quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SADE - BIOGRAFIA
















































BIOGRAFIA



Helen Folasade Adu nasceu em uma cidadezinha nas vizinhanças de Lagos, capital da Nigéria, em 16 de Janeiro de 1956. Filha de pai africano (Bisi Adu) e mãe inglesa (Anne Hayes), Sade cresceu no North End de Londres.



Sua formação musical é de diva do jazz, muito mais do que do pop: ouvia Ray Charles, Nina Simone, Al Green, Aretha Franklin e Billie Holliday. E, a grande influência confessa, a brasileira Astrud Gilberto. Sofisticada, ela estudou design de moda na St. Martin's School of Art em Londres.



Nos anos 80, explodiu no mundo do pop rock inglês, primeiro como frontwoman do grupo Pride, de funk, e depois ganhando o mundo com as hoje clássicas Smooth Operator (escrita com o colega de banda, Ray St. John), The Sweetest Taboo e Hang on to Your Love.



Seu disco de estréia, Diamond Life, ocupou o topo das paradas inglesas em 1984. Em novembro de 1985, lançou seu segundo cd (Promise) que ficou mais de seis meses nas listas dos mais vendidos dos Estados Unidos e de vários outros países do mundo.



Sucesso merecido não só pela deliciosa e exótica "voz de veludo" da cantora, mas também por ter sido ela própria a responsável por muitas das composições do disco.Em 1986, ganhou seu primeiro Grammy como "artista revelação".


Aos poucos, esmerou-se ainda mais na carreira de compositora e participou de discos como convidada, como os álbuns beneficentes do Greenpeace. As compilações de sucessos não são uma novidade em sua carreira - ela lançou 5 álbuns e 3 compilações. Em 1993, ela ganhou uns trocados com Remixe Deluxe. Em 1994, saiu Best of Sade.


Em 2000, lançou Diamond Life/Promise/Love Deluxe com som totalmente remasterizado. A cantora já superou a cifra de 40 milhões de discos vendidos em todo o mundo! (sem contar o povo que compra cd pirata, né?)



Em 27/02/2002 Sade vence o Grammy como o melhor álbum (Lovers Rock), na categoria 'Melhor álbum Pop' na 44ª edição do Grammy.



Sade é divorciada e é mãe de uma garotinha. Ila nasceu em 21 de julho de 1996 e ao que tudo indica possui outro nome, maior e mais completo. No entanto sua mãe prefere que ela seja chamada assim.

3 comentários:

  1. Otima biografia Junio
    parabens pelo blog
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Como tem pessoas que adora o trabalho dessa grande cantora ne Junior?
    forte abraço amigo.
    boa sorte com seu blog.

    segue o meu: http://www.sadeadu.blogspot.com

    abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Junior voltando,sim indicarei sim,como voce disse é muito bom quando a gente recebe um comentario sobre o nosso trabalho,nos mostra que a gente nao esta só aqui na net tem alguem nos acompanhando isso é maravilhoso.
    Entao esta ai ja estou seguindo seu blog,futuramente a gente pode colocar um banner seu no meu blog vlw?
    abraços Junior!!!

    ResponderExcluir