terça-feira, 15 de maio de 2012

 
  O melhor dos Sherlocks
 
 
Sherlock O melhor dos Sherlocks

No fim de semana, me preparando para viajar consegui adiantar alguns filmes que estavam em casa para assistir. E finalmente me lembrar de comentar com vocês sobre a minha série de tevê atual preferida. Estou falando do Sherlock Holmes britânico, que é estrelado pelo Benedict Cumberbatch que é sem dúvida o astro do momento na Inglaterra. Também vi ontem a entrega do Prêmio Olivier, o Tony britânico onde ele ganhou como Melhor Ator – empatado com o ex-marido de Angelina Jolie, Jonny Lee Miller, ambos fazendo o médico e o monstro de uma montagem de Frankenstein.

Já falei deste Benedict, que é um sujeito alto (aparenta mais do que os confessados 1m 84), filho de casal de atores, ruivo e que parece ter sido finalmente descoberto. Tem já trinta e tantos anos (nasceu em 1976) e neste momento esta terminando a segundo parte de The Hobbit, There and Again, parece que usam apenas sua voz e rodando o novo Star Trek onde irá fazer o papel do Kahn! Tem uma carreira muito longa que inclui Cavalo de Guerra, O Espião que Sabia Demais, A Informante, Criação, A Outra, Desejo e Reparação, Jornada pela Liberdade, filmes inéditos aqui (Wreckers (2011), Third Star (2010), Four Lions (2010) e muitos telefilmes (onde já viveu Van Gogh e até Stephen Hawking).

Sherlock3 O melhor dos Sherlocks

Não é um galã, mas por isso mesmo tem se dado bem em papeis característicos. Mas eu gostei mesmo foi da série Sherlock (2010-12), que ele tem rodado a moda inglesa (apenas três longas por temporada, junto com o piloto. Existem disponíveis para download um total de sete). Não se parece nem tem muito a ver com os longas com Robert Downey Jr e Jude Law. Ao contrário, é uma versão atualizada, passada no momento presente, em que Sherlock é mais perturbado e difícil ainda do que costume.

Sempre partem de uma historia já conhecida escrita por Conan Doyle. Um Escândalo na Belgrávia, Os Cães de Baskerville, Um Estudo em Vermelho e até mesmo The Reinchenbach Fall, aquele onde ele enfrenta o arquiinimigo Jim Moriarty, feito por Andrew Scott, com quem pula para a morte. O episódio conclui com Holmes vivo, mas sem dar mais explicações.

Sherlock2 O melhor dos Sherlocks

Quem faz o Dr. Watson é Martin Freeman (seu Paul saiu agora em Home Video), que é justamente o que estrela The Hobbit como Bilbo Baggins, e para mim se revelou com Todo Mundo Quase Morto, o clássico de zombie. A linguagem é moderna, o roteiro engenhoso, a direção divertida. Eu recomendo com entusiasmo que vocês descubram a série e os atores. Mesmo desculpando minha impressão de que o que vem da tevê inglesa é sempre mais original e interessante do que o similar americano. Confiram.

Rubens Ewald Filho

Crítico de cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário