quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Community, 

a 4ª melhor série da atualidade



Chegamos ao posto da quarta melhor série da atualidade e, felizmente, Community ocupa essa posição ainda que seja injustamente dispensada e esquecida pela maioria das premiações. Você que ainda não assiste a série, sinta-se envergonhado e termine de ler este texto para ter ainda mais certeza de que deve começar a assistir. Você que já acompanha, siga-me durante esta exaltação digital de uma das melhores comédias nerds/sériemaníacas da TV.

Informações importantes sobre a lista: esse top 10 foi formado através de uma votação entre os colaboradores do Série Maníacos. Cada um escolheu três séries diferentes, que ainda estão no ar dando notas de 1 a 3. A série com a maior nota depois da somatória geral ganhou o título de “A Melhor Série da Atualidade”. Dexter e Breaking Bad fazem parte da lista de melhores séries da década, portanto fica claro que elas já estão entre as melhores séries da atualidade, na opinião dos colaboradores desse blog. Apenas séries veteranas com mais de uma temporada foram consideradas, ou seja, produções aclamadas como Game of Thrones não entraram. A lista será atualizada semanalmente até a medalha de ouro.

Motivos não irão faltar para declarar que Community merece estar nessa lista, afinal duas temporadas foram mais do que suficientes para provar a qualidade da trama que começou em 2009 com uma ideia simples e diálogos tão inteligentes e provocantes que deixam meus olhos brilhantes a cada vez que assisto aos episódios. Claro que nesse jogo televisivo não dá para acertar sempre, mas os erros são esquecidos quando a qualidade é mantida por tantos episódios.

A série possui personagens riquíssimos e de realidades diversas. Estão lá Jeff, Britta, Annie, Abed, Troy, Shirley e Pierce participando de tramas de baixo orçamento, predominantemente gravados na sala de estudos onde os seis se reúnem em quase todos os episódios. A estrutura narrativa é sempre a mesma: um acontecimento, discussão entre o grupo, resolução do problema e lição de moral. Ainda assim, alguns episódios fogem da fórmula e provocam as melhores catarses televisivas. Exemplo: os de Paintball.

Dentro dessa estrutura narrativa clichê, o que diferencia Community, além de seus personagens de ideais opostos, é a metalinguagem e as referências ao mundo pop/nerd/cult. Como pilar para estas referencias temos Abed, um dos melhores personagens nerds EVER. Arrisco até a dizer que gosto mais dele do que do Sheldon Cooper, que já está dando na paciência por segurar The Big Bang Theory sozinho.

Aliás, falando em personagem que segura toda uma série, este é um erro que Community não comete. Todos os personagens, inclusive o Señor Chang e o Reitor, são únicos e dividem entre si o estrelato. Claro que alguns têm mais atenção do que outros, como o Abed e o Jeff, mas está tudo bem equilibrado no roteiro. São seres complexos e importantes que só funcionam em conjunto. Tente tirar a Annie ou o Pierce do jogo e veremos o problema que vai dar. Afinal, é essa diversidade que me encantou e encanta muita gente. Preferidos sempre irão existir, mas é bom saber que a trama dos outros personagens pode te divertir ou animar da mesma forma.

Voltando às referências, me divirto quando os roteiristas da série elaboram episódios com a estrutura narrativa de um filme de ação, ou série médica, policial e etc. Isso prova a genialidade e nerdice dos escritores, principalmente quando tu é capaz de perceber uma referência. Outro aspecto maravilhoso da série são as referencias ou críticas a outras séries. Uma produção televisiva que brinca com o próprio mundo em que está inserida. Cada episódio é uma sopa/salada/mistura de referências e um prato cheio para qualquer série maníaco, afinal sua série favorita pode ser citada a qualquer momento.

Para ilustrar a eficácia dessa tradição em referências, vale lembrar do episódio 2×19 quando Jeff prepara uma festa temática sobre Pulp Fiction para o Abed e ainda neste mesmo episódio Abed faz uma ‘simulação’ de My Dinner With Andre, filme de 1981. Por último, vai o 2×08 que brinca com episódios de baixo orçamento fazendo um episódio de baixo orçamento com os personagens durante o episódio inteiro em um só cenário. É ou não é motivo para amar Community?
E você, o que acha da série? Compartilhe seu momento favorito.

6ª – Mad Men
8ª – 30 Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário