sábado, 15 de agosto de 2009

GRAMADO 2009
















Enviado por Rodrigo Fonseca
14/8/2009

Gramado: 'Em teu nome' é candidato e tanto ao Kikito




Ainda aturdido pelo turbilhão que foi a vinda de Maria da Graça Xuxa Meneghel, Gramado foi sacudido por uma aula de direção vinda de Porto Alegre: "Em teu nome". Penúltimo candidato da competição brasileira de longas-metragens, o filme é o trabalho mais maduro e enxuto de Paulo Nascimento ("Valsa para Bruno Stein", "Diário de um novo mundo") como realizador. Desde "Pra frente Brasil" (1982), as retinas que habitualmente circulam pelo festival gaúcho não eram presenteadas com imagens tão frescas - e tocantes - da ditadura militar.





Aplaudido de pé pela primeira plateia que conseguiu lotar o Palácio dos Festivais desde domingo, quando a mostra começou, “Em teu nome” recria o Brasil da luta armada a partir das memórias do juiz militar João Carlos Bona Garcia. Bona na telona virou Boni, um estudante de engenharia encarnado com garra por Leonardo Machado. Com um trabalho de elenco impecável para apoiá-lo, em especial de Nelson Diniz e Silvia Buarque, ambos irretocáveis na pele do casal mentor de uma célula militante, Nascimento resgata o lado das perdas e danos afetivos sofridos pelos que resistiram aos militares.






- Um dos motivos que levaram a filmar essa história era o incômodo com o fato de que os filmes sobre o tema da ditadura não mostram o lado de quem eram os envolvidos na luta armada - disse Paulo Nascimento em entrevista ao GLOBO. - "O ano em que meus pais saíram de férias" talvez seja o único que mostra esse lado. Eu não quis dar aula de História com o filme, mas procurei apresentar todos os dados de época com precisão para garantir verossimilihança aos personagens.






Diretor de novelas na Rede Globo, o ex-galã Marcos Paulo entra no filme numa participação rápida. Ele encarna um torturador violento, símbolo da repressão de uma década de chumbo.





- O filme começa com um olhar gaúcho sobre a ditadura, mas, em seguida, encontra uma universalidade - diz Nascimento, que rodou "Em teu nome" com R$ 2,7 milhões.




A menos que "Corpos celestes", de Marcos Jorge e Fernando Severo, vire o jogo, "Em teu nome" sairá de Gramado coroado pelos louros da vitória. A coroação pública ele já teve, com a calorosa acolhida por parte de um público de olhos marejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário