terça-feira, 4 de agosto de 2009

Depois de Chico Buarque, Walter Carvalho filma Raul Seixas




Diretor exibe 'Budapeste' em festival de cinema brasileiro em NY.
Ele está nos Estados Unidos filmando documentário sobre cantor.


Segunda-feira (3) foi o dia de Walter Carvalho no Cine Fest Petrobras Brasil-NY, evento que exibe filmes brasileiros nos Estados Unidos. Dois de seus longas estavam na programação: "A erva do rato", em que assina a fotografia, e "Budapeste", baseado no livro homônimo de Chico Buarque, que ele dirige. "Esta é a primeira vez que participo deste festival, está sendo uma experiência nova. Quero dar minha contribuição a esse foco de resistência do cinema nacional com trabalho."

A sessão de "Budapeste" estava lotada e Carvalho foi muito aplaudido ao discursar antes da exibição do longa. "Agora é só soltar os demônios", disse. "E quero fazer um pedido: que vocês gostem do filme".

"Budapeste" é uma das produções na competição. A vencedora será eleita pelo público e o prêmio será a distribuição em algumas cidades dos Estados Unidos. "É genial, porque possibilita um novo olhar sobre o filme, de um outro público. Filmes são feitos para serem vistos. Esse prêmio é muito importante."

O cineasta está nos Estados Unidos não apenas para o festival. Ele vem trabalhando em seu novo longa, um documentário sobre Raul Seixas. "Três das cinco ex-mulheres dele vivem aqui, vim para entrevistá-las", conta. Antes disso, o cineasta esteve na Suíça, onde conversou com Paulo Coelho, ex-parceiro do cantor. "Eles tinham uma relação harmoniosa e, ao mesmo tempo, conflitante. Como são as relações de amor e paixão."

Carvalho afirma que o escritor lhe contou que normalmente suas entrevistas não passam de 45 minutos. E comemora: "Fiquei conversando com ele duas horas e meia, lá na casa dele. Foi ótimo".

As filmagens do documentário foram encerradas, e o cineasta espera que o longa esteja pronto até o fim do ano. "Acho que não conseguiremos lançá-lo ainda neste ano, mas no início de 2010 deve chegar aos cinemas."

Caetano Veloso é destaque em segundo dia

O destaque do segundo dia do Cine Fest Petrobras Brasil-NY é "Coração vagabundo", documentário de Fernando Grostein Andrade sobre Caetano Veloso. Os ingressos para a sessão, que acontece às 18h30 desta terça-feira (4), estão sendo disputados pelo público e também por convidados. Artistas brasileiros e fãs de Caetano que vivem nos Estados Unidos, como a atriz Alice Braga, devem estar presentes na exibição.



Ainda no quesito música, a última sessão da noite traz outro documentário: "Simonal - Ninguém sabe o duro que dei". A programação desta terça inclui ainda "Praça Saens Peña", "Favela on blast" e "Fronteira", além da reexibição de "Divã", que abriu a programação na segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário