quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

B O N A N Z A



















Adeus ao "Adam" da série Bonanza


PERNELL ROBERTS, 18 DE MAIO DE 1928- 25 DE JANEIRO DE 2010



O jornal "Los Angeles Times" informou hoje que o ator Pernell Roberts, que estrelou a série de TV "Bonanza", morreu.

A mulher de Robers, Eleanor Criswell, disse ao jornal que o ator morreu no último domingo (24/01/2010) em consequência de um câncer, aos 81 anos. Ele morreu em casa, em Malibu.



“Bonanza” começou a ser exibido em 1959, e Roberts figurou no seriado desde o início, como filho do fazendeiro Ben Cartwright. Ele conquistou muitos fãs pelo papel do sério e quieto Adam, mas deixou o seriado em 1965, apesar de alguns observadores na época terem dito que isso acabaria com sua carreira.

“Bonanza” continuou no ar até 1973, tornando-se um dos seriados de faroeste de mais longa duração na história da televisão, depois de “Gunsmoke”.

Depois de “Bonanza”, Roberts foi visto principalmente em musicais de teatro e em participações como convidado em programas de TV, até voltar a um seriado em 1979 no papel-título de “Trapper John, M.D.”, no qual continuou por sete temporadas.

Roberts defendeu o movimento norte-americano dos direitos civis e em 1965 participou de uma marcha até Selma, no Alabama, ao lado de Martin Luther King Jr, em uma campanha pelos direitos de voto dos negros.

Ele se casou quatro vezes, e seu único filho, Chris, morreu em 1989. Pernell Roberts deixou sua mulher, Eleanor Criswell.”

-------------------------------------------------------------------------------------





Nascido em 18 de maio de 1928, em Wacross, Georgia, Pernell era filho de um vendedor de refrigerantes. De temperamento rebelde, foi expulso uma vez do colégio e duas vezes da Universidade. Ao voltar a estudar, Roberts formou-se em arte dramática, envolvendo-se com a produção de várias peças e apresentando-se em teatros itinerantes. Mais tarde, uniu-se ao Teatro de Arena em Washington, além de outros grupos, até chegar à Broadway com a peça "The Lovers", ao lado de Joanne Woodward. O ator fez um certo nome no meio teatral, ganhando prêmios em produções off-Broadway.

Chegou às telas do cinema em 1958 e à televisão no mesmo ano em participações especiais em séries como "Gunsmoke", 'Cheyenne", "O Paladino da Justiça", "Histórias do Velho Oeste", e "77 Sunset Strip.

Quando recebeu a proposta de interpretar Adam Cartwright em uma nova série a ser filmada à cores chamada "Bonanza", Pernell não se entusiasmou pela idéia. Mas, eventualmente foi convencido a dar uma chance à produção com a qual assinou um contrato de cinco anos. No entanto, desde o primeiro dia de filmagem, o ator começou a criar problemas discutindo constantemente com os roteiristas e produtores exigindo melhor qualidade e veracidade para as histórias apresentadas.

Percebendo que não conseguiria alterar a mentalidade dos responsáveis pela série, Roberts tentou durante anos quebrar seu contrato. Neste meio tempo, recusava-se a dedicar-se por completo em sua atuação, discutindo com os diretores que pediam mais emprenho. O ator chegou ao ponto de não decorar suas falas, precisando de alguém por trás das câmeras para lhe passar o diálogo. Mesmo assim, exigia que fossem produzidos mais episódios centralizados em seu personagem.


Sua atitude era acobertada pelos produtores e colegas de elenco junto à imprensa, algo que contradizia o comportamento de Roberts junto à mídia, visto que o ator costumava falar mal de seu personagem, da série e dos colegas. Ameaças por parte da NBC em processá-lo ou em prejudicar sua carreira não mudaram a atitude do ator em relação à série. Como resultado, ele foi isolado dos demais, não conseguindo criar laços de amizades com ninguém da produção ou do elenco. Durante a produção da série, Roberts ganhou o apelido de "o encrenqueiro de Ponderosa".

Em 1963, com a aproximação do final de seu contrato de cinco anos, Roberts deixou claro sua intenção de não renová-lo. Assim, para substituí-lo, foi criado o personagem de um primo dos Cartwright, Will, que foi interpretado por Guy Williams. O personagem foi introduzido ainda durante a presença de Pernell no elenco para acostumar o público com a futura mudança.


Na história, Adam se casaria e se mudaria do rancho Ponderosa. Pernell provocou novamente a produção ao pedir que a personagem da futura esposa de Adam fosse uma nativa interpretada por uma negra. A notícia da futura saída do ator do elenco chegou ao público que se manifestou em massa contra a decisão. Assim, Roberts foi persuadido a renovar seu contrato por mais um ano; mas, no final de 1964, ele anunciou novamente sua saída da série. Apesar das tentativas em fazê-lo mudar de idéia, desta vez, o ator deixou o elenco de "Bonanza". Ao longo de sua vida, Roberts permaneceu irredutível em sua decisão de nunca mais falar sobre sua experiência com a série.

Pernell Roberts tentou dar continuidade à sua carreira no teatro e no cinema, mas nesse meio tempo já tinha ganho a reputação de encrenqueiro. Com isso, ele foi forçado a voltar ao circuito de participações especiais em séries de TV como "A Garota da UNCLE", "James West", "Lancer", "Havaí 5-0", "O Barco do Amor", entre outras.



Ao longo dos anos 70 Pernell voltou ao teatro atuando em musicais como "The King and I," "The Music Man," 'Kiss Me Kate," "Camelot" e "The Sound of Music". Em 1979 ele conseguiu voltar à TV estrelando uma outra série, "Hospital/Trapper John M.D.", da qual também não gostava, mas desta vez ficou até o final de sua produção em 1986. Na série, ele interpretava "Caçador", personagem de Wayne Rogers em "MASH", que, de volta aos EUA, passou a trabalhar em um hospital ao lado de "Gonzo" Gates, interpretado por Gregory Harrison.

Em 1990 Roberts foi apresentador de "FBI: The Untold Stories", programa de curta duração. O ator aposentou-se no início desta década, sendo que um de seus últimos trabalhos foi em 2001 quando apareceu em "Diagnosis Murder" reinterpretando um personagem que tinha feito para a série "Mannix" no final dos anos 60. Além de ator, Pernell também era cantor, tendo gravado três álbuns, dois para a série "Bonanza", na qual em alguns episódios interpretou várias canções, e um terceiro disco solo em 1962.


Adendo: Defensor dos direitos humanos, Roberts se manifestava frequentemente contra a discriminação racial. Durante a série "Bonanza", costumava exigir dos roteiristas, um maior número de personagens da chamada minoria. Em 1965, Roberts participou de uma passeata ao lado de Martin Luther King Jr., em prol dos direitos civis dos afro-americanos realizada em Selma, Alabama.

Pernell foi casado 4 vezes. A primeira entre 1951 e 1959, com Vera Mowry, professora na Washington State University, com quem teve seu filho, Jonathan Christopher Roberts; falecido em 1989 aos 38 anos de idade vítima de um acidente de moto. A segunda, entre 1962 e 1971 com Judith Anna LeBreque e a terceira entre 1972 e 1996, com Kara Knack. Atualmente, estava casado com Eleanor Criswell, que ficou ao seu lado até o final.

Posted by Fernanda Furquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário