Adolescentes amontoados por trás das grades de proteção acenam para o astro na esperança de algum olhar de reconhecimento. Garotas escrevem cartas quilométricas e borrifam perfume em suas páginas. Fãs-clube disputam entre si o título de maior colecionador de fotos, vídeos e autógrafos. Dezenas de jovens publicam os piores impropérios em sites de cinema que ousam criticar negativamente o último lançamento do ídolo. Os astros do cinema teen precisam tomar cuidado: amor demais sufoca. Para fugir dessa sina, alguns deles se aventuram em produções que exigem uma maturidade que vai além da compreendida pelos próprios fãs. Conheça quem se deu bem nessa transição e quem perdeu as rédeas da carreira no mundo fantástico que precede a vida adulta.


“Eu cresci, agora sou mulher”

 
Robert Pattinson em “Água para Elefantes”

Diferenças de gênero à parte, a verdade é que Robert Pattinson cresceu e agora procura, discretamente, se desvencilhar da imagem de vampiro adolescentóide. O astro é o protagonista do drama “Água para Elefantes”, em cartaz nos cinemas brasileiros, dessa vez sem caninos sobressalentes e lentes de contato. Pattinson dá vida ao veterinário Jacob Jankowski, contratado por uma grande companhia circense para cuidar da dieta de seus animais. O potencial dramático do ator é constantemente colocado à prova em uma trama madura que envolve traição, vingança e muita pieguice. Os resultados de seus esforços são convincentes e sinalizam uma carreira que pode ir além do óbvio.

 
Kristen Stewart em “The Runaways – Garotas do Rock”


Colega de elenco na saga vampiresca, Kristen Stewart também parece ter colocado sua carreira em trilhos menos questionáveis, embora ainda mantenha um pé  na franquia que garantiu seu posto de musa teen. Em 2010, a atriz viveu a cantora multiinstrumentalista Joan Jett no filme “The Runaways – Garotas do Rock”, sobre a banda de mesmo nome formada por garotas na década de 70.
Seu desempenho foi classificado pela maior parte dos críticos como razoável, mas havia o consenso de que a garota merecia ter seu esforço reconhecido. A próxima incursão adulta de Stewart é o drama independente “Corações Partidos”, no qual faz o papel de uma stripper. A oscarizada Melissa Leo, que atua ao lado de Kristen, foi a primeira a elogiar o crescimento da colega.

 
Leonardo DiCaprio em “A Origem”


O maior exemplo da maturidade obtida gradativamente por um ator é, sem dúvidas, a carreira de Leonardo DiCaprio. Inibido pela crítica, mas presente no imaginário de dez entre dez garotas do planeta, seu papel em “Titanic” foi a coroação imediata junto ao público jovem. Longe de conseguir a unanimidade crítica que vem recebendo em seus últimos projetos, DiCaprio foi conhecido como o Jack por muito tempo antes de assumir outro papel que renovasse a forma como é lembrado.

A partir de filmes como “Gangues de Nova Iorque”, “O Aviador” e “Foi Apenas Um Sonho”, o ator provou que seus tempos de atuação sustentada por um rosto de traços delicados ficaram para trás. Após o sucesso de “A Origem”, de 2010, DiCaprio pode respirar aliviado com a certeza de que é, atualmente, um dos nomes favoritos entre todos os públicos.


Era uma vez…
 
Macaulay Culkin em “Esqueceram de Mim 2″ (1992) e nos dias de hoje


…um promissor ator de dez anos que fez fortuna ao atuar na série “Esqueceram de Mim” (1990), no início dos anos 90. Após cravar seu nome na história do cinema como o astro infantil mais bem sucedido daqueles tempos e acumular uma fortuna estimada em US$ 17 milhões, Macaulay Culkin assistiu a gradativa desvalorização de sua capacidade artística e caiu no ostracismo.

O ator ainda experimentou um retorno aos holofotes duas vezes: a primeira delas em 1994, quando protagonizou “Riquinho”, e a outra em 2003, com “Party Monster”, que impressionou mais pelas cenas ousadas que pelo seu trabalho como ator. Seu último papel de destaque foi o de Andrew Cross, no seriado “Kings”, exibido pela NBC em 2009. O programa não obteve boa audiência e foi cancelado em sua primeira temporada. Sobre Culkin… ninguém sabe por onde anda.


 
Ralph Macchio em “Karatê Kid” (1984) e nos dias de hoje

Outro que ficou famoso por um único papel foi Ralph Macchio. Quem? O ator norte-americano tornou-se conhecido aos vinte anos, quando protagonizou o primeiro filme da franquia “Karatê Kid”. Macchio viveu Daniel San nas três versões produzidas até 1998 (sendo o primeiro em 1984) e foi responsável por espalhar em todo o mundo a febre pelo “golpe da garça”. Depois disso, não assumiu nenhum papel de destaque e hoje, aos 49 anos, ganha a vida trabalhando em curtas independentes e fazendo pontas em seriados de TV. Na verdade, a posição de astro falido é o que há de mais atrativo em sua figura.

___
Jáder Santana é crítico do CCR desde 2009 e estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Experimentou duas outras graduações antes da atual até perceber que 2 + 2 pode ser igual a 5. Agora, prefere perder seu tempo com teorias inúteis sobre a chatice do cinema 3D.