sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

'The ghost writer’ disputa o Urso de Ouro na mostra, que começou quinta.




Novo filme de Polanski estreia no Festival de Berlim nesta sexta.


Ewan McGregor e Pierce Brosnan estão no elenco do longa-metragem.


Mesmo ausente do Festival de Berlim, o diretor Roman Polanski deve atrair todas as atenções nesta sexta-feira (12/02/2010) no evento. Isso porque o cineasta franco-polonês, que atualmente está sob prisão domiciliar na Suíça, terá lançado seu novo filme, “The ghost writer”, um dos mais esperados da mostra competitiva da Berlinale.

O diretor é acusado de ter mantido relações sexuais com uma menina de 13 anos, em 1977, e pode ser extraditado para os EUA. Mas seu novo longa-metragem, um suspense político, promete levantar polêmica à altura da fama de Polanski. E a informação de que o cineasta, que tem clássicos como "Chinatown" e "O bebê de Rosemary" na filmografia, teria concluído a montagem do filme na prisão só aumenta a curiosidade em torno da produção.



Trama política

Baseada em um romance de Robert Harris, a trama traz o ator Pierce Brosman como um primeiro-ministro britânico fictício, Adam Lang, aparentemente inspirado na figura Tony Blair. Ewan McGregor interpreta o "ghost writer" (escritor anônimo) do título, encarregado de redigir as memórias do ex-premiê. Entretanto, o escritor acaba tropeçando em uma conspiração global e descobre um lado obscuro da vida do político.



Harris, que também participou da criação do roteiro, sugere que, apesar dos paralelos com Tony Blair e com sua mulher, Chérie Blair, o tema do filme na verdade é o poder e a maneira que ele afeta a vida daqueles que o circundam. Em entrevista recente, o autor definiu o protagonista como um personagem “triste e patético”, que toma decisões erradas e, quando é acusado de crimes de guerra, simplesmente pergunta a sua mulher o que deve fazer.


Outro destaque do Festival de Berlim nesta sexta é estreia mundial de "Howl", que também disputa o Urso de Ouro. O filme é inspirado em um processo judicial, em 1957, de um editor que publicou um poema homônimo de Allen Ginsberg e foi acusado de distribuir "material obsceno". Dirigido e escrito por Rob Epstein e Jeffrey Friedman, o filme traz James Franco, David Strathairn, Mary-Louise Parker e Jeff Daniels no elenco.



Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário