terça-feira, 15 de maio de 2012

  Estreia – Piratas Pirados! 
(Pirates! Band of Misfits)
pirata3 ok Estreia   <i>Piratas Pirados!</i> (<i>Pirates! Band of Misfits</i>)

Sou grande fã de Fuga das Galinhas, o longa anterior deste mesmo diretor Peter Lord, em parceria com Nick Pack, que teve mais publicidade e que levou parece que seis anos preparando este novo filme de animação dos estúdios da Aardman, os mesmos que fazem os filmes de Wallace & Gromit, que passa aqui sem o atrativo maior das vozes originais (por exemplo, a voz do Capitão Pirada é de Hugh Grant e entre seus parceiros temos nomes famosos e grandes atores como Martin Freeman, Brendan Gleeson, Imelda Stauton- como a Rainha Vitória! - David Tennant, como Darwin, Jeremy Piven, Salma Hayek, Brian Blessed).

A dublagem nacional é competente embora tome certas liberdades discutíveis como dar sotaque nordestino a um dos piratas! Mas o filme merece todo o respeito porque, embora tenha alguma animação digital, por exemplo, o oceano e alguns detalhes como o monstro marinho e a baleia, ele é quase todo feito com a velha técnica de Clay animation, ou seja, tudo é movido quadro a quadro, lentissimamente e com imensa paciência. Também tem alguns problemas de targeting, já que seu humor é repleto de citações. A grande vilã é a Rainha Vitória do Império Britânico que se revela uma glutona que gosta de comer bichos raros!

piratas ok Estreia   <i>Piratas Pirados!</i> (<i>Pirates! Band of Misfits</i>)

O outro é justamente Charles Darwin, da Teoria das Espécies. E entre as figuras famosas de sua época que surgem de coadjuvantes estão a autora Jane Austen e o até o Homem Elefante! Portanto, tem muita coisa que não vai ser compreendido pelas crianças (a meu ver falta também mais música, fala-se tanto das canções dos piratas, mas elas não são mostradas). Mas apesar de tudo, assisti ao filme com crescente prazer e alegria, já que toda a tripulação de Piratas é atrapalhada e mesmo ingênua.

Ainda que tenha sentido no filme um sub-texto gay que me pareceu curioso (há, por exemplo, uma mulher que usa barba postiça e se faz passar por homem, um personagem intrigante que não é desenvolvido. Há também uma suspeita relação do capitão com seu imediato. Mas isso deve passar batido pelos menos atentos).

O que fica é a brincadeira com o Capitão Pirata que deseja ser escolhido o Pirata do Ano, mas seus feitos são poucos e nada rendosos. Parece difícil conseguir isso até que o cientista Darwin identifica seu pássaro de estimação como o famoso Pássaro Dodô (a mais famosa ave extinta da história recente) que ele tenta levar de modo nada honesto para Londres, para concorrer a um Prêmio da Academia de Ciências. O problema, porém, é que a Vitória odeia especialmente Piratas!

piratas1 ok Estreia   <i>Piratas Pirados!</i> (<i>Pirates! Band of Misfits</i>)

Mais não é preciso dizer, o filme tem roteiro do autor original das histórias, Gideon Defoe, que escreveu The Pirates! In Adventure with Scientists e Adventure with Whaling. E tudo funciona muito, inclusive para adultos. O difícil vai ser conseguir convencê-los a assistirem ao filme, já que as crianças americanas não embarcaram (por lá não rendeu mais do que U$S 14 milhões, o que é muito pouco em especial para o gênero e 3D)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário