domingo, 23 de agosto de 2009

Farscape, um seriado genial




























































































“My name is John Crichton. I’m an astronaut.” (“Meu nome é John Crichton. Sou um astronauta.”) Essa frase marcava o início da abertura de “Farscape” um dos mais geniais e cultuados seriados de ficção científica já produzidos para a TV. O seriado, que foi ao ar de 1999 a 2003, foi criado pela “The Jim Henson Company”, mesma empresa que criou os Muppets, um show com bonecos também famoso na TV.

A história de “Farscape” começa quando Crichton está realizando uma experiência com sua nave espacial e cai acidentalmente dentro de um “wormhole”. Ele aparece numa parte desconhecida do universo, em meio a uma perseguição. Acaba dentro de Moya, uma gigantesca nave bio-mecanóide, onde encontra um grupo de fugitivos dos “peacekeepers” (ou “pacificadores”), grupo militar que deveria manter a ordem, mas acaba oprimindo e tratando com violência os povos mais fracos. A partir daí, ele luta para voltar ao seu planeta natal, enquanto tenta se adaptar aos habitantes e aos costumes desse ambiente surreal.

“Farscape” era mesmo genial. As tramas eram fascinantes e os personagens extremamente interessantes. O casal central , Crichton e Aeryn Sun, era interpretado por Ben Browder e Claudia Black, e possuía uma afinidade incrível. A sincronia entre os dois era tão grande que, após o término do seriado, os dois passaram a atuar juntos em “Stargate SG-1”. Zhaan, vivida pela modelo e atriz Virginia Hey, era impressionante já em seu visual: careca e totalmente azul, era uma personagem encantadora. Pilot, um ser ligado à nave Moya, era calmo e extremamente compreensivo – a ponto de perdoar seus “amigos” por terem cortado um de seus oito braços em benefício próprio. São tantos os personagens interessantes que é melhor parar por aqui. É difícil não se empolgar ao escrever sobre “FS” – como o seriado era carinhosamente chamado pelos fãs.

Para desespero dos fãs, o seriado foi cancelado na quarta temporada, sem um final para a história. Houve uma mobilização mundial sem precedentes, batizada de “Save Farscape”, que obteve milhares de assinaturas em poucas horas. O desespero pelo cancelamento foi tamanho que fãs compraram espaço comercial na TV americana, dizendo porque “FS” era importante na vida deles. O resultado disso tudo foi o lançamento do filme “The Peacekeepers Wars” em 2004, encerrando a história do seriado.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário