terça-feira, 15 de maio de 2012

 

 Primavera em Nova York

Parte dois

 

 

Once Primavera em Nova York   Parte dois


Sempre houve uma relação muito próxima entre teatro e cinema, em particular no teatro musical. Praticamente todos os grandes shows musicais foram eventualmente adaptados para o cinema (como Um Violinista no Telhado, cuja montagem teatral original está em cartaz em São Paulo).

Se bem que de uns anos para cá, o fluxo se inverteu e tem sucedido justamente o contrário, filmes que viraram peças. Este ano então a moda chegou ao cúmulo, incluindo A Família Addams (já saiu da Broadway, mas está em São Paulo) e Priscila, a Rainha do Deserto (em SP e numa montagem melhor ainda na Broadway, aliás, produzidas por Bette Midler).

Neste momento, temos ainda Anything Goes (filmado várias vezes), Chicago (que era o filme Pernas Provocantes, com Ginger Rogers), Ghost, Mary Poppins (já no seu quinto ano), Rei Leão (mais de 11 anos), Newsies (da Disney, o filme nunca passou em nossos cinemas, foi direto para Home Vídeo), Spider Man Turn Off the Dark, Sister Act (Mudança de Hábito), Wicked (baseado em O Mágico de Oz e até de certa maneira O Phantom of the Opera.

Once2 Primavera em Nova York   Parte dois

Este ano o musical que teve mais indicações para o Tony foi justamente um filme que virou show, embora o filme tenha sido irlandês e nem tão conhecido assim. Falo de Apenas uma Vez/Once, de um certo John Carney, estrelado por uma dupla que desconhecida e continua até hoje, Glenn Hansar e Marketa Inglove.

Era a história de um irlandês que conserta aspiradores e de hobby canta na rua suas próprias composições. Assim atrai a atenção de uma jovem emigrante tcheca que também toca piano e canta. Os dois começam um romance, mas ela tem marido (que viaja), mãe e filha pequena.

A história é apenas essa e só ficou famosa porque teve uma canção que ganhou o Oscar, mas já estava esquecida. A bela Falling Slowly, que agora aparece logo no começo e no encerramento. Não é difícil entender porque os críticos ficaram encantados com o show. Ele é simplesmente diferente.

Quando você entra no teatro, a cortina está aberta e você pode ir diretamente para o palco, onde está armado um típico bar irlandês, com espelhos e muitos quadros e também uma banda típica local, que aos poucos se organiza e começa a interpretar canções regionais, às vezes inclusive com dança.

E isso durante praticamente meia hora! Até quando a plateia retoma seus lugares e começa a peça que é basicamente o filme, só que encenado naquele ambiente. Entra o herói (no filme nem tinha nome aqui virou Guy, que pode ser também Cara) e os coadjuvantes que formam também a banda vão trazendo os elementos de cena necessários.

E Depois a moça (que não tem nome, também é girl) e para ela trazem um piano (ela fala com sotaque forte e errando palavras, do que é tirado o maior efeito possível). Quase todas as canções são solos do casal embora tenha variações, seja a capela , meio dançado. Tudo de forma muita delicada, encantadora e também um pouco devagar (no final do primeiro ato, quase me vejo lutando contra o sono).

O show é modesto e bonitinho, mas funciona principalmente pelo acerto na escolha da dupla central, os dois desconhecidos para mim. Steve Kazee este em Spamalot do Monty Python e no 110 Degres on the Shade.

Nenhum filme importante. Mas é um rapaz de boa presença, boa voz, carismático. A moça se chama Cristin Millioti e tem créditos ainda menos conhecidos. As canções ainda são aquelas dupla do filme, Hansar e Marketa. O diretor para variar é inglês e se chama John Tiffany. Bem possível de ganhar o Tony. Se bem que eu prefira coisas mais animadas.

Rubens Ewald Filho

Crítico de cinema

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