sábado, 27 de fevereiro de 2010

HOGAN'S HEROES - Guerra, Sombra e Água Fresca























A série que debochou dos nazistas entre 1965 e 1971 acaba de sair em pacote completo com o título de Hogan’s Heroes: The Complete Series, Kommandant’s Kollection. Além das seis temporadas, a CBS Home Entertainment e a Paramount Home Entertainment incluíram extras no pacote, entre eles uma entrevista recente com Richard Dawson, um segmento da série Hollywood Palace, do qual participa o elenco de Guerra, Sombra e Água Fresca, e uma versão estendida do piloto.


Bob Crane liderava um grupo de prisioneiros de guerra no mais bagunçado campo de concentração da Segunda Guerra. No papel do Coronel Hogan, ele conseguia realizar missões para os aliados bem debaixo do nariz do pomposo Comandante Klink, interpretado por Werner Klemperer. Seu time de soldados era composto por Newkirk (Richard Dawson), LeBeau (Robert Clary), Carter (Larry Hovis) e Kinch (Ivan Dixon). No lado alemão, também havia o sargento Schultz (John Banner), General Burkhalter (Leon Askin) e o Major Hochstetter (Howard Caine). Completavam o elenco as secretárias do comandante, Helga e Hilda, interpretadas por Cynthia Lynn e Sigrid Valdis, respectivamente. Infelizmente, apenas três atores desse elenco continuam vivos: Richard Dawson, Robert Clary e Cynthia Lynn.


Para o ator inglês, Richard Dawson, o lançamento é como um presente de aniversário, pois dia 20 de novembro, completou 77 anos. Depois do sucesso da série, ele tornou-se presença constante em Rowan and Martin’s Laugh-In (1971-1973), I’ve Got a Secret (1972-1973) e The New Dick Van Dyke Show (1973-1974). Nessa época, já estava divorciado e tinha a guarda de seus dois filhos, Gary e Mark. Quando Laugh-In saiu do ar, Dawson foi contratado para comandar o programa Match Game, do qual participou até 1978. Ao mesmo tempo, ele começou seu próprio programa, Family Feud (1976-1985), que ele voltou a apresentar em 1994. Em 1981, Dawson conheceu Gretchen Johnson quando ela e a família participaram de Family Feud. Eles tiveram uma filha em 1990, Shannon Nicole, e se casaram no ano seguinte. Seu último trabalho foi o filme The Running Man (1987). Ele está semi-aposentado e vive com sua esposa na Califórnia.


Robert Clary nasceu dia 1º de março de 1926 na França. Com 12 anos começou sua carreira artística como cantor. Como era judeu, foi mandado para um campo de concentração com outros membros da família. Depois da guerra, voltou à música e mudou-se para os Estados Unidos, onde conheceu Natalie Cantor Metzger, com quem se casou em 1965. Depois de Guerra, Sombra e Água Fresca, Clary fez diversas participações em novelas, como Days of Our Lives, The Young and the Restless e The Bold and the Beautiful. Em 1980, ele sentiu a necessidade de falar sobre sua experiência durante a guerra. Por isso, começou a fazer palestras promovidas pela Simon Wiesenthal Center, uma organização que luta pelos direitos dos judeus. Em 1982, o assunto foi apresentado no filme Remembrance of Love, no qual trabalhou ao lado de Kirk Douglas. Em 2001 lançou sua autobiografia, From the Holocaust to Hogan’s Heroes. O tema então foi transformado em um documentário, intitulado Robert Clary A-5714, A Memoir of Liberation. Clary também é pintor (vejam abaixo, uma de suas pinturas) e já lançou vários CDs (os mostrados aqui são de 2002 e 2003).


Cynthia Lynn nasceu dia 2 de abril de 1936, na Letônia, de onde fugiu com a mãe e a avó, aos 3 anos, durante a guerra. Ela tinha 17, quando chegou a Nova Iorque, e sua beleza logo abriu caminho para as carreiras de modelo, dançarina e atriz. Em 2000, ela lançou o livro Escape to Freedom, autobiografia na qual conta sobre sua fuga. Sua carreira como atriz não é muito longa e seu último papel foi na série Harry O, em 1975.

Posted by Marta Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário