sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A SERIOUS MAN







Crítica/ "Um Homem Sério"

Remissão ao judaísmo traz tom grave ao humor dos Coen




Com cinismo, irmãos abordam relação entre mundo real e ensinamentos morais

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA



O professor Larry Gopnik é mais que um homem sério. Ensina física, é casado, tem dois filhos na escola judaica, ocupa-se do irmão desmiolado. Presume-se, no mais, que seja moralmente inatacável. É um homem certinho. No entanto, é sobre sua cabeça que o céu desabará: um aluno reprovado tenta suborná-lo, a mulher se apaixona por outro cara, o vizinho antissemita o hostiliza, os filhos não param de solicitá-lo.




Temos os irmãos Joel e Ethan Coen voltando aqui ao registro da comédia, talvez aquele que de fato lhes interessa, ou pelo menos aquele em que seu olhar sarcástico melhor se define. E não seria "Onde os Fracos Não Têm Vez", a seu modo, uma boa comédia?




Bem, Larry Gopnik enfrenta problemas quase análogos ao do pobre Josh Brolin naquele filme. Muda apenas o andamento. E nem tanto assim, pois a remissão ao judaísmo confere tom grave ao humor: há uma nuvem negra que paira sobre cada palavra iídiche pronunciada, sobre cada apelo ao rabino, sobre cada conselho rabínico.




Woody Allen, que com frequência nos remete ao humor judaico, o faz de maneira mais leve. Ou finge melhor, é indiferente. Em ambos os casos existe algo que leva os personagens a esperarem sempre pelo pior, quer venha dos homens ou de Deus. (É claro, não faltará uma digressão pelo advogado, judeu, com suas contas colossais, um clássico da comédia americana, moderna em especial).




O certo é que, em cada expressão facial de Larry -e o filme dedica-se bastante a elas- nota-se o que os Coen querem dizer: o mundo real não é feito para os ensinamentos morais, ou em todo caso mantém com ele relações muito tênues.






É o cinismo tradicional dos Coen de volta à tona. O tom de comédia e sobretudo o recurso ao humor judaico só acentuam a angústia subjacente. À moda de uma velha publicidade pode-se perguntar: diverte porque é amargo ou é amargo porque diverte?




--------------------------------------------------------------------------------
UM HOMEM SÉRIO

Diretor: Joel e Ethan Coen
Produção: EUA/Reino Unido/ França, 2009
Onde: Bristol e circuito
Classificação: 12 anos
Avaliação: bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário