terça-feira, 15 de maio de 2012

Marlene Dietrich

Quando se trata de nome de estrelas do cinema clássico, sempre prefiro abrasileirar o nome, como se fala tradicionalmente, ou seja, Marlene Dietrich. Nos Estados Unidos o nome dela é falado de outra forma, “Marlena Dietrik”, mas não há a menor dúvida de que é graças a ela, que o nome Marlene se tornou popular, na verdade, uma contração de Maria Madaglene.

marlene 12 Marlene Dietrich

O que não há dúvida que Marlene ou Marlena foi uma das maiores lendas do século vinte, famosa primeiro como O Anjo Azul, a grande rival de Greta Garbo, depois como uma das mulheres mais glamurosas do mundo, dona de uma das pernas mais perfeitas do cinema até finalmente ser promovida como a avó mais charmosa (e com as mais belas pernas!).

Foi uma longa carreira, cheia de mistérios e romances, ao menos 35 anos de estrelato absoluto. Até porque Marlene sempre contribuiu para o mito, inventando histórias e mascarando a verdade. Hoje já se sabe da data real de seu nascimento, foi realmente em Berlim, em 1901, isso quer dizer que quando foi para os Estados Unidos, já estava com vinte e nove anos, bastante para iniciar uma nova carreira.

marlene 13 Marlene Dietrich

E não era uma novata como afirmava, quando foi descoberta por Josef von Sternberg, ao contrário, era veterana de uma longa carreira no teatro e até mesmo no cinema onde participou de ao menos 12 filmes antes de virar estrela internacional.

Hoje, domingo, relembramos os vinte anos de sua morte e sua ilustre carreira (faleceu em 1992, em maio, quando estava acontecendo já o Festival de Cannes onde seu rosto por coincidência estava no pôster do Festival).

Hoje não há mais dúvida, após o livro de sua única filha Maria Riva que conta tudo. Marlene Dietrich era realmente bissexual, seu charme, encanto e sensualidade não era limitado aos homens, de quem ela gostava e muito. Mas também distribuía seu carinho e atenção democraticamente entre as mulheres.

marlene 1 Marlene Dietrich

O interessante é que é difícil encontrar alguém falando mal de Marlene. Maternal, ótima cozinheira, amiga de confiança, ela foi mais do que uma estrela, durante a Segunda Guerra Mundial, praticamente largou a carreira para se dedicar inteiramente à luta contra o nazismo.

Isso, apesar de Hitler, seu admirador ter lhe oferecido a honra de ser a grande estrela de seus domínios. Não era judia, mas não apenas recusou como passou a correr riscos cantando para soldados em campos de batalha aliados arriscando a vida. Em sua vida particular, porém, nada era certo. Marlene, muito antes de Madonna, era capaz de se reinventar, se auto-fabricar com facilidade.

marlene 2 Marlene Dietrich

Ela já tinha quase trinta anos quando foi descoberta por Josef Von Sternberg para estrelar O Anjo Azul e convenientemente esqueceu de que tinha um marido, uma filha e uma longa carreira.

Levada para os estúdios da Paramount, Marlene perdeu peso e em mais seis filmes com seu mentor, aprendeu tudo sobre iluminação e figurino. Criou um mito meio andrógino. Por exemplo, em Marrocos, seu primeiro filme americano, ela beijou uma mulher na boca e ninguém se chocou muito.

marlene 3 Marlene Dietrich

Foi também a primeira mulher a vestir calças compridas em público, o que nos anos trinta era um absoluto escândalo. Quando os filmes com Sternberg acabaram ficando sofisticados demais, mais forma do que conteúdo, ela resolveu o problema tentando outros diretores.

O amigo Lubitsch a dirigiu em Anjo, mas o resultado foi ainda mais pretensioso e mal em bilheteria. Foi preciso Marlene mudar de gênero, fazer comédia ao lado de James Stewart, no faroeste Atire a Primeira Pedra, onde criou outra nova canção memorável, See What The Boys in The Back Room Will Have.

Aliás, se você prestar atenção, Marlene não tinha grande voz, mas sabia usar seus poucos recursos, quase dizendo as palavras, mas também seguindo uma velha tradição do cabaret alemão.

marlene 4 Marlene Dietrich

Houve outros filmes memoráveis como Desejo, produzido por Lubitsch, mas dirigido por Frank Borzage, conhecido pelos melodramas com Janet Gaynor. Foi em 1936, uma comédia romântica, sobre uma glamorosa ladra de joias que durante uma viagem se apaixona por um americano negociante de carros, um outro grande astro, Gary Cooper, e os dois acabam se perseguindo através de toda a Europa, obviamente toda construída nos estúdios da Paramount como era costume na época.

Foi esse o filme que demonstrou o inesperado, Marlene tinha senso de amor. Não era apenas uma deusa do sexo, sabia também brincar com isso. É umas qualidades que a torna um mito intocável do cinema.

marlene 5 Marlene Dietrich

Voltando a seu filme chave, O Anjo Azul, o longa que criou a lenda. Na verdade, a fita foi feita como veículo para o ator alemão Emil Jannings, que já havia ganhado um Oscar.

É a história de um austero professor que tem sua vida arruinada quando se apaixona por uma cantora de cabaré chamada Lola Lola. Quem dirigiu foi o mentor de Marlene, o austríaco Josef Von Sternberg, que a descobriu numa peça teatral e a lançou no cinema.

marlene 6 Marlene Dietrich
Era o princípio do cinema falado e foi rodado em duas versões, em inglês e em alemão, e com várias inovações técnicas que liberavam a câmera da ditadura do microfone. A Marlene do filme é um pouco mais gordinha do que nos filmes posteriores.

RUBENS EWALD FILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário