Mais um grande nome da Sétima Arte declarou que abandonará seu ofício. Trata-se de Steven Soderbergh, diretor de filmes icônicos como “Traffic” e “Sexo, Mentiras e Videotape“. A revelação veio acompanhada de outra ainda mais curiosa: Soderbergh agora quer se dedicar à pintura. A informação foi dada pelo The New York Times na última terça-feira (30).

“Estou interessado em explorar outra forma de arte enquanto tenho tempo e habilidade para isso”, disse o diretor. Contudo, Soderbergh deixou claro que, caso sua empreitada nesse segmento artístico não seja bem sucedida, poderá voltar aos cinemas. Portanto, a decisão não é definitiva.

Soderbergh já havia manifestado seu desejo de afastar-se das telonas em março desse ano, quando disse que começou a perceber, nos sets de filmagens, que seu trabalho tinha se tornado repetitivo.

Antes de largar sua atual profissão, o diretor ainda tem, pelo menos, cinco longas para trabalhar. “Contágio” e “Haywire” estreiam este ano nos EUA, sendo que o primeiro já tem previsão de estreia no Brasil (28 de outubro de 2011) e conta com um elenco dos sonhos de qualquer diretor, composto por Kate Winslet (“O Leitor”), Matt Damon (“Os Agentes do Destino”), Gwyneth Paltrow (“Homem de Ferro 2″) e Marion Cotillard (“A Origem”). Os outros trabalhos previstos do diretor são: “Liberace”, sobre o pianista Liberace, com Michael Douglas (“O Solteirão”); “The Man from U.N.C.L.E.”, filme de espionagem com George Clooney (“Um Homem Misterioso“); e “Magic Mike“, longa sobre os anos de stripper do ator Channing Tatum (“Querido John”), que também está no elenco da produção.

A previsão é de que todos tenham lançamento até 2013, ou seja, Soderbergh ainda tem alguns anos para repensar seus projetos.