sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A vida secreta das abelhas faz leitura light de história trágica


07/08/09 - 12h00 - Atualizado em 07/08/09 - 12h05


A vida secreta das abelhas faz leitura light de história trágica
Dakota Fanning protagoniza filme adaptado de best seller.


Queen Latifah, Alicia Keys e Jennifer Hudson roubam a cena.



Dolores Orosco Do G1, em São Paulo





O talento precoce da atriz Dakota Fanning sempre foi alvo de elogios desde sua estreia em Uma lição de amor (2001), quando interpretou a filha de um deficiente mental vivido por Sean Penn. Oito anos e vários filmes de arrancar lágrimas depois, a loirinha prodígio de Hollywood protagoniza A vida secreta das abelhas, longa baseado no best seller da autora americana Sue Monk Kidd, sobre uma adolescente que acidentalmente matou a mãe na infância e, além da culpa, é obrigada a conviver com o pai violento.



Deveria ser um prato cheio para Dakota, especialista em encarnar meninas fofas e sofridas, como fez em Chamas da vingança (2004) ou no polêmico Hounddog (2007). Mas, estranho, falta à atriz a carga dramática esperada para o papel da garota de 14 anos que vive em busca do perdão.

Tal necessidade a personagem Lily preenche quando foge de casa com a babá Rosaleen (Jennifer Hudson) e é acolhida por três irmãs apicultoras em uma cidadezinha da reacionária Carolina do Sul. Passada nos anos 60, em plena luta pelos direitos civis, a história também aborda o preconceito – que gera reações extremas – que a protagonista sofre por ser uma garota branca morando sob o mesmo teto de uma família de mulheres negras.



Ao contrário do livro, A vida secreta das abelhas, o longa, investe nas excentricidades das irmãs August, June e May – todas interpretadas com brilho por Queen Latifah, Alicia Keys e Sophie Okonedo - e quase deixa de lado os conflitos existenciais de Lily. O resultado é um filme de argumento dramático, mas que encontra seus bons momentos nas situações de humor.

Talvez a atuação rasa de Dakota tenha sido opção da diretora, Gina Prince-Bythewood, para tonar o filme mais leve. Mas é justamente na desesperada busca de Lily pelo perdão que está a beleza da história contada no livro – premiado com o Orange Prize.

A alternativa de enxugar o teor dramático do roteiro também pode ter sido escolha de Will Smith, um dos produtores do filme. Atual rei das bilheterias, o ator conhece como ninguém o poder que uma história levinha, que equilibra doses de drama e humor, tem sobre o público.

Estrelado por cantoras – Latifah, Alicia, e Hudson – A vida secreta das abelhas tem trilha sonora idas mais caprichadas. As canções do trio, as de Lizz Wright, Supremes e Impressions parecem mais coerentes com as páginas da obra de Monk Kidd do que a adaptação cinematográfica em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário