sábado, 27 de fevereiro de 2010

B a r n a b y J o n e s











Barnaby Jones era uma série de detetive que foi apresentado na rede CBS de 28 de janeiro de 1973 até 3 de abril de 1980, num total de 178 capítulos de 60 minutos. No Brasil foi apresentado pela Rede Record na década de 70 e 80. A série não tem nenhum filme piloto, mas como o ator Buddy Ebsen fazia um papel como convidado na série Canon, primeiro se pensou em fazer um spin-off desta série, mas depois a CBS decidiu ao invés disso, criar um novo seriado chamado Barnaby Jones onde Frank Canon (William Conrad) apareceria somente no primeiro episódio como convidado especial.


Nos Estados Unidos em também em vários países a série alcançou uma boa audiência, tanto que durou 8 temporadas. Canon por exemplo só teve cinco temporadas. Em Canon, Barnaby era um investigador particular que começou a trabalhar com a sua nora chamada Betty para resolver o assassinato de seu próprio filho e o marido dela.


Barnaby Jones era um perito forense em química, psicologia clínica, medicina, toxicologia e criminologia. Ele fez diversos cursos em diversas faculdades e trabalhou prosperamente como um investigador particular. Depois se aposentou e foi criar cavalos em sua fazenda, deixando a agência de detetives com seu filho Hal. Porém, seu filho Hal acabou sendo assassinado e assim ele teve que sair da aposentadoria e tentar resolver o caso, juntamente com sua nora Betty, que acabou se tornando uma assistente e secretária.



Sendo um químico ele tinha um laboratório numa sala especial em seu escritório, onde as pistas podiam ser analisadas e possíveis pedaços de evidência podiam ser avaliadas precisamente. Freqüentemente ele achava as soluções até mesmo em impressões digitais encontradas no local do crime. Barnaby não usava uma capa como a maioria dos detetives, a menos que chovesse, não tinha dificuldades financeiras, abria as fechaduras com grande facilidade, não fazia trabalho sujo e nem batia nos criminosos. Ele era um profissional de fundo científico e com muitos anos de experiência.


Em 1976, o personagem J.R., filho de um primo de Barnaby uniu-se ao elenco. Ele tinha vindo tentar resolver o assassinato de seu pai, mas acabou ficando para ajudar Barnaby e Betty e também freqüentava a faculdade direito. Com o passar do tempo, Ebsen que já tinha uma idade bastante avançada expressava a vontade de trabalhar menos e assim os personagens de Betty e Shera ficaram mais proeminentes, permitindo assim que Ebsen trabalhasse menos e assim foi durante as últimas duas temporadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário