com imagens íntimas de cantores


Fotógrafa carioca flagrou Chico Buarque sem camisa e Caetano Veloso trocando de roupa no camarim



Velha conhecida no meio musical, a fotógrafa carioca Cristina Granato, 48, se define como "figurinha fácil" na noite do Rio de Janeiro. Há 30 anos, ela registra bastidores de shows e lançamentos de discos da MPB.

Seu trabalho não é exatamente jornalístico. Granato ganha a vida como free-lancer, contratada pelos próprios músicos ou gravadoras para cobrir eventos.

A natureza dessa profissão se reflete em duas características fundamentais de suas fotos, reunidas no livro "Cristina Granato - Um Olhar na Música Popular Brasileira", lançado esta semana.

A primeira delas é que seus flagrantes nunca são embaraçosos para os artistas: eles transitam numa vertente oposta à dos paparazzi. Os personagens fotografados geralmente aparecem sorrindo e abraçados.

A segunda característica advém dessa postura "de confiança" para com as celebridades, aliada a um talento social muito particular. Como quase nenhum outro fotógrafo, ela tem acesso aos camarins e é amiga de muita gente da área.

E teve o mérito de estabelecer uma ligação tão direta com seu objeto que consegue arrancar dos artistas uma intimidade e naturalidade acessíveis apenas aos amigos próximos. Este é o lado mais valioso das fotos que produz.

Assim desnudados aparecem Chico Buarque sem camisa e suado após uma partida de futebol, Caetano Veloso trocando de roupa no camarim e Cássia Eller sentada num vaso sanitário. Há três décadas fazendo isso, seus registros ganharam também um verniz histórico. Muitos dos fotografados já se foram, como Cazuza, Renato Russo, Tom Jobim e Dorival Caymmi.

O resultado final é uma espécie de celebração dos bons momentos da música brasileira e sobretudo da carreira de Granato.

O lançamento do livro, neste mês, no Rio, não deixou dúvidas sobre o entrosamento da fotógrafa com eles.

Houve shows de João Donato, Erasmo Carlos, Roberto Menescal, Arlindo Cruz, Fernanda Abreu, Frejat e Jards Macalé. Todos tocando sem cobrar cachê. Difícil imaginar outro fotógrafo com estofo para reunir um time assim.





CRISTINA GRANATO - UM OLHAR NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
AUTORA : Cristina Granato
EDITORA :  Aeroplano
QUANTO : R$ 85 (292 págs.)



http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2901201127.htm

Um comentário:

  1. Olá adorei teu blog. lindo mesmo parabéns. Faça uma visitinha ao nosso e seja mais um membro, você é nosso convidado especial. http://poetarenatodouglas.blogspot.com/

    Abraços!

    Renato Douglas

    ResponderExcluir