O jornal The Times of India revelou que o Governo local deu permissão para a gravação do novo filme da franquia James Bond no país. Mas nem tudo são flores. De acordo com o jornal, apesar da permissão, o Governo proibiu que fossem filmadas cenas próximas a algumas ferrovias, alegando problemas de segurança. A equipe de produção ainda tenta obter do Ministério das Ferrovias a permissão para gravar em duas linhas próximas a Goa, já que o filme deve incluir uma sequência de ação envolvendo trens.

Segundo Pravesh Sahni, da produtora India Take One, responsável pelas filmagens na Índia, “este pode ser o maior filme hollywoodiano já filmado em nosso país. Trens são a espinha dorsal do filme. Vamos pagar pelas filmagens e também mencionar a Indian Railways nos créditos. As filmagens estão previstas para acontecer entre outubro e novembro. Tivemos que adiar para janeiro/fevereiro. Temos tentando resolver as coisas nos últimos três meses. O filme tem Daniel Craig fazendo acrobacias em um trem de carga. Embora a Indian Railways tenha nos dado permissão para filmar, preciso encontrar alguém para explicar o quão importante é para nós bloquear duas linhas durante oito horas diárias por cinco ou seis dias (…) Se não conseguirmos essa cooperação da Índia, o filme não será rodado aqui”.


Já em Ahmedabad, oeste do país, as filmagens devem acontecer próximas a uma usina de força e combustível. Na capital, Nova Delhi, as gravações passarão pelo velho bazar na região de Daryagani e também pelo mercado popular de Sarojini Nagar, com suas tradicionais lojas de tecidos.

Intitulado provisoriamente de “Bond 23″, o filme pode se chamar também, segundo especulações, “007- Carte Blanche” (Carta Branca, em português), título de um dos romances do espião. Além de Daniel Craig (“A Bússola de Ouro”) e Judi Dench (“Notas Sobre um Escândalo”) que retornam em seus papéis originais, o filme também terá Ben Whishaw (“Não Estou Lá”), Javier Bardem (“Onde os Fracos Não Têm Vez”), Rhys Ifans (“Elizabeth – A Era de Ouro”) e Ralph Fiennes (da franquia “Harry Potter”). O longa de 007 procura também duas bond girls para acrescentar charme à trama. Os papéis delas seriam de uma agente britânica e a outra uma asiática chamada Severin. A atriz Naomi Harris (“Ninja Assassino”) completa o time feminino no papel de Monepenny.

O roteiro é assinado por Neal Purvis, Robert Wade e Peter Morgan. As filmagens devem se passar também pela África do Sul. O diretor Sam Mendes (“Beleza Americana”) começará os trabalhos em novembro, em Londres, nos famosos estúdios Pinewood. Após os conflitos de orçamento e produção, o longa terá apoio da Sony Pictures no financiamento e da MGM na distribuição em parte do mundo, inclusive no Brasil. A previsão de estreia é para 09 novembro de 2012.