quarta-feira, 16 de maio de 2012

Primavera em Nova York

 Quinta parte

peça 1 Primavera em Nova York – Quinta parte
No ano passado eu cheguei a comprar ingresso para ver a peça Other Desert Cities, que ainda estava em previews, e dei de presente para um amigo quando, na última hora, preferi assistir outra. Mas ela continua em cartaz, fazendo sucesso, e felizmente tive a chance de poder assisti-la no pequeno, e quase centenário,  Booth Theatre.

Meu primeiro choque foi quando abriu a cortina: a cara nova da protagonista Stockard Channing (indicada ao Oscar por Cinco Graus de Separação, mais famosa por ser a moça assanhada de Grease). Nem dava para reconhecer, virou outra pessoa de tanto que mexeram na cara dela.

peça 2 Primavera em Nova York – Quinta parte
Só depois de meia hora que a gente esquece do terror e passa a prestar atenção no texto de Jon Robin Baitz, que é bem armado, ou seja, coloca os personagens, desenvolve a psicologia deles e, no final, explica tudo direitinho como manda o figurino da dramaturgia (aliás, confesso que gosto de texto assim, no estilo Harold Pinter, só com Pinter e assim mesmo de vez em quando).

 Enfim, aqui é a filha única que vem passar o natal (embora sejam judeus) com os pais que vivem agora em Palm Springs numa daquelas casas de vidro que constroem no deserto.
 
Ela é Stockard e ele é, o outrora famoso, Stacy Keach, que destruiu sua carreira por causa do uso da cocaína, mas agora esta fazendo um comeback (está inclusive no próximo Bourne Legacy). Com 71 anos, ele virou um velho leão, com cara de Lionel Barrymore, mas ainda uma presença forte.

 peça 3 Primavera em Nova York – Quinta parte
A filha (feita por Elizabeth Marvel) vem apresentar para a família seu novo livro, que são memórias que ela tem de seu irmão mais velho, que aparentemente se suicidou (e os culpados só podem ser os pais e a tia, que está tentando largar o alcoolismo, feita pela veterana de TV Judith Light).

 Há ainda, para mim melhor do elenco, Thomas Sadoski, que faz o irmão mais novo e agora produtor de TV, aliás, ele está na nova série da HBO, Newsroom (esqueci de mencionar que os pais, ambos são ex-astros de cinema e bem de vida).

Em dois atos e um epílogo, para tudo ficar bem amarradinho, lava-se a roupa suja de forma satisfatória. Não sei se alguém comprou os direitos para o Brasil, mas não me parece nada especial. Mas como só tem cinco pessoas no elenco e um único set, ao menos seria viável.

RUBENS EWALD FILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário