sexta-feira, 8 de maio de 2009

The Dead Rocks


Quem pensa que samba, Bossa Nova e heavy metal (e o CSS) são os nossos únicos produtos musicais de exportação, terá que rever os conceitos.


Os gringos estão definitivamente consumindo, sem embargo comercial, a surf music brasileira, como demonstra The Dead Rocks, trio que foi até a França e a Itália, em maio, mostrar o tamanho das ondas produzidas no interior paulista (São Carlos, mais precisamente).


A deixa pra segunda turnê pelo Velho Continente foi "One Million Dollar Surf Band", o segundo disco do grupo, que leva o selo da bravo Monstro Discos, de Goiânia. Pra comprovar que pretender surfar em outros oceanos, Marky Wildstone (bateria), Johnny Crash (guitarras) e Paul Punk (baixo) entregaram a mixagem do álbum a ninguém menos que Jack Endino, o quase brazuca que produziu Nirvana, Screaming Trees, L7, Mudhoney e, claro, os Titãs. Já a masterização foi feita na Califórnia por Phil Dirt e Adam Myers, dois experts americanos em surf music.


Tudo isso ajuda "One Million Dollar Surf Band" a não ter qualquer ranço de maresia, mas o repertório é que dá aquela sensação de feriado de sol no litoral. Sem fugir de sua praia, o trio rema por sonoridades distintas: acelera ("One Million Dollar Theme", "A Song for the Future"), diminui ("Delirius Tremens"), pesa a mão ("Sonic Stars") e se candidata a uma segunda edição da trilha de "Pulp Fiction" ("Nicotine", "La Terrible Maldicion de Tutankamon").


Os anos 60 marcam presença na emulação de Dick Dale e bandas clássicas da surf music, e no tributo direto (a versão de "O Milionário", d'Os Incríveis) e indireto ("Um Broto Apaixonante", o embalo de "Boogie Splash Crash", que lembra "Banho de Lua") a Jovem Guarda. Já o rockabilly bate ponto nas furiosas "Easy Job" e "Crazy Race Rock", que lembra Stray Cats.


De cada faixa, o Dead Rocks arranca melodias inspiradas e não perde tempo com firulas instrumentais. Tudo é certeiro, divertido e refrescante como um banho de mar. Que grandes ondas levem a banda para ainda mais longe.
Pra confirmar o que eu disse, olhem no YouTube a banda tocando "Nicotine" no programa do Jô Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário