terça-feira, 15 de maio de 2012

Primavera em Nova  York

Terceira Parte

nice Primavera em Nova York   Terceira Parte

Não há dúvida que foi o sucesso de Anything Goes (ainda em cartaz) que eles tentaram repetir com este novo Nice Work If you Can Get it.

Isto é, fazer uma compilação das melhores canções de um compositor genial do passado (lá Cole Porter, aqui George Gerswhin) numa história leve, divertida, propositalmente antiquada, com milionários, contrabandistas e filhos ilegítimos.

E muita invenção, humor, boas gags e eficiente coreografia. O resultado é um dos melhores shows no momento em cartaz na Broadway.

nice2 Primavera em Nova York   Terceira Parte

Quem gosta do velho estilo de espetáculo do tipo Crazy For You (montado há cerca de duas décadas) vai adorar esta enxurrada de canções da melhor qualidade. E muito bem encaixadas num roteiro inspirado de Joe Di Pietro (ainda que inspirado em trechos de P.G.Woodhouse e Guy Bolton) sem qualquer apelação (poderá ser visto por crianças se elas tivessem paciência). Esse Di Pietro ganhou o Tony por Memphis e antes fez um outro Cult off Broadway, I Love You, You’re Perfect, Now Change. Mas ainda se supera.

Quase todos os velhos standards estão lá: But not for Me, I’ve Got a Crush on You, Someone to Watch Over Me, S’Wonderful, Fascinating Rhythm, Lady Be Good,They All Laughed, Sweet and Lowdown, Let’s Call the All Thing off e naturalmente a música título. 

Algumas delas usadas para efeito cômico (como Do, Do, Do; Blah Blah Blah, By Strauss, Treat me Rough, todas essas são utilizadas em sketchs especialmente engraçados). Resultando em duas horas e meia (com intervalo) de puro prazer.

Sou fã de Matthew Broderick ou será que devo dizer que um dos meus filmes favoritos é Curtindo a Vida Adoidado!

Ultimamente ele andava meio descuidado, ficando com a aparência de sapo velho. Mas emagreceu, treinou muito e se não virou um Fred Astaire o que seria mesmo impossível é capaz de fazer piruetas bem marcadas e livrar sua cara numa boa. Também a voz que nunca foi grande coisa não compromete (ainda assim a gente sente uma certa falta de empenho, de alegria de viver, como se o palhaço tivesse ficado triste, desmotivado).

Sua parceira é a também estrela da Broadway Kelli O’Hara (South Pacific, Pajama Game) que tem a mais bela voz de sua geração mas um físico ingrato. Lembra aquela atriz inglesa Imelda Staunton mais jovem, ou seja, esta longe de ser bonita, ou uma atriz especial.

nice3 Primavera em Nova York   Terceira Parte

Felizmente o resto do elenco é ótimo. Fiquei chocado como o tempo passou para Estelle Parsons que surge apenas no fim para resolver a situação (Estelle ganhou um daqueles Oscars de coadjuvante de que ninguém se lembra e que não lhe trouxe sorte, por Bonnie e Clyde).

Em compensação quem esta ótima é Judy Kaye, de longa carreira (Mama Mia, Tony por Phantom of the Opera, Ragtime). Tem voz possante e agora é uma senhora de voz e presença poderosa. O mordomo também é outro papel notável; Michael McGrath (Memphis, Born Yesterday) já veterano parece ter a chance de sua vida. Jennifer Laura Thompson (Urinetown) insiste em imitar Kristin Chenoweth mas tem um número irresistível numa banheira (Delishious).

Nada disso surpreende quando vai se ver o nome da coreografa e diretor que é Kathleen Marshall , irmã de Rob Marshall e quem montou justamente Anything Goes - além de outros mais antigos como Kiss me Kate, Wonderful Town, Grease e The Pajama Game. Este é um daqueles shows que espero que dure muito porque eu o reveria de novo sem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário